quarta-feira, 29 de julho de 2015

Como limpar os brinquedos e artigos usados pelos seus filhos pequeninos

Quem tem crianças pequenas ou bebés em casa, sabe que todos os cuidados são poucos para os proteger contra as bactérias e germes nocivos à sua saúde e que são necessários cuidados especiais para manter o ambiente saudável e protegido, principalmente com bebés, porque têm tendência de levar tudo à boca. Tudo isto sem exageros, porque também é importante eles criarem defesas e resistências a estes micro-organismos.



Brinquedos de peluche, de tecido e feltro:
Tem duas opções para os lavar, ou à mão com sabão natural ou na maquina de lavar num programa delicado e usando o mesmo detergente que usa para a roupa (se for bebé) e deixá-los a secar naturalmente e de preferência ao sol (o sol mata as bactérias e germes).
Caso o brinquedo não possa ser lavado limpe-o com um pano e água quente, deixe-o secar naturalmente.

Brinquedos de borracha, plástico e madeira:
Existem também duas opções para os lavar, ou à mão com sabão natural ou na máquina da louça (se os brinquedos forem pequenos o melhor é usar um saco rede para não caírem para o fundo da maquina) e deixe-os secar ao natural, no sol. Se forem usados por outras crianças ou se a criança estiver doente desinfete-os com água oxigenada. Os brinquedos de madeira têm definitivamente que ser lavados à mão com água e sabão.

Biberons, tetinas e chupetas
Os biberons e tetinas deverão ser lavados e esterilizados (se for bebé) cada vez que são usados. Depois de serem usados devem ser lavados com uma escova própria para retirar qualquer vestígio de leite, só depois é que passam pelo processo de esterilização num recipiente próprio para o efeito, fervidos numa panela com água durante 5 minutos ou no micro-ondas durante 3 minutos. Troque as tetinas sempre que achar que estão moles e estragadas.
As chupetas podem também ser esterilizadas conforme os biberons e tetinas. Tenha vários biberons e chupetas ou passará o dia a ferver água para os esterilizar.

Cadeiras do carro e cadeiras de mesa:
O melhor que tem a fazer para as lavar é seguir as instruções de lavagem para não as danificar.

Parques:
Limpe-os periodicamente com uma esponja, água quente e sabão neutro.

Muda fraldas:
Se o colchão muda fraldas for de plástico, limpe-o com álcool para o desinfectar todas as vezes que o usar. Os forros do colchão muda fraldas, devem ser lavados sempre que for necessário e periodicamente na máquina de lavar num programa para roupa delicada.

Berços:
Lave pelo menos uma vez por semana as grades com um pano húmido e sabão natural. O acolchoado de protecção das grades deve ser periodicamente lavado na máquina da roupa num programa para roupa delicada.
Use um protector no colchão para não ter que estar sempre a lavar o colchão. O protector de colchão deve ser mudado aquando a muda da roupa de cama ou sempre que achar necessário.

Bem, estas são algumas dicas depois de um estudo intenso e por experiência própria, mas já longínqua, de como limpar e cuidar dos brinquedos e artigos do seu bebé.

Espero que tenha gostado se sim, não se esqueça de fazer gosto.

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário