Quantas vezes já lhe aconteceu, precisar de determinado documento, ou uma conta a pagar, e ter vasculhar uma montanha de papéis para o encontrar? Ou pior ainda, deixá-la espalhada pela casa, e ter que procurar tudo para a encontrar. Tenho a certeza que várias vezes! Daí a importância de organizar devidamente toda a correspondência que lhe entra pela casa dentro.
Imagem retirada da Internet |
Se deixarmos acumular a correspondência durante vários meses, acredite que é uma dor de cabeça depois processar o seu arquivo.
Esta é uma tarefa pouco agradável mas importante. Assim para ter a vida simplificada no que toca à papelada, não se esqueça de a verificar todos os dias.
Veja as dicas e soluções práticas para o fazer:
Deite logo ao lixo folhetos publicitários (que não tenha interesse em manter), e os envelopes das cartas recebidas.
Tenha uma caixa, junto à porta de entrada para a correspondência que chega, desta forma sabe sempre onde estão todos os documentos.
Responda logo às cartas que precisam de resposta, deixar passar prazos de resposta, pode dar imensos problemas e dores de cabeça.
As contas a pagar devem ser guardadas por precaução num lugar visível e anote logo na agenda (ou onde preferir) as datas de pagamento. Deixar passar a data de vencimento das faturas pode causar imensos problemas, desde ter que pagar multas, a ter que se deslocar ao local para as resolver.
Não misture contas com correspondência, para evitar confusão.
Arquive ou guarde em pastas ou micas, pelo menos uma vez de 15 em 15 dias (se quiser pode fazê-lo logo!). Não há nada pior do que arquivar correspondência de vários meses. Ufa! É uma tarefa e cansativa.
Fazer a triagem da correspondência leva só uns minutos, se o fizer diariamente! Faça isso durante algum tempo e depois diga-me o resultado.
Obrigada por seguir o Blog!
Marlene Borges
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