quarta-feira, 29 de março de 2017

O que não deve colocar na máquina da louça

A máquina da louça é uma grande aliada no que se refere à rapidez e facilidade com que arrumamos a cozinha, porque permite, lavar de uma forma eficiente as louças do dia-a-dia, e assim pouparmos esse tempo para outras tarefas. Sem esta, arrumar a cozinha seria um pesadelo, (pelo menos para mim!) e demoraria o dobro do tempo.


Mas atenção nem toda a louça deve ir à máquina da louça. Veja aqui o que não deve ser lavado na máquina:

Peças de cristal

O cristal é um material muito mais delicado do que o vidro, além de muito mais caro, por isso é fundamental, alguns cuidados especiais. A sua lavagem à mão evita o desgaste e a sua deterioração, principalmente se têm detalhes decorativos.

Facas de corte

As altas temperaturas danificam o fio da faca. Por isso se quer manter as suas facas bem afiadas, evite colocá-las na máquina da louça.

Louças antigas, louça de barro e artesanato
As louças antigas e artesanato pintados não devem ir à máquina da louça, porque com o calor a tinta pode sair e assim arruinar as peças. Já as peças de barro podem ficar frágeis e começar as descascar.

Peças em ferro

As peças em ferro são oleadas para evitar a ferrugem, se as pusermos na máquina o calor vai tirar essa camada de óleo e a ferrugem aparece.

Peças de madeira

As altas temperaturas podem provocar fissuras e até rachadelas, por isso para evitar que isso aconteça o melhor mesmo é lavá-las à mão.

Peças de prata

As peças em prata não devem ser colocadas na máquina, uma vez que oxidam facilmente com as altas temperaturas.

Peças em plástico fino

Há certas peças em plástico que não são resistentes a altas temperaturas, pois podem deformar-se. Verifique sempre o símbolo para esse efeito, nas instruções de lavagem das peças.

Peças em cobre, latão, estanho e alumínio.

Estas peças tendem a escurecer quando lavadas na máquina. Para evitar que isso aconteça o melhor é lavá-las à mão.

Peças com material anti-aderente

As peças com material anti-aderente (teflon) se lavadas na máquina, perdem com o tempo a capacidade anti-aderente.

Apesar do conforto e rapidez na arrumação da cozinha não se esqueça de evitar meter as peças mencionadas acima na máquina de lavar louça para que estas peças sejam conservadas por mais tempo.

Obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário