quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Vinagre - o super poder na limpeza

Hoje em dia é fundamental preocupar-nos com o meio ambiente e suas alterações negativas, principalmente depois de toda a informação a que temos acesso, sobre este problema.

Os detergentes convencionais podem de facto resolver os problemas de limpeza, mas não há “bela sem senão” porque estes produtos além de serem caros, não são nada ecológicos, e está mais que provado que prejudicam o nosso meio ambiente. 



Contudo, dentro de casa temos produtos que fazem o trabalho dos produtos convencionais de limpeza, muito mais baratos, super ecológicos porque são produtos naturais, eficientes e fáceis de arranjar. São eles, o vinagre branco de álcool, o limão e o bicarbonato de sódio.

Hoje vou falar sobre o super poder do vinagre branco de álcool:

Para manter a máquina da louça e roupa sempre limpas e desinfetadas, coloque 250 ml de vinagre dentro das máquinas e ponha-as a lavar sem roupa / louça a uma temperatura alta.

Para limpar vidros e espelhos, coloque num borrifador metade água e metade vinagre, depois é só borrifar e limpar.

Para tirar o cheiro dos tupperwares, coloque-os de molho numa solução de vinagre e água morna durante 15 minutos.

Use o vinagre como amaciador nas toalhas, além de retirar os resíduos do detergente, torna as toalhas mais macias.

Para desencardir roupa branca deixe-a de molho num balde, numa solução de 5l e um copo de vinagre, depois lave-a normalmente.

Para limpar o colchão, faça uma mistura de água e vinagre (metade/metade). Com uma esponja esfregue a nódoa, cuidado para não encharcar o colchão (o ideal é fazer esta operação no verão).

Para desentupir o bocal do chuveiro, coloque vinagre puro num saco plástico e mergulhe o bocal, prenda o saco ao chuveiro e deixe ficar durante 2 horas, depois é só passar água e este fica desentupido.

Para limpar os bicos do fogão de gás, coloque-os num tacho com água (a tapar) e 4 colheres de vinagre. Deixe ferver por alguns minutos, retire-os, deixe arrefecer e limpe-os sem esforço.

Para limpar o frigorífico, use uma mistura de água e vinagre (metade/metade) nas paredes e prateleiras, desta forma o frigorífico fica desinfetado e sem maus odores.

Para remover a cola dos autocolantes, passe um pano embebido em vinagre. A mancha de cola sai facilmente.

Para remover pastilha elástica da roupa, mergulhe a parte com a pastilha elástica em vinagre quente e esta sairá facilmente.

Para limpar facilmente o micro-ondas coloque um copo de água e um copo de vinagre num recipiente, que possa ir ao micro-ondas. Coloque na potência máxima durante 5 minutos, depois deixe estar mais 3 minutos a porta fechada, de seguida retire o recipiente e limpe o micro-ondas com um pano húmido.

Para remover da parede marcas de lápis e caneta, passe uma esponja embebido em vinagre.

Para impedir que as formigas entrem em casa, pulverize vinagre puro nos peitoris e entradas por onde as formigas possam passar.

Como pode ver o vinagre não é só usado para fins culinários. Estas são só algumas dicas (existem milhentas) de como pode usar o vinagre nas limpezas.

Obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

4 comentários:

  1. olá Marlene!

    Embora nem sempre comente desde que descobri o seu blogue que fiquei fã!
    Adoro as partilhas que faz aqui, sempre tão enriquecedoras.
    Aqui em casa utilizamos bastante o vinagre, e é sem dúvida um dos meus melhores aliados nas limpezas!
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina,
    Desculpe só agora responder, mas passo os fins-de-semana no Douro e só regresso no domingo à noite. De qualquer forma, muito obrigada por seguir o blogue e ainda bem que as minhas partilhas são enriquecedoras. Eu também uso bastante o vinagre nas minha limpezas e além de ser um produto eficiente e barato é também ecológico!

    Beijinhos
    Marlene Borges

    ResponderEliminar
  3. Olá Marlene

    desde que descobri o seu blogue, vejo todos os dias se há um post novo :)
    mas tenho uma dúvida: quando se refere ao vinagre é de que tipo: o de culinária ou aquele que existe de marca branca, na secção de produtos de limpeza?
    bjs e continue sempre assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida,
      Obrigada por seguir o blogue e pelo seu comentário. Eu normalmente faço 3 posts por semana, segundas, quartas e sextas. Relativamente à sua pergunta, pode usar os dois, o que eu uso cá em casa é o vinagre de culinária, mas atenção tem que ser vinagre branco.
      Bjs
      Marlene Borges

      Eliminar