quarta-feira, 7 de junho de 2017

6 Regras para manter a cozinha prática

A cozinha é das divisões da casa, onde passamos uma grande parte do nosso tempo, quando estamos em casa. Com o tempo, as cozinhas foram perdendo área e estão cada vez mais pequenas, daí a necessidade de mantermos tudo o que usamos, o mais à mão possível, de forma a ficar prática e ganharmos tempo quando lá estamos.

Imagem retirada da Internet
Organizar a cozinha é sem dúvida um desafio, por causa dos milhentos itens e acessórios necessários para que esta funcione bem. Mas há sempre um remédio para todos os males, que é seguir as 6 regras para manter a cozinha prática e funcional, juntando o factor beleza!

1- Destralhe e simplifique

Esta regra não só é da cozinha, refere-se também a toda a casa! Manter na cozinha somente o necessário, é meio caminho andado para conseguir manter a desordem fora da cozinha. Destralhar tudo aquilo que não usa mais, que está avariado ou que tem em duplicado desnecessariamente. 
Uma cozinha atafulhada de coisas e coisinhas dificilmente será uma cozinha organizada, assim doe ou deite fora o que está a mais, avariado, partido, lascado ou que não tenha uso.

2 - Organize de uma forma funcional

A organização da cozinha tem que ser pensada de uma forma prática e funcional, para que não tenhamos que perder muito tempo enquanto cozinhamos. Isto é, as panelas e colheres de pau, junto ao fogão, detergentes junto à banca, etc., para que tenha tudo à mão, quando precisar.

3 – Agrupe por categorias e tipo

Quando organizar os armários não se esqueça de agrupar os utensílios e louças conforme o tipo. Nunca se deve misturar os utensílios que não “casam” uns com os outros para não se lhes perder o rasto. Pratos, travessas, tijelas, etc. devem ficar juntos, copos, taças de vidro também devem ficar juntos, panelas, tachos e frigideiras igualmente, talheres, e por aí fora…..

Imagem retirada da Internet
4 – Prefira recipientes transparentes para organizar

É muito mais fácil procurar qualquer coisa em recipientes transparentes, até porque a visualização é imediata, do que em recipientes opacos. Não se esqueça que tem sempre a opção de etiquetar os recipientes quando estes forem opacos.

5 – Fácil acesso

É importantíssimo organizar a cozinha para que se tenha fácil acesso, àquilo que usamos mais no dia-a-dia. É também essencial, que os itens mais usados fiquem ao nível dos olhos. Por esta ordem de ideias, tudo o que é usado esporadicamente ou em ocasiões especiais deve ficar organizado nas prateleiras mais altas.

6 – Ganhe espaço

Como eu ainda há pouco tempo, fiz um post sobre o aproveitamento de espaço na cozinha, convido-o a dar uma espreitadela, para isso clique AQUI.
Por fim, nunca se esqueça que “menos é mais”. Já para não falar da quantidade de tempo que ganhamos a limpar, ao ter a banca e bancadas livres de objetos e eletrodomésticos.

Espero ter ajudado e não se esqueça destas regras quando for organizar a sua cozinha!

Obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá,

      De nada! É sempre um prazer partilhar!
      Obrigada pelo comentário.
      Marlene Borges

      Eliminar
  2. Tenho uma gaveta cheia de vários utensílios que raramente (e alguns, munca)foram usados e este fim de semana vou tentar livrar-me de todos aqueles que não me são úteis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Acho que é uma óptima ideia! Não se esqueça de usar organizadores para separar os utensílios, isto se a gaveta tiver vários tipos de utensílios. Tenho a certeza que vai gostar do resultado final! :).
      Marlene Borges

      Eliminar
    2. Boa ideia! Obrigada :)

      Eliminar
    3. Olá,
      Desculpe só agora responder, mas tenho estado fora. Depois diga-me o resultado final da arrumação ok!
      Marlene Borges

      Eliminar