quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Comece o ano a poupar no supermercado!

Hoje em dia, grande parte dos rendimentos é gasto nas compras de supermercado, portanto cada cêntimo poupado é dinheiro que poderá ser gasto em outras coisas fundamentais, ou quem sabe, para um pé-de-meia.

Imagem retirada da Internet


Tem-se ouvido nas notícias, que os preços de vários produtos alimentares vão sofrer alterações e que vão ficar mais caros. Isto reforça o quanto é importante poupar, mesmo que não seja muito (grão a grão enche a galinha o papo).

Assim, não perca abaixo algumas dicas essenciais, para não ter deslizes ao fim do mês e conseguir poupar:

Quando fizer o orçamento familiar mensal, estipule um valor a gastar no supermercado, fazendo a média do que gastou nos meses anteriores. Desta forma, consegue saber o que pode gastar semanalmente.

Planeie um menu semanal, para evitar comprar mais do que precisa, além de ficar com as refeições já programadas para a semana. Caso pretenda imprimir o menu semanal clique AQUI.

Uma boa forma de poupar dinheiro é antes de ir às compras, dar uma vista de olhos nas promoções online ou em folhetos, para decidir o que comprar e onde comprar.

A terceira dica, uma das mais importantes, é munir-se sempre de uma lista, quando for fazer compras. Esta tarefa é rápida, basta apontar num papel os produtos, conforme vão acabando, depois é só dar uma olhadela rápida pela despensa, casa de banho e lavandaria e escrever o que falta na hora. Se desejar pode imprimir a minha lista de compras e mantê-la sempre atualizada, para isso basta clicar AQUI.

Ao fazer a lista, agrupe por categoria todos os produtos a comprar, para que não tenha que andar de um lado para o outro, e fique mais facilmente sujeito às compras por impulso. Foque-se unicamente na lista que fez.

Ir com fome ao supermercado é sinónimo de comprar mais. Segundo um estudo as pessoas que vão com fome às compras têm mais impulsos consumistas (também comemos com os olhos).

Fuja da hora de ponta nos supermercados, normalmente ao fim da tarde, para conseguir comprar com calma, o que está na lista e não comprar o que lhe aparece à frente, só porque está farto de estar no supermercado.

Quando digo comprar com calma, não digo passear por todos os corredores, porque isto sem dúvida vai fazê-lo gastar mais dinheiro, e desviar-se do orçamento que estipulou.

Ir ao supermercado com crianças também não é a melhor maneira de poupar nas compras. As crianças tendem a pedir tudo o que lhes chama atenção. Muitas das vezes os pais só para não ouvi-los pedinchar (já para não falar nas birras), acabam por comprar o que os meninos querem.

Faça as compras semanalmente. Evite ir ao supermercado várias vezes durante a semana. É certo e sabido, que sempre que vamos ao supermercado compramos sempre alguma coisa a mais, que não tínhamos necessidade.

Evite comprar refeições rápidas, além de serem sempre mais caras, normalmente têm conservantes e outros agentes menos saudáveis.

Compare os preços dos produtos, isto é, veja sempre o preço marcado por kg/ml/unidade, e nunca por embalagem. Esta dica é muito importante para poupar no supermercado.

Os supermercados tendem a colocar os produtos mais caros nas prateleiras mais acessíveis aos nossos olhos, para ficarem mais visíveis e um chamariz para os nossos sentidos.

Compre sempre produtos da estação, os produtos fora de estação são sempre mais caros.

Compre produtos de marca branca. Estes, normalmente, são fabricados por outras marcas conhecidas e não são sinonimo de má qualidade, simplesmente as marcas brancas poupam dinheiro em publicidade, e muitas vezes na própria embalagem. Claro, que há produtos de marca branca, que não funcionam ou de que não gostamos. Aí só, nos resta estar atentos às promoções e comprar na hora certa.

Faça algum stock se vir produtos com 50% ou mais de desconto, isto claro, se forem produtos que não se estraguem rapidamente. Tais como, papel higiénico, papel cozinha, shampoos, pasta dos dentes, algodão, arroz, açúcar, massas, etc.

Confira sempre a validade dos produtos que compra, para não ter surpresas quando chegar a casa.

Os supermercados têm feito promoções enormes com produtos no fim da validade. Aproveite estas promoções, se for utilizar este produto no dia ou dia seguinte. Quanto à carne, eu recomendo comprá-la nestas promoções e colocá-la a congelar logo que chega a casa e ir descongelando conforme precisa. Aqui pode poupar bastantes euros.

No final das compras confira sempre os preços. A mim já me aconteceu no Pingo Doce, várias vezes, não fazerem o desconto e eu ter que chamar atenção para o facto.

Por fim, nunca se esqueça de levar os sacos reutilizáveis, o ambiente agradece e a bolsa também!

Se gostou das dicas, pode sempre fazer um comentário. Desta forma é mais fácil ir ao encontro, das necessidades de cada leitor.

Obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

2 comentários: