sexta-feira, 3 de junho de 2016

As vantagens de planear um menu semanal

Planear um menu semanal não só facilita o dia-a-dia, uma vez que com antecedência programamos as refeições da semana, como também ajuda a planear as compras do supermercado, porque fazemos as compras de acordo com o menu, veja o meu Guia de Menu Semanal.

Imagem retirada da Internet
Fazer este menu é fundamental, principalmente se trabalha fora de casa, e só chega à noite para fazer as refeições. Além de facilitar a rotina na cozinha, pode pensar com tempo em refeições saudáveis e mais económicas.

Quantas vezes chegamos a casa à noite, sem termos tirado do congelador o jantar e tendo muitas das vezes que o descongelar no micro-ondas? Isto acontece a quase toda a gente, e para evitar este problema o melhor mesmo é programa-las.

O ideal é fazer o menu semanal no dia anterior às compras e a partir daí fazer a lista de compras, veja a minha Lista de Compras.

Por estas e outras razões veja abaixo as vantagens de fazer um menu semanal:

  1. Sabe sempre com antecedência as refeições que vai fazer, evitando o stress de pensar todos os dias nas refeições.
  2. Pode tirar do congelador a refeição no dia anterior ou no próprio dia de manhã.
  3. Poupa energia elétrica, porque não há necessidade de recorrer ao micro-ondas para descongelar a refeição.
  4. Poupa tempo, porque as refeições do dia-a-dia já estão programadas
  5. Pode fazer a mais e congelar, para os dias em que não tiver tempo de cozinhar.
  6. Antes de fazer o menu verifique os alimentos que tem e que podem estar a perder a validade, para os inserir no menu da semana seguinte.
  7. Pode todas as semanas variar as refeições, verificando a menu da semana anterior.
  8. Poupa dinheiro no supermercado, ao levar uma lista compra só o que é necessário para as refeições programadas.
  9. Quando planear o menu, verifique os dias em que vai chegar mais tarde e programe para esses dias refeições mais rápidas ou opte por descongelar alguma refeição feita anteriormente (mas não se esqueça à noite ou antes de sair de manhã de a retirar do congelador)
  10. Evita o stress e as “dores de cabeça” de todos os dias pensar o que fazer para a refeição.
  11. Com o menu preparado a primeira pessoa a chegar a casa, não tem desculpas para não começar a cozinhar.
Eu devo dizer que não gosto nem tenho jeito para cozinhar (posso dizer que é uma grande chatice), talvez por erro de educação, porque nunca cozinhei quando era nova, nem nunca me foi incutido o gosto pela cozinha (a minha mãe não cozinhava e morreu quando eu tinha 17 anos), mas gostava imenso de saber cozinhar qualquer comida e, principalmente, ter prazer em cozinhar, eu bem tento, até porque adoro comer, mas posso dizer que não tenho muito sucesso e só sei cozinhar o básico. Ainda tenho esperanças (muito poucas!) de um dia gostar de cozinhar e fazer todo o tipo de pratos.

Antigamente quando eu e o meu marido trabalhávamos fora, era ele que cozinhava e eu agradecia a Deus por isso, agora como estou em casa, cabe-me a mim esta árdua tarefa. Apesar que, quando é algum prato mais especial ou temos convidados, é ele o cozinheiro e devo dizer que tem muito jeito, aprendeu com a mãe que é uma excelente cozinheira.

Podem pensar como é que uma pessoa, que não gosta de cozinhar, pode dar conselhos sobre menus, mas se repararem eu só falo das vantagens na organização dos mesmos nunca de menus específicos, porque é uma área onde estou muito pouco à vontade.

Espero que tenham gostado, se sim não se esqueçam de partilhar ou comentar!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário