terça-feira, 3 de março de 2015

Como acabar com a desordem

Para acabar com a desordem é necessário perder tempo, tempo esse, que depois será recuperado com o resultado final. A organização trás satisfação, paz interior e dá-nos força para continuar com a nossa vida. Dá-nos o espaço onde achamos que já não haveria!


A desordem traz-nos várias consequências negativas:
  • O desânimo, uma vez que temos a noção da desordem e sentimos a necessidade de nos organizarmos (não acredito que haja pessoas que gostem de ser desorganizadas).
  • O mau aproveitamento do espaço que temos (que hoje em dia cada vez é menor).
  • A perda de tempo á procura do objecto deixado sabe-se lá onde! (tempo é dinheiro).
Para acabar ou pelos menos ajudar a minorar as consequências negativas da desordem, aqui vão algumas dicas importantes para acabar com a mesma.  

Não tenha coisas que não usa mas que acha que vai usar um dia, só vai ocupar lugar e ganhar pó. Quem já não comprou uma peça de roupa que praticamente nunca usou!

Nunca guarde diferentes artigos num lugar só, cria desordem. É muito importante agrupar por categorias, assim saberá exactamente onde as coisas estão.

Não tenha coisas que não tenham um lugar específico para serem guardadas. Aquela coisa com que estamos sempre a embarrar mas não sabemos onde guardar e que vamos deixando, deixando para mais tarde arrumar, isso quer dizer que temos coisas a mais. É importante priorizar as coisas.

Faça um pouco todos os dias, assim não se sentirá cansado e desanimado, pequenos passos fazem a diferença.

Não tenha muitas coisas num compartimento pequeno. Vai sentir a sensação de claustrofobia e atafulhamento. É importante diminuir a quantidade de coisas de acordo com o ambiente e gerar um equilíbrio entre eles. Seja minimalista, viva com menos.

Não compre coisas por impulso, compre só o que é realmente necessário.

Recicle, doe ou deite fora o que não lhe é útil.

Espero ter ajudado a manter a desordem fora da sua vida.

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário