quarta-feira, 22 de junho de 2016

Guia de arrumação e limpeza da casa semanal

Como já referi no post anterior do guia diário, os guias de arrumação e limpeza são essenciais para que a casa esteja sempre arrumada e limpa, e essencialmente para que nada fique esquecido, que muitas vezes é o que acontece se não tivermos um guia que nos ajude.
Imagem Super Organizada
Este guia serve de base para o que deverá ser feito semanalmente, mas cada casa deve adaptá-lo segundo as suas necessidades e rotinas, cada casa é única e todos nós somos diferentes.

Estas tarefas semanais são bem mais pesadas do que as diárias e por isso há duas opções, ou faz estas limpezas num único dia da semana (muitas pessoas fazem-nas ao fim-de-semana) o que é estafante, ou se pretender e tiver um tempo extra pode fazê-las ao longo da semana, deixando assim o fim-de-semana menos sobrecarregado e mais livre para fazer o que mais gosta e estar com a família.

Lembre-se que, quanto menos objetos decorativos tiver nos móveis, na casa de banho e cozinha, mais fácil é limpar o pó. Pó é mesmo aquela tarefa chata de fazer, então com muitos objetos fica interminável. A solução é destralhar para simplificar!

No que respeita à lavandaria, lembro que esta rotina deve ser feita de acordo com as necessidades de cada família. Uma pessoa que viva sozinha ou com outra pessoa, não terá com certeza a mesma rotina de lavandaria que uma casa com 4 ou 5 pessoas.

Este guia é um complemento ao guia diário da semana passada, com os dois, a casa ficará devidamente ordenada e limpa. Na próxima semana vou fazer o guia de arrumações e limpezas mensais, e este sim já é a doer!

Espero que este guia seja útil e não se esqueça de o imprimir, colocar num sítio acessível e ir dando baixa do que já estiver feito.

Para o imprimir clique AQUI.

Obrigada,

Marlene Borges

2 comentários:

  1. Olá Marlene.
    Uma vez mais, obrigada pelas dicas sempre úteis.
    Bjs.

    ResponderEliminar