Saber gerir o tempo envolve dedicação, persistência, disciplina, criação de hábitos, planeamento, saber e identificar quais os nossos objetivos e prioridades, saber distinguir o que é importante e urgente, em suma, controlar o tempo torna-se fundamental para a eficiência e para conseguirmos atingir as metas que nos propomos para o futuro e realizá-las.
Veja abaixo alguns conselhos, que ajudarão a aumentar a sua produtividade no trabalho e em casa, e ainda “ganhar” tempo.
- Organize o seu local de trabalho, mantenha-o limpo e arrumado.
- Planeie e programe sempre o trabalho que tem a fazer no dia anterior, anotando tudo numa agenda / caderno para que nada fique esquecido e vá dando vistos nas tarefas terminadas.
- Crie rotinas para os trabalhos que faz todos os dias (ler e-mails, fazer chamadas, etc.)
- Ao anotar os trabalhos a serem feitos, coloque sempre os prazos finais.
- Quando começar um trabalho termine-o e só depois avance para o próximo, ou corre o risco de mais tarde ser mais difícil terminá-lo, além de, ao tentarmos fazer tudo faz com que façamos muito pouco.
- Faça primeiro os trabalhos mais chatos, enquanto está menos cansado.
- Tente não se distrair com pequenos pormenores, conversas, etc. a não ser que sejam pertinentes para o trabalho que está a fazer.
- Dimensione de forma inteligente o tempo para cada tarefa, e tente cumpri-lo. Imprevistos acontecem e temos que estar preparados para isso.
- Cumpra sempre os horários, afinal estes foram feitos para se cumprirem.
- Faça intervalos quando se sentir mais cansado, para aliviar a mente e recuperar energias.
- Tenha objetivos e prioridades bem definidos do que quer fazer no futuro próximo, a médio prazo e a longo prazo.
- Identifique os objetivos mais importantes e concentre-se neles.
- Diga não se achar que o trabalho não é da sua competência, ou corre o risco de ficar frustrado porque é incapaz de o realizar.
- No fim do dia reveja tudo aquilo que foi feito e aquilo que ficou para o dia seguinte.
- Por fim o velho ditado popular "não deixe para amanhã o que pode fazer hoje"
Posto isto, bom trabalho produtivo!
Se gostou não se esqueça de fazer gosto!
Obrigada,
Marlene Borges
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