Uma das coisas que eu detesto é abrir um frigorífico
e ver tudo misturado sem uma ordem lógica, sujidade e alimentos abertos sem
estarem devidamente armazenados. A limpeza e organização do frigorífico são
essenciais, para que os alimentos fiquem bem conservados e em boas condições de higiene.
Frigorífico para mim é como despensa, a sua
organização tem que estar perfeita e devidamente arrumado. No meu frigorífico tenho alguns organizadores transparentes para uma melhor visualização, e para que não tenha, quando for limpar o frigorífico, que tirar produto a produto (é muito mais prático!).
Cada zona do frigorífico tem temperaturas
diferentes, portanto é muito importante o armazenamento de acordo com estas
zonas, para que os alimentos não se estraguem, mantenham o sabor, a textura e
a cor.
Imagem retirada da Internet |
Eu faça uma limpeza mais profunda quando vejo
necessidade para o fazer, mas normalmente é uma vez por mês. Tiro tudo do
frigorífico lavo com vinagre e água quente, seco e devolvo os produtos aos
sítios certos.
Todas as semanas antes das compras semanais
(que normalmente faço à quinta-feira), passo um pano para tirar qualquer
sujidade. Desta forma consigo ter sempre o frigorífico limpo e sem cheiros.
Como conservo e onde coloco os alimentos:
- Sempre que eu abro qualquer produto de charcutaria (queijo, fiambre, chouriços, bacon etc.), tenho o cuidado de o armazenar num tupperware fechado. Isto é, coloco papel de cozinha no fundo do tupperware e só depois é que ponho o alimento, para evitar que os produtos criem bolor tão rápido. Este método funciona bem porque o papel de cozinha absorve a humidade que se cria depois do tupperware estar fechado durante alguns dias. Mudo o papel de cozinha sempre que acho necessário.
- Sempre que abro enlatados e não uso o alimento todo, nunca guardo no frigorífico as latas, guardo em tupperwares fechados. As latas com o frio podem oxidar e passar um sabor desagradável para os alimentos, esta dica é muito importante.
- Proibidíssimo é colocar tachos com comida no frigorífico, além de não ser nada higiénico, pode haver alteração do sabor.
- Na prateleira de cima ponho os iogurtes, os ovos (já lavados), o queijo Mozzarela de búfala (quando aberto, num tupperware) nas prateleiras do meio coloco os produtos de charcutaria e sobras de comida devidamente fechados.
- Nas prateleiras do fundo coloco os produtos que estão em vias de descongelamento e produtos crus, carne, peixe.
- Nas gavetas guardo as frutas e legumes. As cenouras gosto também de as colocar depois de lavadas num tupperware forrado com papel de cozinha, além das cenouras ficarem frescas, dificilmente ficam com bolor e meladas.
- Na porta, guardo o leite as bebidas, os condimentos e temperos, molhos e a manteiga.
- Eu nunca sobrecarrego o frigorífico, para que haja circulação de ar entre os alimentos e assim se mantenham mais frescos.
- Nunca misturo sobras de comida com produtos frescos, uns podem contaminar os outros.
- Uma dica importante é guardar à frente sempre os alimentos com menor prazo de validade.
- Para evitar maus cheiros, coloco um frasco pequeno aberto com bicarbonato de sódio (o bicarbonato absorve os cheiros).
A organização do frigorífico é muito importante,
tanto para a conservação dos alimentos como para a poupança de energia.
Se gostou não se esqueça de partilhar ou comentar!
Obrigada e volte sempre!
Marlene Borges
Erradamente coloca-se o leite depois de aberto na porta do frigorifico, o leite tera que ir para a prateleira do frigorifico, pois a porta e dos sitios onde o frio e menor e como se esta sempre a abrir e a fechar azeda mais depressa o leite.Por isso o meu conselho. Obrigada
ResponderEliminarOlá Paula,
EliminarO que diz é pertinente, mas eu nunca tive o problema de o leite azedar na porta. De qualquer forma fica a dica. Obrigada
Marlene Borges
A dica do papel de cozinha dentro do tupperware é muito boa.
ResponderEliminarMudei de frigorífico há uns dois anos, talvez, e algo interessante que notei de um aparelho para o outro (ambos combinados e ambos da mesma marca) foi que no primeiro frigorífico os legumes conservavam-se em boas condições mesmo estando "soltos" na gaveta de legumes e no segundo só se conservam bem se estiverem dentro das gavetas e num saco plástico. Por que será?
Obrigada pelas sugestões, Marlene.
Olá Mafalda,
EliminarÁs vezes as marcas surpreendem-nos e realmente não tem muita lógica. Eu arranjei esta solução porque cá em casa também os legumes se estragam facilmente, mesmo dentro de sacos plásticos ficam molhados e rapidamente apodrecem. Com esta solução aguentam-se mais tempo.
Obrigada pelo comentário.
Marlene Borges