segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Como eu guardo e organizo os produtos de charcutaria no frigorífico

Os produtos de charcutaria são alimentos que a maioria das pessoas não dispensa em comprar e que são tão apreciados na cozinha portuguesa, (acompanhados de um bom vinho, ainda melhor!) mas que necessitam a meu ver, de um certo cuidado ao serem armazenados no frigorífico para não secarem, criarem mofo e bolor. 

Ao comprar produtos de charcutaria tenha sempre o cuidado de verificar se as embalagens não estão furadas ou danificadas, os prazos de validade e se o conteúdo apresenta uma cor “saudável”. Alguns destes produtos têm uma validade reduzida por isso todos os cuidados são poucos para o seu armazenamento.


Eu sempre que abro uma embalagem de um certo produto de charcutaria como, fiambre, linguiça, bacon, presunto, chouriço, alheiras, paio, etc., tenho o cuidado de não o guardar aberto na embalagem de origem. Coloco-os dentro de um tupperware fechado, para não secar e não haver contaminação com outros alimentos no frigorífico. Claro que os patês que vêm em frascos é lá que os conservo, bem fechados. As latas de salsichas quando abertas (o mesmo serve para qualquer lata, uma vez que a lata pode enferrujar) não devem ir de maneira nenhuma para o frigorífico com as sobras, as mesmas devem ser colocadas num tupperware fechado.

A dica que eu dou e que comigo funciona muito bem (recomendo), é forrar o tupperware com papel cozinha uma vez que este absorve a humidade que se cria ao guardar no tupperware, assim, ficam bem acomodados e previne o mofo e o bolor que tão rapidamente aparecem nestes produtos.

Sempre que acaba um produto, lavo o tupperware e forro-o novamente com papel cozinha. Se notar que o papel de cozinha fica muito húmido, mesmo não colocando uma novo produto troco o papel.

Com este cuidado, mantenho sempre os produtos de charcutaria sem bolor e o frigorífico fica organizado e sem o aspecto horrível das embalagens rasgadas com liquido a escorrer para o frigorífico, em suma assim, ficam devidamente armazenadas.

Espero que este post a ajude a organizar e a guardar os seus produtos de charcutaria.

Se gostou não se esqueça de fazer gosto!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário