segunda-feira, 7 de novembro de 2016

6 passos para organizar as finanças em tempos de crise

Com a crise financeira, tornou-se imperativo controlarmos as nossas finanças, para evitar desperdícios e principalmente dívidas, por isso é tão importante criarmos o hábito de poupança e conseguirmos fazer um controlo eficaz, ao nosso orçamento familiar.
Imagem retirada da Internet
Planear o nosso orçamento familiar, é controlar todo o dinheiro que entra e todo o dinheiro que sai. Só desta forma conseguimos com clareza e eficientemente fazer um controlo ao nosso dinheiro.

Não existe fórmula mágica para pouparmos dinheiro, existem sim hábitos reais que nos ajudam a manter equilibrado o nosso orçamento familiar.

Veja abaixo algumas estratégias para poupar, e assim organizar as suas finanças:

Faça um controlo real financeiro

Primeiro temos que ter uma noção exata do dinheiro que entra e o que sai e para isso é necessário anotar todas as despesas que temos ao longo do mês, para vermos onde podemos cortar. Para ser mais fácil, veja o quadro de gastos mensais que fiz em excel (ainda não está com o novo layout, mas em breve farei um novo). Caso não goste de usar o quadro pode sempre optar por anotar as despesas num caderno.

Evite novas dívidas

Como não sabemos o que o futuro nos reserva o melhor mesmo é vivermos com o que temos, e evitar compras descontroladas por impulso e dizer NÃO a novos créditos, principalmente a créditos pessoais, cujas taxas de juro são altíssimas.

Implemente mudanças financeiras de acordo com o seu tipo de vida

Pequenas mudanças fazem toda a diferença. Pode tomar o pequeno-almoço em casa, levar o almoço para o emprego, em vez de ir trabalhar de carro use os transportes públicos (isto claro se for exequível no seu caso), cancelar subscrições de revistas e jornais (pode sempre ler online), etc.

Na alimentação

A alimentação é normalmente onde gastamos mais dinheiro, mas há sempre onde podemos poupar.
Para pouparmos na alimentação é essencial duas coisas, a primeira é fazer um menu semanal e a segunda, é sempre que for às compras levar uma lista de supermercado e segui-la à risca.
Depois é manter a despensa e o frigorífico organizados, para que não haja desperdícios, nem a compra desnecessária de alimentos repetidos.
Reduzir as idas ao supermercado é também uma boa estratégia, porque sempre que lá vamos trazemos sempre algo que não estava na lista e se formos várias vezes por semana, veja só o gasto ao final do mês!

Na roupa

Se tiver um guarda-roupa organizado e destralhado, não comprará por impulso e não comprará peças em duplicado, porque desta forma conseguirá controlar perfeitamente o seu armário. Quantas vezes compramos roupa que fica “escondida” no armário sem ser usada e muitas das vezes ainda com etiqueta de compra?
Pense sempre duas vezes antes de comprar qualquer peça de roupa, diga não às compras por impulso!

Controle os preços

Compre em promoções e sempre que valha a pena. Pesquize preços online ou em folhetos e marque o que quer comprar, mas nunca compre porque está mais barato se esta compra não tiver qualquer utilidade.

Como pode ver, até na parte financeira e na poupança, a organização é fundamental.

Espero que tenha gostado das dicas!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário