segunda-feira, 27 de junho de 2016

Como simplificar a limpeza da casa

Limpar não é realmente o meu forte (mesmo nada!), mas é uma tarefa que tem que ser feita diariamente para que a casa não se transforme numa enorme confusão, e confusão não é de forma alguma agradável, nem a nível visual e muito menos a nível físico, porque demoramos o dobro do tempo a fazer determinada tarefa e fazemo-la em stress e contrariados.


Para conseguir otimizar e simplificar a limpeza da casa, aqui vão algumas dicas essenciais para que consiga dar conta do recado com eficiência e menos esforço.

1 – Limpe todos os dias

Controlar a limpeza é essencial para que a casa não fique num estado lastimoso, e uma das receitas é limpar um pouco todos os dias. Para que isso aconteça, use guias de limpeza e distribua as mesmas pelos dias de semana, além de poupar parte do seu precioso fim-de-semana a limpar, custa menos fazer todos os dias um pouco.

2 – Limpe só o que está sujo

Quando eu falo de guias de limpeza e na frequência de limpeza da casa, não estou a sugerir limpar por limpar, se determinou por exemplo, fazer uma limpeza ao forno uma vez por semana, mas só o usou uma vez nessa semana, com certeza que não precisa estar a esfregá-lo como se o tivesse utilizado quatro ou cinco vezes. Simplificar é o lema, portanto, limpe só quando está sujo, e cuidado, perfeccionismo pode ser um inimigo da limpeza, porque se perde muito mais tempo.

3 – Não perca tempo com coisas desnecessárias

Priorizar o que fazer é também muito importante, para não nos perdermos em coisas que não nos tragam mais-valias à nossa vida e nos façam perder o nosso tempo precioso. Tempo é dinheiro! E como cada caso é um caso, saber priorizar é um trunfo a nosso favor!

4 – Planeie com antecedência

Deixar tudo para a última hora é o lema da maioria dos portugueses. Eu pessoalmente não sou assim, e para mim planear desde o mais pequeno detalhe é fundamental para que tudo possa correr sobre rodas. Por isso mesmo, os hábitos e rotinas ajudam-nos a andar em piloto automático e estas torna-se mais fáceis de fazer se tudo estiver programado, evitando assim momentos de ansiedade e stress.
Saber o que vai vestir no dia seguinte, o que vai cozinhar, o que limpar, preparar carteira e mochilas dos filhos, entre outras coisas, é uma forma de termos uma vida mais sossegada e conseguirmos gerir o nosso tempo.

5 – Destralhe sempre

Todos os dias temos um montão de lixo a entrar em nossa casa, folhetos, embalagens vazias, uma compra por impulso, mas desnecessária, etc.
Para que a casa se mantenha limpa e em ordem, destralhar é a regra mais importante do jogo. Quantas vezes entramos na cozinha e esta está uma enorme confusão, com embalagens vazias nos balcões, ou abrimos o armário da roupa e temos uma avalanche de roupa organizada de qualquer forma, sem um critério básico e para encontrar seja o que for, perdemos imenso tempo! Se destralhar todos os dias, mesmo nos mais pequenos detalhes (embalagens vazias, jornais velhos, revistas já lidas, etc.) o seu dia fica mais simples e facilitado.

Estas cinco dicas são muito importantes para que possa fazer mais coisas em menos tempo e assim ter uma melhor qualidade de vida!

Espero que tenha gostado, se gostou não se esqueça de partilhar ou comentar!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário