quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Criar uma rotina para a lavagem da roupa

Conforme temos rotinas de trabalho, de limpezas domésticas, entre outras mais, a rotina para a lavagem da roupa também é muito importante, porque nos ajuda a ter a roupa sempre em dia quando precisamos dela.

Imagem retirada da Internet
Eu como nunca cá estou nos fins-de-semana, criei uma rotina de lavagem das roupas que me liberta desta tarefa ao fim de semana, e que funciona muito bem cá em casa.

Nós somos 4 adultos cá em casa. Se este for o seu caso, veja as dicas abaixo:

Segunda-feira
Roupa de cama e banho, como mudo as camas e as toalhas de casa de banho à sexta-feira, segunda-feira é o dia ideal para as lavar.
Eu lavo os lençóis a 60 graus e separados das toalhas

Terça-feira
Roupas escuras

Quarta-feira
Roupa clara e branca (roupa de vestir)

Quinta feira
Roupas delicadas

Sexta-feira
Roupas escuras

Os panos e toalhas de mão da cozinha, toalhas de mesa ou individuais, junto-os e lavo-os quando tenha a quantidade certa para por uma máquina.

Os panos e toalhas de mão da cozinha antes de os colocar na máquina deixo-os de molho de um dia para o outro, veja como eu o faço clicando AQUI.

Quando tenho roupa vermelha acumulo, e só depois é que faço uma máquina, nunca junto roupa vermelha com a outra roupa não vá o diabo tecê-las e estragar a roupa toda (não era a primeira vez!)

Mantenha os produtos de lavagem junto à máquina da roupa para que estejam à mão. Pode optar por colocá-los num cesto em cima da máquina da roupa, caso não tenha outro espaço.

Produtos essenciais para a lavagem das roupas
  • Detergente da roupa (eu uso detergente liquido)
  • Detergente em pó (ideal para a roupa lavada à mão)
  • Amaciador
  • Lixivia gentil
  • Lixivia normal
  • Detergente para roupa delicada
  • Vanish (em substituição pode usar o bicarbonato de sódio, mas só na roupa branca).
Para facilitar o processo de recolha da roupa suja tenho um cesto no corredor dos quartos, e é lá que todos nós colocamos a roupa suja depois de usada (tenho pouco espaço nas casas de banho).

Depois de criada a rotina, basta adaptá-la às suas necessidades e claro à quantidade de roupa a lavar.

Caso pretenda rotinas de lavagem de roupa para os fins de semana ou até para toda a semana, deixe nos comentários abaixo e eu farei um post!

Obrigada e volte sempre,

Marlene Borges

2 comentários:

  1. Adoro os seus posts. Juntei-me recentemente com o meu namorado e o seu blog tem sido uma grande ajuda para me conseguir orientar com as rotinas domésticas. Numa casa onde moram dois adultos e dois cães, se não forem as rotinas e a organização, fica tudo caótico.
    Adoro arrumação e organização. E as suas dicas têm sido maravilhosas.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá Sophie,
    Não imagina o quanto foi animador receber o seu comentário e ainda bem que o blog tem sido uma ajuda no sentido de a orientar seu dia-a-dia. Obrigada
    Marlene Borges

    ResponderEliminar