sexta-feira, 20 de maio de 2016

As vantagens de ter uma casa destralhada

Destralhar é uma “parte” do minimalismo, ou seja viver com menos ou com muito pouco, só o essencial para se viver bem e feliz. Dito desta maneira parece tão fácil e tão simples, o problema é quando deparamos com pessoas que ao contrário de simplificar complicam, tornando as suas vidas infelizes.


Vários estudos feitos sobre esta matéria nos dizem, que pessoas desorganizadas normalmente são pessoas infelizes, que não conseguem controlar ou simplificar a vida, por uma razão ou por outra. São pessoas presas ao passado e consequentemente é-lhes  difícil lidar com o presente.

As vantagens de destralhar são inúmeras. Destralhar é mudar o rumo, é ter na nossa vida só aquilo de que realmente gostamos e precisamos. Destralhar é “minimalizar” os espaços de tudo aquilo que está a mais, que não é usado nem necessário, é algo que traz equilíbrio, liberdade e harmonia à nossa vida.

Hoje em dia o consumismo tomou parte da vida de grande parte das pessoas, hoje somos uma sociedade de consumo exacerbado e muitas das compras que fazemos, fazemo-lo por impulso, compramos por comprar, e desta forma acumulamos imensas coisas que algumas vezes nem são usadas, e como não nos livramos de nada, a acumulação começa e torna a nossa vida difícil de gerir.

Destralhar é a libertação de espaços, que tanto fazem falta hoje em dia, com a redução de espaços nos apartamentos.

Destralhar é simplificar e ganhar tempo!

O que destralhar?
  • Tudo aquilo de que não gosta (esta é fácil);
  • Tudo aquilo que está estragado (também não é muito difícil);
  • Tudo aquilo que tem em duplicado (isto é mais para objectos do que para roupa);
  • Tudo aquilo de que não gosta, mas que teima em guardar porque "pode precisar um dia" (apesar desse dia nunca chegar);
  • Roupa que não lhe serve, mas que tem esperança que um dia venha a servir (entretanto já passou de moda).
Como destralhar?
  • Não há regra específica para se destralhar, mas o método da Marie Kondo pode funcionar para as pessoas muito apegada às coisas materiais, isto é um destralhe radical. Pegar em cada categoria de coisas que temos em casa, por ex: roupa, e de uma só vez destralhar tudo o que tem a ver com essa categoria e depois ir passando para a seguinte.
  • Outra opção é ir destralhando, por divisão. Há um conselho que gostaria de deixar para quem prefere este método, é destralhar a divisão completa duma só vez, não deixar nada por fazer, porque se deixar pequenas coisas, essas pequenas coisas nunca mais serão destralhadas ficarão sempre “rabos-de-palha”. Eu pessoalmente prefiro este método, apesar de concordar que o destralhe radical por categoria dá-nos uma visão mais ampla do que deve ficar e o que deve sair.
  • Tudo aquilo que não quer destralhar por questões sentimentais, o melhor é guardar numa caixa, por exemplo nos arrumos, garagem ou num armário na parte de cima. Com o tempo pode ser que mude de ideias e destralhar uma caixa é bem mais rápido.
Vantagens de destralhar
  • Dá-nos mais espaço;
  • Livramo-nos de tudo aquilo de que não precisamos;
  • Incita a criatividade;
  • Renova o ambiente trazendo energias positivas;
  • Poupa trabalho e tempo desnecessário (já viu o problema que é limpar, por exemplo, o pó com mil e um objetos decorativos):
  • Poupa dinheiro (deixa de comprar por impulso e compra só o necessário);
  • A nossa vida flui de uma forma mais harmoniosa e saudável.
Como pode verificar destralhar é a solução para muitos dos nossos problemas. Comece a destralhar e depois diga-me como se sentiu! Muitas das vezes só precisamos mesmo de um empurrão / incentivo para começar!

 Se gostou não se esqueça de partilhar ou comentar!

Obrigada,

Marlene Borges

2 comentários:

  1. Não podia concordar mais, Marlene.
    Desde que descobri o minimalismo e a simplificação que passei a adorar destralhar. Faz-me bem à alma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafalda,
      A mim aconteceu-me o mesmo. Destralhar é tirar da nossa vida tudo aquilo de que não gostamos e não usamos!
      Um abraço
      Marlene Borges

      Eliminar