Limpar a casa é sem sombra de dúvidas uma necessidade diária, e imprescindível para que a casa não entre em colapso.
Imagem retirada da Internet |
Também aqui, na limpeza da casa, as rotinas são fundamentais, para que o tempo que passamos a limpar, seja minimizado, e a limpeza simplificada.
Como em tudo na vida, planear é a chave de ouro. Quando planeamos e anotamos o que tem que ser limpo, ficamos com uma visão mais realista do que tem que ser limpo diariamente, semanalmente e mensalmente.
A falta de tempo é também um fator importante, mas não é contudo, sinónimo de “preguiça”. Por isso procrastinar está fora de questão!
Quando estabelecemos uma rotina, ao fim de um certo tempo, esta entra em piloto automático, tornando-se assim muito mais fácil executá-la.
O primeiro passo a fazer, é elaborar uma lista com tudo o que tem que ser limpo diariamente e outra com o que tem que ser feito semanalmente, para que não se esqueça de nada.
Ao elaborar estas listas, deve ter em atenção, o tempo livre que tem para o fazer (encaixar as tarefas nos tempos livres), e o que tem que ser limpo (depende muito do tamanho da casa).
Outro fator importante, é fazer a distribuição das tarefas entre os dias da semana racionalmente e eficazmente. No início, o melhor mesmo é ir testando e reordenando a lista, de acordo com a sua conveniência até que esta se torne ideal.
Evite acumular ou adiar as limpezas domésticas. Eu sei que é uma valente seca ter que fazer as limpezas domésticas, mas se forem feitas de uma forma continuada e disciplinada, as limpezas não ficam tão cansativas e a casa mantém-se facilmente limpa.
Tenha em atenção a certas tarefas que têm que ser feitas, porque implicam com outras, por exemplo: Dê uma limpadela rápida ao frigorífico no dia anterior às compras.
Dividindo as tarefas semanais pelos dias da semana, evita passar todo o fim-de-semana a limpar.
Nunca se esqueça que a regularidade é essencial, para que consiga manter a casa sempre limpa.
Distribua as limpezas pelo outros membros da família, afinal se todos sujam tem que haver entreajuda.
Por último, mas não menos importante, siga o lema "menos é mais". Seja minimalista e viva com menos coisas para limpar!
Claro que cada pessoa tem que adaptar a rotina à sua casa, e às suas necessidades.
Obrigada por visitar o Blog!
Marlene Borges
Sem comentários:
Enviar um comentário