quinta-feira, 6 de julho de 2017

A importância das rotinas domésticas

Todos nós lutamos contra o tempo e tentamos fazer o nosso melhor para termos uma vida mais organizada e mais facilitada. Mas nem sempre somos bem-sucedidos principalmente no que diz respeito às nossas rotinas domésticas.

Imagem retirada da Internet
A grande vantagem da rotina é conseguimos gerir o tempo, estruturando-o de uma forma estável. Essa estrutura vai ajudar-nos a fazer determinadas tarefas automaticamente, e sem pensar muito.

Cada pessoa é diferente, portanto cada um de nós tem que procurar a rotina doméstica que melhor se adapte ao seu estilo de vida.

A palavra rotina, para uma grande parte das pessoas é sinónimo de tédio, e por isso achamos, que tudo o que tenha a ver com a palavra é visto com maus olhos. É um mito que deve acabar, porque sem rotinas não há previsibilidade e sem previsibilidade não há segurança.

Posto isto, vamos aos benefícios de uma rotina doméstica:

A rotina ajuda-nos a poupar tempo e dinheiro – A simples razão por exemplo, de anotarmos os produtos alimentares numa lista, conforme vão acabando, ajudará muito quando formos às compras, porque compramos só o necessário e não gastamos dinheiro de forma supérflua, ou se fizermos um menu semanal saberemos o que comprar e o que iremos comer durante a semana. O facto de mantermos a nossa casa arrumada com a rotina do dia-a-dia, faz-nos gostar de lá vivermos, e se alguma visita inesperada aparecer não nos preocupamos porque a casa está minimamente arrumada.

A rotina traz segurança os nossos filhos – As crianças sentem-se mais seguras e equilibradas quando têm uma rotina, porque as ajuda a antecipar o que elas próprias têm a fazer, e a cumprir as suas tarefas duma forma autónoma. É também muito mais fácil organizar o dia-a-dia das crianças, se houver uma sequência estável e duradoura do que têm a fazer. Isto já para não falar na criação de hábitos, que lhes darão arcaboiço para a vida futura.

A rotina assegura que nada fica por fazer – As rotinas vêm dos hábitos no nosso dia-a-dia, que garantem que nos lembramos de tudo o que temos para fazer, porque o fazemos de forma automática. Um hábito, segundo estudos feitos levam pelo menos 21 dias a entrarem na nossa rotina, por isso a persistência dos mesmos é muito importante e crucial para que funcionem.

As rotinas ajudam-nos a simplificar o nosso dia-a-dia, e não têm que ser inflexíveis, temos é que estabelecer prioridades e saber geri-las duma forma sustentável e continuada.

O segredo para executar com sucesso as tarefas domésticas é fazer todos os dias um pouco, e nesses dias conseguir encaixar as tarefas domésticas semanais, para que não tenhamos que passar o fim-de-semana a fazê-las.

Já ficou convencida/o, espero que sim!

Obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

2 comentários: