quarta-feira, 8 de julho de 2015

Limpeza rápida da cozinha

A cozinha é o compartimento da casa que requer mais arrumação e limpeza, sendo por isso necessário horas e horas para a deixar completamente limpa, arrumada e organizada. As dicas que deixo abaixo são para deixar a cozinha minimamente limpa e arrumada, criando uma rotina diária e que não a fará perder muito tempo.


Comece pela louça, se tiver máquina ponha a louça na máquina, tirando os restos dos pratos e panelas e passando-os por água. Deixe de molho, os tachos e panelas com restos agarrados e meta-os na máquina depois, não tendo máquina então terá que a lavar à mão (deixe-a a escorrer, poupa tempo na secagem).

Guarde o que sobrou da refeição no frigorífico dentro de tupperwares com tampa, nunca os guarde nos tacho, panelas ou em recipientes sem tampa, além de poderem contaminar os outros alimentos, não é nada higiénico.

Guarde tudo o que está fora do lugar dentro dos armários, se guardar sempre os itens no sitio certo e da maneira mais prática, terá sempre tudo organizado dentro dos armários. Os itens que não pertencem à cozinha, meta-os num cesto para não os levar às "pinguinhas (guarde estes itens mais tarde, para não se perder no está a fazer).

Guarde os pequenos electrodomésticos num armário, para deixar os balcões libertos e ter espaço para manusear a comida (além de não ficarem sujos de pó e gordura).

Limpe o fogão com uma esponja que não risque e detergente, não se preocupe com uma limpeza mais profunda deste.

Em seguida limpe os balcões, banca e mesa, utilizando um panos multiusos e detergente da louça, retire o detergente com água.

Tire os lixos (orgânico e reciclável) e leve-os ao contentor respectivo, esta tarefa deve ser feita todos os dias. Ponha novos sacos do lixo nos baldes.

Varra o chão, essencial para tirar o pó ou migalhas que possam ter caído.

A cada dois dias mude os panos, toalhas e pegas da cozinha, pondo-os de molho ver o meu post: Como Lavar os Panos, Toalhas e Pegas de Cozinha, podendo depois juntá-los com a outra roupa na máquina.

Se desejar deixar algum comentário, não hesite em fazê-lo, a sua opinião é muito importante.

Se gostou não se esqueça de fazer gosto!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário