quarta-feira, 27 de julho de 2016

Organize o armário de acordo com seu estilo!

Organizar e conseguir manter a organização, não é fácil para a maioria das pessoas. A falta de tempo e de espaço podem ser dois problemas sérios para quem quer organizar o armário.
Outro problema é que muitas pessoas adoram comprar roupa. Fazem-no sem critério seletivo, e sem saberem exatamente que tipo de roupa gostam, simplesmente compram, independentemente se lhes fica bem ou não. Compram porque está em saldos ou por impulso, sem pensarem no espaço e se a vão usar!

O ideal é realmente termos um armário com roupas versáteis, práticas e de que realmente gostamos!

Para que estes problemas sejam ultrapassados há algumas dicas fundamentais:

1 – Destralhe
Como não podia deixar de ser, destralhar é essencial para conseguir ter no seu armário somente o que gosta e usa.

Quantas vezes temos o nosso armário cheio de roupa que não usamos, algumas ainda com etiquetas da loja, que desperdício de tempo, espaço e dinheiro! Outras que não usamos porque nos foram dadas e não são nada o nosso estilo.

Livre-se destas peças o mais rapidamente possível para que o seu armário fique ocupado somente com o que mais gosta.

Para o fazer veja as dicas abaixo:

Veja há quanto tempo não usa determinada peça, se passado um ano não a tiver usado, acredite que não a usará mais e o melhor é doá-la.

Quantas vezes temos roupa no armário que não usamos porque está em más condições, com borboto, com furos, desgastada, etc. Caso a não consiga recuperar o melhor mesmo é deitá-la ao lixo.

As peças repetidas (várias vezes!) não têm razão de sobrelotar o seu armário. Pense bem, e desfaça-se das que estiverem com pior aspeto. De que nos servem 5 camisas brancas se não temos espaço para as guardar!

Tenha peças que combinem entre si. As vezes temos peças que não combinam com as outras peças que temos no armário. Vale a pena continuar a guardá-la?

Depois de ter destralhado o seu armário chegou a hora de definir o seu estilo.

2 – Defina o seu estilo
Experimente todas as peças do armário e vista-as uma a uma. Eu sei que dá trabalho, mas é a única forma de descobrir o que realmente lhe fica bem e o que gosta, para conseguir definir o seu estilo.

Muitas vezes compramos roupa que não são o nosso estilo, e quando as vestimos verificamos que não têm nada a ver connosco e assim fica mais uma peça que nunca vamos usar ou que usaremos pouco, a ocupar o precioso espaço do nosso armário.

Para que isso não aconteça é essencial definir o que gosta e o que lhe fica bem, para ter a certeza que a vai usar.

Claro que tudo isto depende de alguns fatores, do lugar onde trabalha, do estilo de vida que tem, do tipo de corpo que tem, do tipo de tecidos que melhor caem, e até das cores de que gosta mais de se ver. Se conseguir definir corretamente o seu estilo, certamente que terá isso em consideração quando for fazer compras.

Desta forma vai conseguir organizar o seu armário somente com roupa de que gosta, que se sente bem e que usa.

3 - Arrume de acordo com o espaço do seu armário
Que adiante comprarmos mil e uma peças se depois não temos espaço para as guardar corretamente. Quantas vezes temos que forçar para guardarmos peças no armário ou gavetas, ficando tudo uma confusão e podendo mesmo estragá-las!

Para evitar este problema sempre que decidir comprar uma peça, pense bem se terá espaço para a guardar. Caso não tenha, não compre.

Aproveite todos os espaços que tem de uma maneira inteligente, isto é, use organizadores que a façam ganhar espaço. Hoje em dia há soluções organizativas fantásticas, para isso basta irmos ao site do IKEA, Leroy Merlin, AKI, entre outros. Existem sempre técnicas e soluções que duplicam o espaço que temos, só temos que “perder” algum tempo para as encontrar!

4 - Compre menos e melhor
E por fim, compre menos, mas compre peças de melhor qualidade e que durem mais tempo. Cores neutras são também uma boa opção, porque combinam entre si, assim como peças diferentes que combinem com as básicas. Antes de comprar qualquer peça pense bem se realmente necessita dessa peça e se lhe fica bem!

Com estas dicas já não tem desculpa para continuar a ter o seu armário desorganizado, desarrumado e com peças que não gosta!

Volte sempre, a sua opinião é muito importante!

Obrigada,


Marlene Borges

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Cozinha longe de germes e bactérias!

Os germes e bactérias convivem connosco todos os dias, não há divisão da casa que se safe a estes bichinhos, que ainda por cima não se conseguem ver a olho nu.... Uns são inofensivos, mas há outros que têm que ser combatidos para não serem nocivos à nossa saúde. Para que isso aconteça, há certos procedimentos essenciais que devemos ter em conta, quando limpámos a nossa casa, principalmente a cozinha e casa de banho, que são o principal foco dos germes e bactérias.


Depois de uma pesquisa, cheguei à conclusão que é a cozinha a principal culpada pela proliferação destes seres, por causa da quantidade e diversidade de tipos de alimentos que lá entram. A melhor solução para controlar o excesso de germes e bactérias na cozinha, passa pelo seguinte:

Arrume e limpe a cozinha todos os dias, para que não fiquem restos de comida.
Uma vez por semana limpe-a mais a fundo.

Não deixe acumular louça suja na banca.

A louça deve ser lavada com água quente (caso não tenha máquina de lavar louça).

Nunca deixe restos de comida no ralo da banca.

Todos os dias, deixe o fogão livre de restos de comidas e gorduras.

Coloque regularmente (de 15 em 15 dias) lixívia no ralo e canos da banca (o ideal seria deitá-la à noite e deixar atuar durante toda a noite).

Antes, durante e depois de cozinhar, vá lavando as mãos, para haver menos contaminação.

Sempre que sujar, limpe logo para evitar a multiplicação destes micro-organismos.

Descongele os alimentos dentro do frigorífico e não fora (não se esqueça de colocar um prato ou vasilha para que ao descongelar determinado alimento, não suje o frigorífico).

Mude a esponja da louça com frequência e enquanto não a muda, desinfete-a, metendo-a molhada (retire primeiro o excesso de água) no micro-ondas durante 1 minuto na potência máxima.

Mude também com frequência o pano da banca (preferência uma vez por semana). Sempre que o sentir gorduroso ou sujo, deixe-o em molho com água quente e lixívia, durante meia hora.

Os panos da louça e toalhas de mão devem ser mudadas de dois em dois dias, a humidade é um verdadeiro manjar para estes micro-organismos, veja aqui como lavá-los.

Higienize com frequência a tábua de corte, principalmente se for de madeira (as ideais são as de plástico). Para o fazer só precisa de esfregar sal grosso e meio limão, deixe agir durante 5 minutos e depois é só passar água quente.

Nunca use a mesma tábua para cortar carne crua e depois, por exemplo legumes ou até mesmo carne cozinhada.


Troque todos os dias o lixo e passe no interior do balde, papel toalha humedecido com lixívia. O balde do lixo deverá ter um pedal (para evitar mexer com as mãos) e deve ser mantido fechado com tampa para evitar cheiros desagradáveis e a proliferação dos germes e bactérias.

Bem, estas são algumas dicas para manter afastados, ou minimizar a presença dos germes e bactérias, uma vez que é impossível vermo-nos completamente livres deles!

Se conhece, mais dicas para evitar estes micro-organismos na cozinha deixe nos comentários abaixo!

Obrigada,

Marlene Borges 

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Decore com molduras vazias

A composição de molduras vazias são um novo conceito na decoração da casa, e são um ótimo exercício à nossa criatividade. As molduras por si só, tornaram-se um elemento decorativo, dando um ar elegante e charmoso a qualquer divisão da casa, seja qual for o tipo de decoração que tenhamos.




A ideia é decorar de uma forma livre, reutilizando molduras actuais, antigas ou restaurá-las dando-lhes uma nova “cara”. De todos os tipos, formas e feitios as molduras vazias vieram para ficar, e já fazem hoje parte da decoração das paredes. As molduras são versáteis, arrojadas, diferentes, e podemos combiná-las da maneira de que mais gostamos. Com imaginação, as composições de molduras podem ficar verdadeiras "obras de arte".

Um factor muito positivo é que podemos misturar molduras antigas e modernas, em paredes lisas ou coloridas sem comprometer a decoração. São também uma boa opção para quem não quiser gastar muito dinheiro na decoração das paredes. 

Depois de pesquisar encontrei cá em Portugal, as molduras da Marta Gonçalves Porto - Handmade by Fairies,  que adorei e não resisti em partilhar, são simples, bonitas e de muitíssimo bom gosto. Acabei por descobrir que a Marta partilha o meu gosto pela organização e decoração.. e assim nasceu uma parceria! Se estiverem interessados em descobrir mais sobre este novo conceito ou conhecer as peças, podem enviar uma mensagem a mim ou à Marta Gonçalves Porto - Handmade by Fairies, teremos todo o gosto em ajudar e esclarecer as vossas dúvidas.

Vejam aqui algumas das molduras da Marta:












Qual é a vossa opinião sobre este novo conceito na decoração de paredes? Dê-nos a sua opinião nos comentários abaixo!

Obrigada,

Marlene Borges

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Como manter a sala de estar limpa e arrumada

A sala de estar é o cartão de visitas da nossa casa. É lá que recebemos pessoas de fora, muitas das vezes visitas inesperadas, por isso é fundamental que esta esteja sempre limpa e arrumada.


É também um espaço utilizado por toda a família, por isso está muitas vezes desarrumado com brinquedos espalhados, pratos, copos, etc. além de ser a divisão da casa onde passamos mais tempo, a ler, ver televisão, descansar e conversar ou passar bons momentos com familiares e amigos.

A sala de estar deve ser confortável, funcional, bonita e sem excesso de adornos, para que nos possamos sentir bem.

Pequenos truques fazem toda a diferença, para manter a sala de estar sempre “um brinco”. Veja as dicas:

No dia-a-dia
Antes de se deitar não se esqueça de deixar a sala arrumada, demora poucos minutos do seu tempo, e pelo menos não passará uma vergonha se tiver visitas imprevistas no dia seguinte, além de ser uma sensação ótima, chegar a casa do emprego e ter a sala arrumada.

  • Tenha uma decoração minimalista, além de ficar muito mais bonito, ganhará tempo na hora de a limpar
  • Deixe as mantas dobradas
  • Limpe a mesa de centro
  • Arranje as almofadas
  • Tire o que não pertence à sala e devolva os objetos aos seus lugares
  • Caso tenha crianças, tenha na sala de estar um cesto ou caixa (de preferência com tampa) para guardar os brinquedos.
  • Se tiver animais de estimação e como estes normalmente largam pelo, calce uma luva de látex (de limpeza) humedeça-a e passe pelos sofás, o pelo sairá facilmente e sem grande esforço.
  • Sempre que sujar, limpe logo! É mais fácil limpar uma nódoa ainda fresca do que seca e entranhada.
Uma vez por semana

Semanalmente a sala de estar precisa de uma limpeza e arrumação mais profunda, para que se mantenha arrumada e limpa no dia-a-dia.
  • Limpe o pó (móveis, televisão, adornos decorativos, etc.)
  • Aspire os sofás
  • Aspire os tapetes
  • Aspire o chão e passe a esfregona húmida
Uma vez por mês
  • Retire os livros e limpe-os
  • Limpe as janelas
  • Aspire tectos
  • Limpe sujidade das paredes 
  • Limpe debaixo dos móveis
Sempre que necessário
  • Limpe vidros
  • Limpe as persianas
  • Limpe as gavetas por dentro
  • Lave as cortinas, se forem cortinas blackouts o melhor é aspirá-las.
  • Mande limpar os tapetes


Como pode ver manter a sala de estar sempre limpa e arrumada, não é um bicho de sete cabeças! O que é preciso é ir fazendo para que não haja acumulação de tarefas para fazer.


Espero ter ajudado, volte sempre!


Obrigada,

Marlene Borges 





terça-feira, 19 de julho de 2016

A importância de destralhar - Dicas de uma leitora e blogger

O post de hoje vai ser diferente, vou publicar um artigo escrito por uma leitora e blogger muito querida, que nos dá dicas para uma vida mais simples, mas mais feliz!

Destralhar para simplificar! Espero que gostem!


10 conselhos práticos para impedir a tralha de entrar em nossa casa

Por Mafalda, do blogue It’s (not) so simple!



A nossa querida Marlene é uma acérrima defensora da organização. Graças a ela, somos todas um pouco mais organizadas e, consequentemente, mais felizes por vivermos mais a nossa casa e a nossa vida.

Um dos temas que é frequentemente abordado aqui no Super Organizada é o destralhar. É lógico: antes de decidir organizar seja o que for, devemos avaliar o que é que faz sentido, ou não, manter nas nossas vidas.

Sabemos a importância de uma vida organizada. Sabemos o quanto gostamos de ver tudo arrumado. E desejamos, quase desesperadamente, ter menos para fazer.

Queremos poder tomar um banho relaxante. Rir mais com os que nos são próximos. Passear mais. E queremos, sem qualquer sombra de dúvida, passar muito menos tempo a cuidar da casa.

Porque acredito que devemos viver a nossa casa, e não viver para ela, defendo que se siga o caminho da simplificação.

Simplificar é:

- Ter menos!

- Viver mais!

- Ser mais feliz!

E o primeiro passo a dar é, efetivamente, destralhar.

Remove da tua vida tudo o que não te traz felicidade, tudo o que não usas, tudo o que não tem utilidade. Mantém apenas aquilo de que realmente gostas e que te traz sentimentos positivos.

Se queres bons conselhos sobre como podes começar a destralhar dá uma olhada a estes artigos do Super Organizada: As vantagens de uma casa destralhada, e o que podes começar já a destralhar. Tens aqui dois excelentes pontos de partida.

Hoje, no entanto, gostava de te falar sobre algo que me parece muito útil a quem quer destralhar de uma vez por todas: impedir a tralha de entrar pela nossa porta dentro.

Destralhar é um processo contínuo. Há cerca de 4 anos que o faço e sei do que falo. Ainda que já tenha feito vários destralhamentos de dimensões consideráveis, encontro sempre algo mais para destralhar. Ou porque cheguei à conclusão de que afinal já não gosto de determinado objeto, ou de certa peça de roupa, ou porque descobri brinquedos com que os miúdos já não brincam, ou porque deixei, num momento de distração, algo entrar lá em casa que afinal não fazia falta nenhuma.

Por isso, posso garantir que grande parte do segredo de manter uma casa, e uma vida, livre de tralha é impedir que ela passe a porta de entrada.

Como conseguir isso?

Deixo-te 10 conselhos muito fáceis de seguir: 
  1. Sê mais amiga do ambiente. Quem simplifica apercebe-se do impacto que ter menos tem no nosso planeta. Diminuir a quantidade de embalagens que trazemos para casa resulta em menos lixo e menos preocupações. Opta por produtos sem embalagem, ou com o menos possível. E, se tiveres mesmo de trazer embalado, dá preferência aos materiais mais fáceis de reciclar: papel, ou vidro, devem ter prioridade sobre plástico, metal ou esferovite. 
  2. Se tiveres essa possibilidade, opta por comprar em locais onde vendam os alimentos a granel e leva os teus próprios recipientes para os transportar: leva uma sacola de pão à padaria, ou reutiliza os sacos transparentes para transportar a fruta e os legumes. 
  3. Não te esqueças do teu próprio saco quando vais às compras, evitando assim teres de adquirir (mais) um. E é boa ideia ter um saco reutilizável sempre à mão, na mala, ou na bagageira do carro. 
  4. Recusa todos os papéis sem utilidade: talões de compra, segundas vias, ou publicidade que te tentam oferecer na rua. 
  5. Passa a receber as tuas faturas (gás, luz, água, cabo, etc.) em formato digital. E não as imprimas. Guarda-as apenas digitalmente. 
  6. Coloca um autocolante de recusa de publicidade não endereçada na tua caixa de correio. Se os anunciantes forem sérios, deixarão a tua caixa em paz e livre de lixo. 
  7. Se recebes subscrições de revistas, jornais ou newsletters na tua caixa de correio e chegaste à conclusão que deixaram de ter interesse, cancela-as e verás a diferença que faz menos um jornal, ou uma revista, para desfolhar, pousar, tentar arrumar e enviar para a reciclagem mais tarde. 
  8. Abre a tua caixa do correio apenas quando fores a caminho do contentor da reciclagem. Assim, podes deixar lá o que não te interessa (normalmente, tudo). Eu só vejo a minha caixa de correio uma ou duas vezes por semana. E faço-o quando vou levar o lixo. Deito fora a publicidade, abro as cartas importantes e deixo os envelopes no contentor. Desta forma, tenho menos lixo a entrar-me em casa. 
  9. Ainda sobre revistas e jornais, se sabes que podes ler online, prefere esse método. Não envolve papel e não te enche a casa. 
  10. Evita os post-its, ou outros pequenos papéis, que são tão fáceis de perder. Anota tudo no sítio correto: agenda, telemóvel, quadro branco, ou qualquer que seja o método que usas. 
  11. Pensa duas vezes antes de aceitar fazer um cartão de cliente que implique algo físico. Tencionas realmente voltar a comprar nesse estabelecimento? Ter o cartão tem impacto na compra atual? Se o cartão puder ser meramente virtual, menos lixo será gerado. 
Ah, afinal foram 11!

Espero ter conseguido ajudar-te a manter a tralha bem longe da tua vida.

Agora que já sabes como manter ao largo o que não te interessa, que tal avançar para um destralhamento a sério?

Segue todos os conselhos do Super Organizada, ou visita o meu “cantinho” para mais dicas. Procura pelo meu guia para “Destralhar sem Dramas”. Será um gosto ter-te por lá.

Destralha e sê feliz.

Termino agradecendo à Marlene toda a sua amabilidade e por me ter recebido tão bem aqui neste seu simpático espaço. Votos de ainda mais sucesso, minha querida!

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Carro limpo e organizado

Algumas pessoas (as organizadas!) conseguem manter o carro limpo e organizado, outras nem por isso, apesar de este ser o “companheiro” de muitas viagens, curtas e longas. Atrevo-me mesmo a dizer que o carro é a extensão da nossa casa, por isso o carro também precisa de estar sempre limpo e organizado para que se sinta bem dentro dele. Vejamos, se não gosta de desordem na casa certamente não gosta de desordem no carro!

Imagem retirada da Internet
Com alguns hábitos e uma mudança de atitude consegue com toda a certeza manter o carro devidamente limpo e organizado.

Não precisa de demorar muito tempo na sua limpeza e organização, basta usar alguns truques e limpá-lo pelo menos de 15 em 15 dias (se fuma o cinzeiro precisa de ser esvaziado regularmente, o ideal seria todos os dias!).

Agora vamos às dicas,

Retire tudo do carro, tire todos os objetos que estão no carro e separe o que é lixo e o que deve ser mantido, a isto chama-se destralhar o carro!

Limpe o interior com um pano húmido e aspire-o, isto inclui assentos, mala e chão.

Cada objecto num sítio certo e definitivo, use os compartimentos do carro para organizar, CD’s, luva para o pó, lanterna, óculos, guarda-chuva, garrafa de água, etc. Os documentos devem ser organizados dentro do porta-luvas, num organizador transparente para que estejam sempre visíveis.

Tenha sempre pequenos sacos para o lixo, com este simples hábito conseguirá manter o carro livre de lixo, isto principalmente para quem tem filhos pequenos que gostam de comer no carro, e deitam para o chão os pacotes vazios. Se tiver um saco para o lixo isto deixará de ser um problema, os pais só têm que ensinar e depois obrigar os meninos a colocarem o lixo no saco.

Imagem retirada da Internet
Use na mala uma rede de plástico flexível para que os produtos que leva na mala, não andem de um lado para o outro. Essa rede pode comprá-la em rolos ou ao metro em lojas dos chineses, e é mais ou menos assim como mostro na fotografia.

Se a mala do carro for preta (compre na cor preto). Esta dica foi-me dada uma por uma amiga muito querida e super funciona!

Imagem retirada da Internet

Use caixas transparentes na mala para organizar tudo aquilo que necessita transportar.

Espero que com estas dicas consiga manter o carro sempre limpo e organizado!

Obrigada,

Marlene Borges

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Amaciador Comfort

Quando vamos a um supermercado ou hipermercado, temos uma infinidade de amaciadores para a roupa que podemos escolher e a vários preços. Hoje em dia com as promoções diárias a preços bastante razoáveis, o que é caro passa a ser acessível a muito mais pessoas, o que é muito bom!

A semana passada comprei no Pingo Doce, dois amaciadores da Comfort para a roupa que estavam em promoção, leve dois pague um, o que é ótimo, porque desta forma e a um bom preço ficamos com um em stock. 

Normalmente uso o Comfort azul porque deixa a roupa macia e gosto do cheiro suave, como desta vez como não tinham o azul em promoção, resolvi inovar, ser mais arrojada quanto ao cheiro e comprei o Comfort Creations Lírios e Morango e Comfort creations Madresilva e Sândalo.

Imagem Super Organizada
Para mim a Comfort tem amaciadores realmente muito bons com fragrâncias combinadas, diferentes e arrojadas que além de deixarem a roupa macia, fica um cheiro fantástico por mais tempo, isto para quem gosta de amaciadores com cheiro mais forte.

Neste momento estou a usar o Comfort Lírios e Morango, e como adorei tanto o cheiro como a maciez com que deixou a roupa, decidi partilhar aqui no Blog para que as leitoras o possam experimentar.

Imagem Super Organizada
Importante: Use sempre a quantidade de amaciador de acordo com as instruções, amaciador em excesso pode deixar a roupa com manchas e reduzir nas toalhas até 30% a sua capacidade de absorção.

Dica ecológica: Como já referi em posts anteriores, o vinagre branco funciona muito bem como amaciador nas toalhas e tira qualquer vestígio de detergente que possa ter ficado. Pode usar o vinagre sozinho como amaciador nas toalhas ou pode colocar 2 colheres de sopa de vinagre junto com o amaciador que usar.

Se já usou este amaciador ou se tiver vontade de comprá-lo, deixe-nos a sua opinião sobre o mesmo.

Espero que gostem do amaciador tanto como eu, e não se esqueçam de me dar a vossa opinião sobre o mesmo, nos comentários abaixo!

Obrigada,

Marlene Borges

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Comece hoje mesmo a organizar-se!

O que eu pretendo ao dizer “comece hoje mesmo a organizar-se” é incentivar todas as pessoas que acham que organização é importante, mas que ainda não conseguiram por várias razões, ter uma vida mais organizada.

Imagem retirada da Internet
Eu como já mencionei em vários artigos, adoro organização e adoro escrever sobre este assunto. Penso que muitas vezes o que precisamos é de um pequeno empurrão para decidirmos mudar o rumo à nossa vida, para termos uma vida mais calma, coerente e sermos mais felizes.

Para termos uma vida mais organizada são necessárias algumas mudanças. Estas mudanças passam por uma mudança de mentalidade e atitude, de hábitos e determinação que no início podem ser uma grande seca, mas que com o tempo chegamos à conclusão de que vale a pena mudar. Querer é poder!

Não fique à espera que a sua vida mude, se nada fizer para a mudar, o que precisa é de força de vontade, disciplina e claro, começar!

Organização leva-nos a uma vida mais simples e descomplicada, por isso não sejamos renitentes e o mínimo que podemos fazer é tentar, se não tentarmos nunca vamos saber os efeitos de uma vida organizada.

Aqui vão algumas dicas essenciais para que se comece a organizar hoje mesmo:

1 – Crie hábitos de organização, hábitos que criam rotinas e que nos facilitam e muito o dia-a-dia.

2 – Não precisa de organizar tudo de uma vez, vá organizando de acordo com a sua disponibilidade. O que é preciso é não esmorecer e ir fazendo, hoje uma gaveta, amanhã uma prateleira e por aí adiante.

3 – Não seja perfeccionista, quanto mais perfeccionista for, mais tempo vai levar a fazer determinada tarefa e mais facilmente pode desanimar. Nada é perfeito, porque o que é perfeito para um, pode não ser para outro!

4 – Tenha rotinas, deixe de pensar que rotinas são uma seca, rotinas ajudam-nos muito no nosso dia-a-dia, porque fazemos determinadas tarefas automaticamente sem perdermos tempo a pensar no que fazer a seguir.

5 – Delegue tarefas, se as tarefas são demais para si, aprenda a delegar e a distribuí-las pelos restantes membros da família, mas de uma forma inteligente e subtil para que não se sintam pressionados e se crie mau ambiente familiar. Não pode é arcar com todas as tarefas e sentir-se cansada e desanimada.

6 – Não compre por impulso, sempre que fizer uma compra não programada, pense se esse objeto ou roupa são mesmo necessários e se tem um sítio para guardar esse objeto / roupa, caso não tenha, não compre, assim poupa dinheiro e não fica com a casa atafulhada de coisas desnecessárias.

7 – Destralhe tudo aquilo que não usa, não gosta ou que já não tem qualquer utilidade. A acumulação cria desordem.

8 – Planeie o seu dia e a sua semana anotando, com planeamento tem a certeza de que nada ficará por fazer.

9 – Tenha objetivos na vida e siga-os para os concretizar. É muito importante atingirmos os nossos objetivos e metas para sermos felizes. Não fique à espera de algo pela qual pouco ou nada fez!

10 – Resolva logo pequenos problemas que surjam, podem transformar-se em grandes problemas se os protelar.

11 – Faça pequenas tarefas de imediato se estas demorarem poucos minutos a serem feitas. Muitas coisas pequenas podem levar à desordem. Este exemplo pode parecer ridículo mas não é, se tirar algo da despensa, guarde-o logo que o usar, este simples gesto evita a acumulação de pequenas coisas por fazer.

12 – Aprenda a gerir o seu tempo de uma forma sustentável, não queira que o tempo passe sem que consiga atingir as metas a que se propôs. Saiba distinguir o que é urgente (tem que ser feito já) do que é importante (tem que ser feito, mas pode ser amanhã ou depois) e do que é para ir fazendo (as rotinas). O tempo não volta para trás, por isso aprenda a aproveitá-lo a seu favor.

13 - Aprenda com os outros, ao observarmos aprendemos. A aprendizagem é um processo para toda a vida.

14 – Viva bem, quanto melhor se sentir, melhor a sua vida correrá. Para que isso aconteça é essencial viver uma vida saudável e sem excessos.

Estas são algumas dicas para inspirá-lo/a a organizar-se e assim ter uma maior qualidade de vida.

Se gostou não se esqueça de partilhar ou comentar!

Obrigada,


Marlene Borges