terça-feira, 4 de julho de 2017

As minhas tarefas domésticas diárias

Atualmente a minha rotina diária e semanal é completamente diferente, da que tinha quando trabalhava fora. Nessa altura tudo era mais fácil, porque tinha uma empregada todos os dias, da parte da tarde, que me ajudava nas tarefas domésticas mais pesadas e chatas de fazer.

Imagem retirada da Internet
Apesar de ter empregada, havia tarefas que fazia todos os dias, sem exceção, tais como: arrumar a cozinha depois do jantar, por a máquina da roupa a lavar e estendê-la, arrumar a roupa passada a ferro (sempre gostei de arrumar a roupa passada a ferro, para que ficasse devidamente ordenada), destralhava as pequenas coisas do dia-a-dia, (deitar ao lixo embalagens vazias, folhetos publicitários, envelopes usados, em suma tudo o que fosse para deitar fora). O meu marido costumava gozar comigo, dizendo que eu estava a arrumar a casa, para a empregada!

Além destas coisas que fazia diariamente, a organização estava a meu cargo como é óbvio, porque sempre adorei fazê-lo.

Hoje a realidade é outra, já não tenho empregada, e tenho que ser eu a fazer as tarefas domésticas, mesmo aquelas que sempre detestei fazer.

O que faço de manhã

Todos os dias, exceto aos fins-de-semana, que vou para o Douro, levanto-me às 8 horas, para preparar o almoço e lanche da minha filha para levar para o emprego, e faço o pequeno-almoço do meu marido. Quando saem, chegou a hora de eu tomar o meu pequeno-almoço, gosto de sentar-me e tomá-lo com calma. De seguida meto na máquina a louça do pequeno almoço, e retiro do congelador o jantar.

Depois, abro as janelas da casa para arejar e arranjo-me. De seguida faço as camas, guardo as roupas que não forem para lavar e dou uma limpadela rápida às casas de banho, e aspiro-as com o aspirador de mão.

Retiro os lixos das casas de banho e cozinha.

Posteriormente arrumo o que está fora do lugar, e passo rapidamente o aspirador de mão pela casa (exceto nos dias, que a aspiro com o aspirador normal).

Coloco roupas na máquina da roupa, e assim que esta lavar, estendo-a logo, para evitar que fique amarrotada. Depois da roupa seca, dobro-a e a que não for para passar, guardo-a logo.

Nunca faço o almoço, porque a meu marido e a minha filha almoçam fora. Eu e o meu filho arranjamo-nos com sobras do dia anterior, ou desencantamos qualquer coisa para almoçar (eu já aqui mencionei o quanto detesto cozinhar, e sempre que posso, fujo a essa tarefa!!).

O que faço à tarde

Depois do almoço, que é por volta das 2 horas e depois de arrumar a cozinha, vou para o computador, trabalhar para o blog (que inclui fazer pesquisas) a fazer posts, publicar no facebook, responder a e.mails, pagar contas, etc.

Fazer os posts pode não parecer, mas demora bastante tempo. Por vezes estou 4 horas seguidas a trabalhar para o Blog, o que para mim é sempre um prazer e um escape ao stress.

Ao fim da tarde, começa a minha saga na cozinha.  Começo a preparar todos os ingredientes antes de cozinhar e conforme vou cozinhando, meto a louça que usei na máquina e deito logo no lixo reciclável, as embalagens vazias. 

Desta forma quando vou jantar já tenho a cozinha arrumada, depois é só colocar na máquina a louça usada ao jantar, limpar o fogão e aspirar com o aspirador de mão algo que esteja sujo. Apesar que eu, sempre que sujo algo tenho por costume limpar logo.

Somando às tarefas diárias, ainda encaixo diariamente uma tarefa semanal (passar a ferro, aspirar, limpar o pó, etc.). Mais à frente farei um post com as minhas tarefas semanais.

Obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

10 comentários:

  1. Olá Marlene,
    O aspirador de mão a que te referes é um daqueles pequeninos de pega? Obrigada, Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa,
      Sim é exactamente esse a que me refiro, dá imenso jeito e escusamos de andar todos os dias com o aspirador normal. Se vai comprar um opte por comprar um potente para que funcione bem.
      Marlene Borges

      Eliminar
  2. Felizmente ou infelizmente, depende da perspectiva também não trabalho fora, o que me permite organizar as coisas de uma outra forma.

    A minha rotina também é muito idêntica à sua.

    Quanto a trabalhar no blog, é de facto necessário algum tempo.
    Quando comecei o meu, há dias, é que realmente percebi o tempo que se "perde". No entanto, para mim é algo que me dá imenso prazer.

    Gosto imenso das suas dicas.

    Se me permite, um beijinho

    http://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Ainda bem que as dicas são úteis. Vou dar uma espreitadela no seu blog!
      Beijinhos também para si!
      Marlene Borges

      Eliminar
  3. Obrigada Marlene pelas suas dicas maravilhosas , o aspirador de mao, é dos pequenos que sao a bateria? Beijinho, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      É sempre um prazer partilhar. Sim é esse mesmo o aspirador de mão. Se está a pensar comprar um, compre um que seja potente, para que funcione e sugue o lixo!
      Beijinhos
      Marlene Borges

      Eliminar
  4. Dicas úteis que nos ajudam a organizar melhor.
    Beijinho, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Obrigada pelo seu comentário tão simpático!
      Beijinhos
      Marlene Borges

      Eliminar
  5. Olá Marlene, também tenho uma dúvida quanto ao aspirador. É daqueles que têm de estar ligado à corrente eletrica para carregar. E,se sim, deixa-o ligado muito tempo?
    Obrigada. Beijinhos
    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      Sim é esse exactamente! o aspirador tem uma bateria e tem que estar sempre a carregar ou perde a eficácia, mas para o dia-a-dia para aspirar pequenas migalhas e afins é muito mais cómodo do que o normal. Caso esteja a pensar comprar um, compre um potente para que seja eficiente.
      Beijinhos
      Marlene Borges

      Eliminar