quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Como cuidar e guardar as toalhas de banho

As toalhas para que continuem macias, sejam absorventes e durem mais tempo têm que ter cuidados especiais. Agora que chegou o frio, sabe tão bem sair do banho e ter toalhas fofas e macias para nos limparmos.


Como normalmente as toalhas são feitas a partir de fibras naturais, todos os cuidados são poucos para que a sua durabilidade, absorvência e maciez, permaneçam durante o período de vida da toalha.

Uma dica: Quando for comprar toalhas, opte por toalhas 100% algodão com gramagem de preferência acima 500g/m2. Segundo os entendidos o algodão do Egipto é o de melhor qualidade. 

Lavagem

Quando lavar qualquer toalha verifique primeiro as instruções de lavagem e siga-as.

A temperatura ideal para lavar as toalhas é de 40º C. Temperaturas muito altas podem fazer com que as toalhas encolham e fiquem com as fibras estragadas.

Não coloque amaciador em excesso. Amaciador em excesso reduz o poder de absorção. Uma dica de ouro é usar vinagre branco em vez de amaciador, ou se desejar metade amaciador e metade vinagre (é assim que eu faço). O ácido do vinagre neutraliza e retira os restos de detergente.

Não use amaciador nas primeiras três lavagens.

Se as toalhas estiverem muito sujas, junte à lavagem uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Evite o uso de lixívia. Lixívias com cloro danificam as fibras e tornam-nas mais duras.

Secagem e passagem a ferro

Seque as toalhas de preferência sempre à sombra, bem esticadas na corda. Demasiado sol pode endurecer as fibras tornado as toalhas ásperas.

Caso as seque na máquina de secar o melhor é utilizar a função frio, para que as temperaturas não danifiquem as fibras do algodão (esta foi a informação que obtive em vários sites sobre a secagem das toalhas, uma vez que não tenho máquina de secar).

Passagem a ferro é proibida

Como guardá-las

As toalhas a par com a roupa de casa devem ter de preferência um lugar específico, caso o não tenha pode arranjar um cantinho no seu armário, dentro de arcas, debaixo da cama em caixas, o que é preciso e deixá-las práticas e claro à mão.

Cá em casa tenho um armário com prateleiras para as roupas da casa na lavandaria, e é lá que guardo as toalhas devidamente dobradas e etiquetadas.



Imagem Super Organizada

Como dobrá-las para ganhar espaço

1º Dobre a toalha ao meio


Imagens Super Organizada

2º leve a parte lateral até ao centro




3 º leve a outra parte lateral ao centro até formar um rectângulo.



4º Dobre o rectângulo ao meio e já está! Uma toalha bem dobrada e com poupança de espaço, experimente e diga-me o resultado!


Outras dicas:


Depois do banho, coloque a toalha a arejar para não ficar com maus cheiros ou mofo.


Troque as toalhas de banho pelo menos uma vez por semana.

Vá alternando as toalhas, não use sempre as mesmas, desta forma evita o amarelecer dos tecidos e mofo.


As toalhas devem ser lavadas, separadas do resto da roupa.

Espero ter ajudado e não se esqueça de seguir o Blog!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário