terça-feira, 26 de abril de 2016

A minha rotina na lavandaria

Ter uma rotina de lavandaria frequente é fundamental, para que não haja acumulação de roupa tanto para lavar como para passar.

Imagem retirada da Internet
A minha lavandaria tem um tamanho razoável que me permite ter tudo organizado de uma maneira funcional e prática, e sem desperdiçar espaços.

Na lavandaria tenho um cesto único para a roupa suja, que chega perfeitamente porque praticamente todos os dias ponho uma máquina de roupa a lavar, porque cá em casa a roupa suja parece que “nasce” de uma forma continuada, ufa!

Aqui vão algumas dicas cá de casa para lavar, secar e passar a roupa, sem perder muito tempo.

Lavagem

Todos os meses ponho a máquina sem roupa a lavar com vinagre e alterno no mês seguinte com lixívia, para que a máquina e a borracha fiquem desinfectadas e limpas.

Nunca sobrecarrego a máquina de lavar com roupa. Deixo sempre uma mão-travessa entre a parte interior de cima da máquina, e a roupa, para que a lavagem seja eficaz.

Sigo sempre as instruções de lavagem dos detergentes. Colocar mais detergente não quer dizer, mais bem lavado!

Lavo as toalhas separadamente das outras roupas. Na sua lavagem uso pouco amaciador e coloco 2 colheres de sopa de vinagre branco, além de deixar as toalhas mais macias ainda retira qualquer vestígio de detergente.

Os panos, toalhas e pegas da cozinha ponho-os primeiro de molho, para os desengordurar, numa solução, veja aqui a "Receita" ,de um dia para o outro e depois lavo-os normalmente com a outra roupa.

Eu nunca junto roupa de cor a lavar com roupa branca (aprendi com os erros!), para não ter azares. Já várias vezes me aconteceu tingir toda a roupa que pus a lavar de cor-de-rosa ou de azul, porque achei que determinada peça cor-de-rosa ou azul não tingiriam, engano meu! Tudo ficou tingido, tendo sido depois uma missão impossível para tentar corrigir o erro. Por isso mesmo, separo a roupa branca da de cor.

Retiro sempre as nódoas antes de colocar seja o que for a lavar (isto é quando estas são visíveis!). Se a nódoa for gordura, molho a peça no sítio da nódoa, ponho um pouco de detergente da cozinha (eu uso Fairy, mas dá qualquer um) e esfrego o local com uma escova de dentes velha, depois coloco-a lavar normalmente. Já me aconteceu estar a passar a ferro (quase a acabar de passar determinada peça) e ver nódoas e ter que por a peça novamente para lavar, é uma grande chatice! Por isso há que verificar as peças antes de as colocar na máquina de lavar.

Secagem

Eu não tenho máquina de secar roupa, não sei bem porquê, mas nunca achei necessário comprar uma. Eu sei que no inverno faz muita falta, mas prefiro usar o desumidificador quando a chuva não para, e assim consigo sem grandes problemas secar a roupa.

Quando o programa da máquina acaba tenho o cuidado de estender logo a roupa.

Quando a estendo, sacudo-a muito bem para tirar os vincos da máquina e ao estendê-la estico-a para quando secar ficar menos amarrotada.

Casacos e camisas coloco-as em cruzetas para secar, além de poupar espaço no estendal, ficam mais fáceis de passar.

Passar a ferro

Passo a ferro uma vez por semana. Com tanta roupa opto por dobrar tudo o que for para dobrar logo que retiro do estendal, de forma a que só fique, no cesto da roupa lavada, a roupa para lavar.

Eu só passo a ferro o que for indispensável passar. Nunca passo roupa interior, toalhas, certas t-shirts, malhas, algumas calças de ganga e panos da louça.

Quando a roupa seca, dobro-a imediatamente e ponho-a no cesto da roupa lavada, assim evita que fique amarrotada.

Há certas t-shirts que bem dobradas não precisam de ser passadas a ferro.

As toalhas cá em casa não são passadas, dobro-as logo que as retiro do estendal, o ferro endurece as fibras.

Quando acabo de passar a ferro tenho o cuidado de retirar a água que fica, para que o ferro não acumule calcário.

Se tem mais dicas para que a rotina da lavandaria seja mais rápida, não deixe de partilhar connosco nos comentários abaixo.

Obrigada,
Marlene Borges

6 comentários:

  1. Parabéns pelas dicas Marlene Borges! Obrigada! Gostei desta ideia do vinagre. E da lixívia. Eu não sabia. Você colica estes produtos nos lugares do sabão e do amaciador? Gostaria que me esclarecesse.
    Se enviar dica por email pode ser para
    anapaulaestevinho@sapo.pt
    Leio sempre os seus posts no face e no blog e gosto muito.
    Parabéns! Sucesso! Obrigada
    Ana Paula Estevinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana Paula,
    Em primeiro lugar quero agradecer-lhes as suas amáveis palavras que tão bem me fazem ao Ego. Segundo quero dizer-lhe que já enviei a resposta para o seu e.mail.
    Um abraço
    Marlene Borges

    ResponderEliminar
  3. Boa noite. Obrigado pelas dicas! Também gostaria de saber onde colocar o vinagre/ lexivia. Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Ainda bem que gostou das dicas. O vinagre/lixívia, deverá ser colocado na gaveta do detergente normal.
      Obrigada pelo seu comentário.
      Um abraço
      Marlene Borges

      Eliminar
  4. Adorei a dica! Obrigada.
    Paula Anastácio Borges

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,
      Fico contente que tenha gostado do post. Esteja atenta ao Blog porque há sempre novas dicas.
      Obrigada por seguir o Blog.
      Marelene Borges

      Eliminar