quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Decorar e organizar a lavandaria

A lavandaria é um compartimento que raramente nos lembramos de decorar, ou pelo menos é um dos últimos a ser decorado e organizado. Esse conceito está a mudar e hoje em dia já se vêm muitas lavandarias dignas de serem vistas.



Para decorar e organizar a lavandaria não é preciso gastar muito dinheiro, o que é importante é ter todos os objectos à mão e arranjar soluções práticas, bonitas e principalmente funcionais para o dia-a-dia.

Muitas lavandarias são um prolongamento das cozinhas, principalmente em apartamentos, por isso deverá haver uma combinação entre os dois ambientes.

É importante colocar prateleiras ou armários junto ao tanque (quem o tiver) e/ou máquina de lavar roupa, ter um cesto para a roupa suja e outro para a roupa lavada, estendal, estendal de pé dobrável (se a família for grande) bacias para a roupa, balde e esfregona, vassoura, tábua de passar a ferro e ferro e muitos, muitos acessórios organizadores.

As prateleiras são uma forma prática e barata de aproveitar bem o espaço, mesmo em pequenas divisões. Hoje em dia há várias soluções de prateleiras fáceis de montar que irão facilitar imenso o espaço de arrumação.

Usar cestos ou caixas é uma forma de conseguir manter uma boa organização nas prateleiras.

As paredes e o chão, devem ser revestidas de preferência de um revestimento lavável e de uma cor neutra.

Para quem tiver espaço, uma bancada para dobrar e manusear as roupas, é o ideal.

Ter um sítio onde pendurar as camisas depois de saírem da máquina é importante para não ficarem encorrilhadas, por isso reserve um pequeno espaço no estendal para pendurá-las.

O estendal deverá ficar junto à janela ou porta para as roupas secarem mais rapidamente e haver ventilação.

As vassouras e esfregona podem ficar penduradas atrás da porta, assim como a tábua de passar a ferro (caso não seja embutida).

Há hoje em dia muitos tipos de bacias da roupa, opte pelas bacias de plástico flexíveis, são mais práticas de guardar, não partem facilmente e há-as nas mais variadas cores, recomendo!



Cesto/bacia do Ikea, super prática, também flexível.



De preferência tenha dois cestos da roupa suja, um para a roupa clara e outro para a roupa escura, aqui vão algumas sugestões, apesar de haver milhentas soluções, super bonitas é só usar a imaginação.





Este cesto é do Ikea, é super barato, bonito, funciona bastante bem e é dobrável, recomendo!



Acessórios organizadores que recomendo!
Da Tiger tenho vários destes (eu gosto de branco uma vez que as minhas prateleiras são brancas, mas havia outras cores), são laváveis e ficam lindos nas prateleiras da minha lavandaria, onde guardo os utensílios de costura, o cesto das molas, os sacos para roupa delicada, etc., recomendo.



Do Ikea, são laváveis e óptimos para guardar (têm tampa) o que não quiser que esteja à mostra (escovas, roupa interior por dobrar, panos do pó, etc.), recomendo.



Cesto molas Ikea



E por fim, algumas imagens de lavandarias muito bonitas:








Espero que tenham gostado.

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário