Com a correria do dia-a-dia, confesso que não é fácil manter a casa arrumada, e o quanto é difícil conciliar as tarefas domésticas com o trabalho profissional, principalmente para quem sai cedo de casa e chega tarde.
Porém, é a acumulação de tarefas (inimigo da arrumação) que nos leva a não ter tempo para as executar levando à desarrumação, que por sua vez dá lugar à frustração e desânimo (circulo vicioso).
Contudo, há certas dicas que nos ajudam a manter a casa arrumada, sem grande esforço e com eficiência. Veja abaixo:
- Seja disciplinada, metódica e lute contra a procrastinação (adiar não resolve, só complica!)
- Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje (dica de ouro). Ditado popular que exemplifica muito bem este caso.
- Cada coisa no seu lugar. Defina um sítio certo para que saiba sempre onde está determinado objeto.
- Devolva ao lugar tudo aquilo que usou. Não perderá mais que dois minutos, enquanto se acumular, pode perder horas depois a arrumar.
- Sempre que sair de determinada divisão da casa, leve consigo o que de lá não pertence e devolva ao sítio certo.
- Uma boa dica é usar uma cesta para ir de divisão em divisão e colocar todos os objetos que não pertencem a essa divisão. Quando finalizar a recolha, devolva aos sitíos certos esses objetos.
- Tenha uma caixa (ou outra solução que achar mais prática) junto à entrada para guardar a correspondência antes de ser arquivada. Isto evita a desarrumação de papéis pela casa.
- Separe o correio por categorias (contas a pagar e papéis para arquivar).
- Coloque imediatamente no lixo reciclável os envelopes vazios e folhetos publicitários que não necessita.
- Antes de dormir dê uma arrumadela à sala (porque é o cartão de visitas da casa) e à casa de banho (porque é o primeiro sitio para onde vamos quando acordamos e convém estar arrumado).
- Enquanto cozinha vá guardando o que não necessita, deite logo o lixo no caixote e vá metendo a louça que usou para cozinhar, na máquina.
- Arrume sempre a cozinha logo depois das refeições (para evitar aquela preguiça que dá para fazer seja o que for, depois de se sentar no sofá). Além de não ser nada agradável de manhã, tomar o pequeno-almoço, com a cozinha desarrumada do dia anterior.
- Faça sempre a cama e guarde as roupas que não forem para lavar. Estes dois hábitos diários farão com que o quarto fique arrumado sem grande esforço.
- Organize os armários da roupa de forma a ficarem práticos. Tudo aquilo que é mais usado, deve ficar à frente e acessível.
- Depois de tirar a roupa suja coloque-a imediatamente no cesto da roupa suja.
- Organize o dia seguinte na noite anterior, para ter uma manhã mais calma.
- Não deixe acumular a roupa para lavar.
- Dobre logo a roupa quando a tirar do estendal (mesmo a roupa que for para passar).
- Limpe logo o que sujou. Fica mais fácil limpar na hora do que mais tarde uma nódoa ressequida.
- Limpe logo alguma sujeira que vir no chão, para não acumular sujidade e perder mais tempo depois a limpar (os aspiradores de mão são ótimos para aspirar pequenas migalhas e sujidade).
- Tenha listas de limpeza, para que saiba o que fazer em determinado dia.
- Passe o chuveiro na banheira / duche depois de tomar banho, para eliminar cabelos e restos de sabonete.
- Enquanto lava os dentes, limpe o lavatório com a mão e sabão líquido.
- Antes de se deitar deite desinfetante na sanita. De manhã é só passar a escova.
- Tenha os detergentes organizados por categoria e de preferência no local onde são necessários.
- Quando chegar a casa não deixe o casaco, carteira, chaves, telemóvel, sapatos, etc. espalhados pelos quatro cantos da casa. Defina um lugar para estes itens.
- Guarde as compras assim que chegar do supermercado.
- Use e abuse de produtos organizadores.
- Crie hábitos (saudáveis!) para que estes se transformem em rotinas diárias.
- Divida tarefas com os restantes ocupantes da casa.
- Faça pouco, mas todos os dias. Se arrumar um pouco todos os dias as arrumações semanais serão muito mais fáceis de fazer.
- Menos é mais. Quanto mais objetos tiver mais tem que arrumar.
- Seja pratico e evite ser perfeccionita para evitar perdas de tempo.
- Por fim destralhe, destralhe, destralhe. Ninguém consegue ter uma casa arrumada se acumular tralha.
Espero que tenha gostado, se sim não se esqueça de partilhar!
Obrigada pela visita e volte sempre!
Marlene Borges
Excelente post mais uma vez Marlene!
ResponderEliminarA maior parte das dicas já as ponho em prática, mas é sempre muito bom lembrar o que ainda podemos melhorar!
Beijinhos*
Obrigada Catarina. Há sempre soluções que nos facilitam a vida no dia-a-dia!
ResponderEliminarBeijinhos
Marlene Borges
"Destralhe, destralhe, destralhe!" - Não podia estar mais de acordo :)
ResponderEliminarBeijinhos, Marlene.
É verdade Mafalda!
EliminarBeijinhos