sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

10 dicas de como usar vinagre na limpeza da casa

O vinagre para além de ser um tempero culinário, é também um excelente produto natural de limpeza, visto ser super desengordurante, antibacteriano, ecológico e claro barato,  podendo ser usado na limpeza da casa, de diversas maneiras. Não se preocupe que o cheiro a vinagre sai rapidamente.


Limpar vidros e espelhos: ponha num borrifador metade água e metade vinagre, borrife os vidros ou espelhos e passe um pano para tirar a sujidade, em seguida seque-os com um pano de microfibra, para não ficarem com pelos, ficam a brilhar (é o que eu faço cá em casa).

No balde do lixo: passe uma esponja com vinagre puro em todo o balde do lixo e aguarde alguns minutos, depois é só passa-lo por água.

Nos azulejos: para tirar o bolor, passe com uma escova velha de dentes, vinagre puro e deixe actuar durante algum tempo, depois, é só passar uma esponja com detergente e água.

Nas paredes: para tirar marcas nas paredes, borrife as marcas com uma solução de metade água morna e metade vinagre. Ficam limpas.

Na limpeza da máquina de lavar louça: ponha um copo (250ml) de vinagre puro na máquina e ligue-a sem louça, no programa rápido.

Na limpeza da máquina de lavar roupa: ponha um copo (250ml) de vinagre puro no compartimento do detergente, ligue-a sem roupa num programa normal a 40º, isto ajuda a remoção de restos de amaciador e detergente.

Tirar a cola das etiquetas que vêm nos produtos que comprou, borrife vinagre e deixe amolecer.

Prevenção de entupimentos nos ralos da banca e casas de banho. Ponha no ralo meio copo de bicarbonato de sódio. Depois, misture numa chávena vinagre branco e o sumo de meio limão e deite também no ralo (vai fazer efervescência), espere 5 minutos e depois deite bastante água quente. O ralo vai ficar limpo.

No fogão e no exterior de outros electrodomésticos: borrife vinagre puro e depois seque-os com um pano seco.

O vinagre é também um óptimo amaciador, quando lavar as toalhas de banho e rosto ponha no compartimento do amaciador dois colheres de sopa de vinagre ou se preferir metade amaciador e metade vinagre. As toalhas não ficam a cheirar a vinagre e ficam super macias.

Espero ter ajudado com as dicas acima referidas.

Se gostou, faça gosto!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário