segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Dicas infalíveis para a organização da cozinha

A cozinha é um dos compartimentos da casa, onde tudo tem que ter um lugar definido para ficar mais prática e organizada. Como a cozinha tem 1001 itens de todos os tamanhos e feitios, o uso de organizadores é essencial para esta se manter organizada. 

Com a cozinha organizada, cozinhar é muito mais agradável, principalmente se tudo está prático e à mão, sem ter que perder tempo à procura de algo que necessita nesse momento. 
Aqui vão algumas dicas que eu acho importantes na organização da cozinha.

Guarde os itens nos armários e gavetas por categorias, ex. copos, pratos e travessas, tachos e panelas, gaveta talheres, gaveta de panos, etc.

Tenha na bancada só os electrodomésticos de uso diário, guarde os restantes em armários, só vão criar pó e tirar espaço à bancada.

Tenha só os itens que realmente usa e que estão em boas condições, o resto desfaça-se deles só ocupam espaço.

Sectorize os itens e ponha-os junto do lugar onde são usados, ex. o sal, as especiarias, as colheres de pau e o azeite perto do fogão.

Os itens mais usados como copos pratos e talheres em sítios de fácil acesso, ex. os talheres nas gavetas de cima, os copos num armário onde seja fácil a sua visualização, etc.

Use uma barra para colocar os talheres maiores.


Use e abuse de organizadores nas gavetas. O que seria as gavetas da cozinha sem organizadores, um inferno!


Compre suportes para os copos de pé alto, os de pé ficam pendurados e os outros na parte de baixo do armário, poupa imenso espaço e fica giríssimo.


O mesmo vale para as chávenas.


Para aproveitar ainda mais espaço, opte por comprar organizadores de arame de meter em prateleiras, dão imenso jeito para organizar.


Nos armários de cima, ponha os itens, electrodomésticos e louças de ocasiões especiais, que raramente usa.

Tenha o mínimo possível de itens na bancada, esta é necessária para o manuseamento dos alimentos, para além de ficar muito mais bonito.

Tenha na cozinha ou na despensa conforme lhe der mais jeito, caneta e papel ou se desejar uma lista já feita (será mais fácil, uma vez que é só marcar) para os produtos em falta, veja a minha lista de supermercado para imprimir: Lista de Compras do Supermercado

Se tiver espaço na cozinha coloque prateleiras, ajudam a libertar espaço nos armários.

Pode também optar por colocar um carrinho de apoio, ficam giros e ganha espaço.


Para organizar garrafas, coloque uma garrafeira na parede, fica bonito e é original.


Bem, espero ter ajudado na organização da sua cozinha e reclique, transforme itens que já não necessita em outros, use a imaginação! E se gostou não se esqueça de fazer gosto!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário