sábado, 7 de março de 2015

Como organizar o frigorífico

Uma boa organização do frigorífico é fundamental para uma correcta conservação dos alimentos e sua higiene. Prefira um frigorífico de classe energética mais eficiente, porque consomem menos energia e são mais amigos do ambiente.




A temperatura do frigorífico, de uma maneira geral, deve variar entre o 0º e os 5º C, variando de acordo com as diferentes zonas do frigorífico. O frio ajuda a conservação dos alimentos e retarda o aparecimento de bactérias, tão prejudiciais à nossa saúde, evitando assim, problemas alimentares.

Não encha demasiado o frigorífico, de modo a deixar o ar circular e não afectar a distribuição da temperatura.

Evite abrir a porta do frigorífico várias vezes, já que isso irá provocar um aumento de temperatura, e por sua vez, um agravamento do consumo eléctrico.
Nunca coloque alimentos ou bebidas quentes dentro do frigorífico, já que isso, também fará agravar o consumo eléctrico.

Nunca coloque latas abertas no frigorífico, podem enferrujar, ponha o que sobrou em recipientes de vidro ou de plástico.

Use e abuse de produtos organizadores transparentes, o seu frigorífico ficará super organizado e visualmente mais bonito.



Retire as embalagens tanto de cartão como de plástico e coloque os alimentos em recipientes de plástico ou vidro, já que estas podem ser um foco de contaminação.

Uma boa dica, que para mim funciona, é retirar os alimentos dos recipientes do supermercado e colocá-los em recipientes de plástico ou vidro com o fundo forrado a papel da cozinha, absorve a humidade.

Não encoste os alimentos ou recipientes às paredes do frigorífico.

Não coloque na mesma prateleira alimentos cozinhados e alimentos crus, os alimentos cozinhados são propícios ao desenvolvimento de bactérias, e tenha-os sempre bem acondicionados.

Nunca coloque tachos e panelas com restos no frigorífico.Os restos dos alimentos cozinhados devem ser guardados fechados (para os cheiros não se misturarem) em recipientes de preferência transparentes para os alimentos ficarem visíveis e quadrados para melhor aproveitamento dos espaços.



Os legumes e frutas devem ser lavados antes de serem colocados no frigorífico e devem ser postos na gaveta do fundo.




As bebidas e condimentos podem ser acondicionadas na porta do frigorífico.




Na prateleira de cima devem ser colocados os lacticínios e derivados (leite, queijos, iogurtes, etc.), é uma das zonas frias do frigorífico.



Nas prateleiras do meio devem ser colocados os ovos, sobras de comidas (devidamente acondicionadas em recipientes fechados), presunto, patês, entre outros.

O peixe o a carne crus, devem ser colocados na prateleira logo a seguir à gaveta dos legumes e frutas, é o sítio mais frio do frigorífico.

É importante lavar o frigorífico pelo menos uma vez de 15 em 15 dias, assim evitará o acumular de alimentos estragados, que como já referi acima, são um foco de contaminação para os outros alimentos.

Espero que tenha gostado, volte sempre.

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário