domingo, 14 de fevereiro de 2016

Como organizar trabalhos escolares

Com a ida dos nossos filhos para a escola, sabemos que no final do ano, vem a montanha de trabalhos escolares, principalmente se a criança andar na pré-primária, são desenhos, pinturas, colagens, maquetes, etc. 

Todos os pais ficam babados e resistem bastante em desfazer-se dos trabalhos escolares dos filhos, porque querem guardá-los como recordação de quando eles eram pequenos. O problema é que hoje em dia, o espaço para os guardarmos é reduzido e por isso há que fazer uma triagem exaustiva e minuciosa dos trabalhos que queremos guardar. Se guardarmos todos nenhum é especial!

Fazer a triagem e a sua organização, é fundamental para não acumular papel e pó (não é uma combinação muito boa nem saudável!!!).

Outra solução para os pais mais apegados aos trabalhos dos filhos é fazer a sua digitalização ou fotografá-los e guardá-los em pastas no computador. Não ocupa espaço e pode vê-los sempre que desejar.

Os livros na minha opinião deverão ser doados a bancos de livros que existem em várias cidades de Portugal. Este movimento foi criado por um grupo de cidadãos, com vista a promover a reutilização de livros escolares. Acho esta iniciativa fantástica, uma vez que assim, os livros além de serem gratuitos, são reutilizados por vários alunos. Aqui vai o link para quem precisar www.reutilizar.org.

Para os trabalhos em A4 (desenhos, pinturas, etc.) a melhor solução é guardá-los num caderno com micas (folhas de plástico) ou em pastas e dentro de caixas transparentes para uma melhor visualização. Caso opte por caixas opacas o melhor será etiquetá-las por fora. Faça um caderno por ano e arquive os trabalhos mensais em cada mica (folha de plástico).

~



Na internet descobri que há um organizador chamado schoolfolio, que me pareceu fantástico, pesquisei o site, consegui encontrá-lo, mas infelizmente eles deixaram de fabricá-los devidos aos custos elevados de fabrico, uma pena! De qualquer forma se ainda encontrar, recomendo!


Para os trabalhos de maiores dimensões, há pastas em plástico fininhas, que são fantásticas e fáceis de armazenar por serem finas e que dão para arquivar os trabalhos escolares de vários anos.

Os melhores trabalhos podem ser emoldurados e colocados no quarto da criança.

 

Onde armazenar:
Se tiver escritório guarde uma prateleira para colocar as caixas dos trabalhos escolares, se tiver que ser no quarto das crianças coloque-os na parte de cima do armário.
Espero ter ajudado na organização dos trabalhos escolares dos seus filhos. Se conhece mais dicas partilhe connosco nos comentários abaixo.

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário