quarta-feira, 12 de abril de 2017

O que faço sempre em casa para a manter arrumada e limpa

Todos nós gostamos de uma casa arrumada e limpa, mas como o tempo normalmente corre contra nós, com tanta coisa para fazer, que alguma coisa fica negligenciada e adiada. Este é o grande problema! Mas todo o problema tem solução, e este passa por disciplina e a criação de pequenos hábitos!


Imagem retirada da Internet
Todos sabemos, que a criação de pequenos hábitos é fundamental, para o conseguirmos manter a casa arrumada e limpa, e eu sou o exemplo como eles funcionam. Pequenos, grandes hábitos, que me ajudam a manter tudo devidamente ordenado e que eu sempre faço, quer me dê aquela preguiça ou não.

Veja as dicas:

Faço uma limpeza semanal mais profunda à casa.

Tenho guias de limpeza para que nada fique esquecido.

Faço as camas todas as manhãs e arrumo logo as roupas que não forem para lavar (depois de as deixar arejar durante a noite).

Coloco logo as roupas sujas no cesto.

Mudo as camas uma vez por semana (as fronhas mudo duas vezes).

Depois das refeições arrumo sempre a cozinha.

Enquanto cozinho arrumo tudo o que não preciso, assim fica mais fácil na hora de a arrumar.

Depois das roupas secas, dobro e guardo as que não forem para passar a ferro.
Penduro as camisas em cabides, para secar (atenção devem ser cabides de plástico para não estragar as camisas), para que seja mais fácil passar a ferro.

Uma vez por mês faço uma lavagem (com as máquinas vazias) com vinagre, tanto na máquina da louça como na máquina da roupa (na máquina da roupa, um mês uso vinagre e outro lixívia).

Enquanto lavo os dentes passo com a mão e sabão liquido, no lavatório.

Depois do banho, passo sempre o chuveiro para tirar aqueles pelos e cabelos indesejáveis.

Limpo com álcool e algodão todos os dias as tampas das sanitas, e coloco lixívia dentro ou outro desinfetante que tenha para o efeito.

Mudo as toalhas uma vez por semana, exceto a das mãos que mudo duas vezes por semana.  

Arrumo sempre a sala antes de me deitar, a sala é o cartão de visitas duma casa e para evitar que apareçam visitas inesperadas e a sala esteja desarrumada, tenho por hábito deixá-la decente.

Sempre que sujo algo, seja o chão ou uma nódoa, limpo logo, para que não fique ressequida e mais tarde seja mais difícil de tirar.

Quando uso algo, guardo logo, para que não se juntem muitas coisas e coisinhas para guardar e depois perder mais tempo.

Tenho um sítio certo para cada objeto, desta forma evito perder-lhes o rasto.

Sou uma “destralhadora” inata. Por isso sempre que vejo algo que não serve, está estragado ou que não uso, facilmente me descarto dela.

Sempre que saio de um compartimento da casa, verifico o que está a mais, levo comigo e guardo no sítio certo.

Sempre que abro um armário ou gaveta, arranjo o que está desalinhado.

Papelada que venha no correio que não interessa, vai imediatamente para o lixo reciclável.

Tenho uma caixa perto da entrada onde coloco a correspondência que é para arquivar. Assim, evito ter papelada espalhada pelos quatro cantos da casa.

Sempre que alguma embalagem termina, deito logo ao lixo, para dar lugar à nova.

Sigo o lema “menos é mais”. Na decoração da casa sempre foi bastante minimalista (e ainda quero ser mais). Detesto ver muitas coisas em cima dos móveis, muitos móveis e quinquilharias. Mesmo na roupa penso muitas vezes antes de comprar seja o que for. O consumismo desenfreado incomoda-me cada vez mais.

Tento sempre organizar da forma mais prática e funcional, nem que para isso, tenha que ir mudando as coisas cá em casa, conforme as necessidades.

Estes são alguns hábitos que fui criando ao longo da vida, mas que me ajudam imenso no meu dia-a-dia. Acredite são pequenos detalhes que fazem toda a diferença! Também tem hábitos de arrumação e limpeza? partilhe connosco nos comentários abaixo.

Obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

4 comentários:

  1. Resumo da ópera. Limpo e arrumo o dia inteiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina,
      Estas dicas são precisamente para não passar o dia inteiro a limpar e arrumar. São pequenos hábitos que demoram pouquíssimo tempo e que fazem toda a diferença.

      Espero ter respondido ao seu comentário! :)

      Marlene Borges

      Eliminar
  2. Em que dias da semana acha melhor que sejam mudadas as as toalhas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jo,
      A mudança de toalhas depende muito da rotina de limpeza que faça na casa de banho. Eu pessoalmente mudo à sexta feira que é o dia em que faço a limpeza mais profunda à casa de banho. Já as toalhas das mãos mudo pelo menos duas vezes por semana, ou sempre que ache que é necessário mudá-las.
      Espero ter respondido à sua pergunta.
      Marlene Borges

      Eliminar