Com a correria nos dias de hoje, saber ganhar
tempo é uma mais-valia - "tempo é dinheiro". Existem mil e uma razões que nos roubam o nosso
precioso tempo, desde a acumulação de tarefas por adiamento, a falta de
planeamento, o multitasking, a falta de hábitos corretos, entre outros, e que
mostram a nossa incapacidade em gerir o tempo.
Como o tempo é igual para todas as pessoas,
podemos assim chegar à conclusão, que sem organização e método, a nossa vida pode
ficar um caos. Assim sendo, e para que a nossa vida seja menos sobrecarregada e
mais eficiente controlar o tempo é essencial.
Mas nem tudo está perdido, porque podemos
sempre tomar as “rédeas” ao tempo e remediar o que está errado na nossa vida.
Temos que ser nós a controlar o tempo, e não o contrário.
Veja abaixo algumas dicas fundamentais, para
ganhar tempo e ter assim uma vida menos stressada e agitada:
Anote sempre o que tem a fazer no seu
dia-a-dia. Desta forma além de garantir que nada fica por fazer, consegue
gerir melhor o que tem a fazer. O ideal é (no meu entender) na noite
anterior, verificar tudo o que tem que ser feito no dia seguinte, dar continuidade
ao que não terminou, e dar baixa no que já está feito.
Prepare a manhã no dia anterior. Arranje a
roupa e a dos seus filhos, prepare carteira e mochilas, prepare o que puder
relativamente ao pequeno-almoço.
Evite o multitasking. Muitas vezes queremos
fazer tudo ao mesmo tempo, que nos perdemos, e pior ainda, nenhuma tarefa fica
completa.
Use a regra dos dois minutos. Faça tarefas
fáceis e rápidas (cuja duração não seja mais que dois minutos) no momento em
que estas acontecem, por exemplo, se usou alguma coisa, guarde-a logo; se sujou
algo, limpe logo, e por aí adiante. Como estas tarefas são rápidas, ficam logo feitas
e assim não deixamos acumular estas pequenas tarefas que se podem transformar
em muitas tarefas e assim perder imenso tempo quando as for fazer.
Limpe um pouco todos os dias. Se conseguir
limpar todos os dias um pouco, evita passar o fim-de-semana a limpar em vez de
descansar.
Planeie o menu semanal. Fazer um menu semanal
ajuda tanto no dia-a-dia, que não faz ideia. Desta forma, além de saber
exatamente o que vai cozinhar cada dia, tem a lista de compras simplificada.
Anote sempre também quando acabar algum produto, na lista de compras do
supermercado.
Saiba as suas prioridades. Quando anotar na
agenda / caderno, defina o que é importante e que não pode ser adiado.
Foque-se na tarefa que está a fazer. Nada
pior do que não conseguir concentrar-se no que está a fazer. Interrupções fazem-nos
perder tempo e concentração.
Use tudo ao seu alcance para facilitar o seu dia-a-dia,
tanto a nível profissional como doméstico. Hoje em dia com a tecnologia
que temos, com novos produtos mais eficazes e funcionais, que quem não
aproveita, fica para trás.
Concentre a correspondência e papéis num só sítio.
Assim, não perde tempo à procura de algum documento que precise, e sabe sempre
onde procurar. Eu tenho uma caixa junto à entrada, onde guardo todos os documentos, antes de os
arquivar.
Tenha o sono em dia. A falta de descanso faz
com que o nosso relógio biológico fique desregulado, fazendo com que fiquemos
mais “lentos” e desconcentrados, o que leva a uma maior perda de tempo.
Crie hábitos, que ajudem no dia-a-dia. Como
por exemplo: depois do banho, passe o chuveiro para tirar os pelos e cabelos; vá
arrumando enquanto cozinha; faça a cama pela manhã; não deixe roupa espalhada; coloque
logo a roupa suja no cesto; organize a casa de uma forma prática e funcional; o
que é mais usado deve ficar acessível; não acumule e descarte o que não usa; levante-se
logo que o despertador toque, etc. Ao criar hábitos que joguem a seu favor,
está a ganhar tempo valiosíssimo.
Estas são algumas dicas, que podem ajudar e
muito a organizar e controlar o tempo, que dispomos no nosso dia-a-dia.
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importante nos comentários abaixo.
Obrigada por seguir o Blog!
Marlene Borges
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