sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Como organizo a minha despensa

Ter uma despensa organizada é essencial, porque é lá que guardamos grande parte dos produtos que usamos para as refeições, sejam elas o pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar. Para facilitar a preparação das refeições de uma forma mais fácil, rápida e eficiente, ter tudo à mão é fundamental.

Hoje em dia podem-se encontrar soluções organizativas fantásticas e a preços bastante razoais, tanto no IKEA como no Leroy Merlin, aki, Deborla e outras, ou mesmo em lojas dos chineses, por isso, não há desculpa para termos a despensa desorganizada.

A minha despensa é um armário com 5 prateleiras, onde consigo organizar todos os alimentos que não vão para o frigorífico. Este armário foi aproveitado do vão da escada. Não é bem a despensa que eu gostaria de ter, mas dá perfeitamente para guardar os alimentos do dia-dia, sem ficar atafulhada.




Na primeira prateleira, guardo em caixas herméticas as massa e bolachas abertas. Como esta prateleira é muito funda, atrás das caixas herméticas consigo organizar as formas para bolos que não cabem na cozinha.


Na segunda prateleira (que também é bastante funda), tenho a máquina de fazer pão, que neste momento praticamente não é usada, mas que convém ter à mão. Em organizadores do IKEA (loja que adoro!) guardo pacotes de bolachas por abrir, chocolates e outras guloseimas e ao fundo tenho uma caixa transparente com as massas por abrir ou que não cabem nos frascos (tenho imensos tipos de massas porque os meus filhos adoram massas).

A partir da terceira prateleira, as prateleiras são pouco fundas. Nestas prateleiras guardo todos os outros alimentos.


Para os enlatados, como são redondos, ficaram lindamente colocados neste prato redondo giratório (de queijos), sempre que preciso de determinado alimento que não está na frente, rodo o prato giratório. Quando não tenho espaço coloco o stock das latas atrás dos organizadores das ementes.

Este recipiente que comprei no IKEA (o do meio e diferente dos outros), é muito funcional e bastante hermético. Já os que comprei no Pingo Doce (os outros da figura), foram baratos e são giros, mas saíram muito fraquinhos e não fecham muito bem, vou ter que comprar mais no IKEA para ir substituindo estes.


Na prateleira de baixo coloco garrafas, leite, sumos, óleo, etc., basicamente os produtos mais pesados.

Sou muito poupadinha no espaço, por isso uso este organizador para colocar os rolos de papel de cozinha (que são grandes e ocupam muito espaço e rolos de papel higiénico extra para a casa de banho de serviço.



Esta é a minha despensa e como eu a organizo!

Aqui vão algumas dicas gerais importantes para manter a despensa em ordem, sem desperdício e organizada :

Use e abuse de soluções organizativas, práticas e sustentáveis.

Agrupe os alimentos por categoria e uso, fica mais fácil localizar cada tipo de alimento.

De preferência coloque os rótulos das embalagens virados para a frente e por ordem de validade. Com esta mudança tão pequena poupará tempo na visualização dos alimentos, é imediato.

O ideal é usar organizadores transparentes para que os alimentos fiquem visíveis.

Coloque os alimentos com a validade mais próxima, em primeiro lugar.

Verifique regularmente a validade dos produtos.

É importante colocar os alimentos mais consumidos ao alcance dos olhos.

Tenha uma lista de compras na porta da despensa, para ir anotando os produtos que acabam. A lista de compras fica praticamente feita e nada fica por comprar.

Caso a sua despensa seja pequena, opte por não fazer grandes stokcs, para que tudo fique organizado e não atafulhado.


Os organizadores herméticos são ideais para guardar massas, arroz, farinha, açúcar, cereais, frutos secos, basicamente todos os alimentos secos. Desta forma os alimentos mantêm-se frescos por mais tempo. 

Se gostar pode etiquetar os organizadores herméticos, cestas, caixas, etc., para que a família saiba onde está cada coisa. Eu normalmente não coloco etiquetas (apesar que acho lindo!), porque não é funcional quando lavamos os frascos (tenho que pensar numa solução viável!).

Coloque na parte de baixo da despensa as bebidas por serem mais pesadas.

Aproveite a porta da despensa para colocar organizadores e ganchos, para assim poupar espaço.


Posto isto, só me falta desejar um excelente fim-de-semana!

Obrigada pela visita!

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário