segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Casa de banho longe de germes e bactérias

Na sexta-feira não me foi possível publicar um novo post, porque tive uma urgência e fui para o Douro na quinta-feira. Esta semana os posts mantêm-se normalmente, já que só vou de férias a partir do dia 12 de Agosto e durante três semanas. Quero ver se consigo fazer e agendar alguns posts, para que o Blog não fique 3 semanas sem publicações. Entretanto aqui vai o post “casa de banho longe de germes e bactéria” que vem no seguimento do post “cozinha longe de germes e bactérias".

Imagem retirada da Internet
A casa de banho a par com a cozinha, é dos compartimentos da casa com mais germes e bactéria, apesar que segundo alguns especialistas e conforme mencionei no post anterior, a cozinha é ainda mais propícia à proliferação de germes e bactérias do que a casa de banho (quem diria!!!).

Para combater estes seres microscópicos nocivos à nossa saúde, que uma vez invisíveis não temos a noção da quantidade (milhões!!), precisamos de tomar certas precauções e cuidados básicos de limpeza, para que a casa de banho esteja o mais longe possível destes micro-organismos, que podem causar doenças de vários foros, intestinal, dermatológica, etc.

Não nos podemos esquecer que lugares húmidos e quentes são os espaços de eleição para a multiplicação de germes e bactéria. 

Para isso há que ter certos cuidados:

Todos os dias deverá fazer uma limpeza rápida à casa de banho. Semanalmente faça uma limpeza a fundo e troque as toalhas de banho, veja o meu post sobre este assunto AQUI

Sempre que fizer uma descarga do autoclismo, feche a tampa da sanita. Ao fazer-se a descarga espalham-se partículas de água com micro-organismos, que podem contaminar toda a casa de banho. Este ponto é muito importante e nunca se esqueça de o fazer.

Sempre que os azulejos apresentarem vestígios de bolor, limpe-os logo, são o local ideal para a contaminação de bactérias.

Areje todos os dias a casa de banho. A humidade pode provocar o aparecimento de mofo e bolor que promovem o aparecimento de bactérias e fungos. Deixe a porta aberta bastante tempo para que o arejamento seja eficaz. O ideal seria abrir a porta e janela para haver circulação de ar, mas como a maioria das casas de banho não tem janela, pelo menos deixe a porta aberta a casa de banho secar.

Depois do banho deixe a cortina do duche ou banheira aberta, para que não crie bolor e bactérias.

Coloque sempre as toalhas de banho a arejar depois do banho, as toalhas húmidas, podem criar mofo, mau cheiro e bactérias.

Esvazie todos os dias o cesto da roupa suja que está na casa de banho. A humidade torna estas roupas já sujas um lugar perfeito para germes e bactérias.

As toalhas de mão devem ser mudadas a cada dois dias principalmente se forem usadas por vários membros da família. O ideal é cada membro ter a sua própria toalha.

Lave as esponjas de banho com regularidade, as esponjas são lugares perfeitos para criar bactérias, por causa da humidade e pele morta. Tente colocá-las a secar depois do banho.

Troque o lixo todos os dias na casa de banho (reutilize os sacos transparentes da fruta nos baldes do lixo da casa de banho) e lave pelo menos uma vez por semana os baldes com lixívia.

Para manter uma casa de banho saudável e o mais o longe possível de germes e bactéria, basta seguir estes conselhos e assim minimizar o impacto negativo que nos podem trazer à nossa saúde.

Espero que tenha gostado. Deixe a sua opinião sobre este assunto!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário