sexta-feira, 13 de maio de 2016

Encontrar um equilíbrio e viver melhor!

Todos nós precisamos de equilíbrio físico e emocional, para podermos viver melhor e mais felizes. Mente sã em corpo são.


Encontrarmos meios que simplifiquem a nossa vida, é fundamental para criarmos condições de bem-estar, que nos levem a uma felicidade sustentável e duradoura. É uma luta que nunca termina, porque todos os dias surgem situações adversas que nos levam muitas vezes a perder o controlo e a criar desequilíbrios emocionais tão fortes que podem levar a que fiquemos doentes. Por outro lado somos muito mais forte do que imaginamos e conseguimos com força de vontade e dedicação fazer coisas que nunca imaginávamos fazer. Por isso mesmo, encontre o seu equilíbrio e viva melhor! Isto é:

Seja organizado – organização facilita o nosso dia-a-dia, dá-nos mais qualidade de vida e dá-nos mais tempo para fazermos aquilo de que mais gostamos. Todos nós somos diferentes, portanto cada um de nós terá que encontrar a sua própria “organização”, para se sentir melhor e mais feliz!

Seja uma pessoa de rotinas - ter rotinas, faz-nos andar com o “piloto automático” ligado, isto é ao criamos hábitos saudáveis tudo flui de uma maneira mais rápida e natural, não precisamos de parar e pensar o que fazer a seguir, simplesmente fazemos, porque a sequência de ações a fazer já está enraizada e já faz parte do nosso dia-a-dia.

Destralhe – Destralhar é crucial para vivermos uma vida mais simples, menos confusa e menos stressante. Destralhar é “minimalizar” os espaços de tudo aquilo que está a mais, que não gostamos ou que não é usado ou que já não tenha qualquer utilidade, é algo que traz equilíbrio e harmonia à nossa vida.

Limpe todos os dias – A casa limpa trás energias positivas e se for limpando conforme suja e todos os dias, limpar torna-se menos penoso. Devagar se vai ao longe!

Arrume todos os dias – Ao arrumar todos os dias consegue manter a casa asseada e desta forma consegue relaxar e ter mais tempo para a família.

Não procrastine – O adiamento, e por sua vez a acumulação de tarefas, é um dos piores inimigos da organização e também de bem-estar. Procrastinar como hábito adquirido é prejudicial, porque nos leva a sentir culpa, desanimo e impotência para fazer algo, que sabemos, mais tarde ou mais cedo terá que ser feito. É adiar o inadiável! Siga o velho provérbio, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje, e será mais feliz.

Leia mais – Ler ajuda a desenvolver a memória e raciocínio, ajuda à concentração e compreensão e estimula a criatividade (só coisas positivas!) Uma casa sem livros é como o corpo sem alma!

Pense positivo – Pensamento positivo é meio caminho andado para o sucesso. É aquela força motivadora que gera pensamentos e atitudes que se vão reflectir de uma forma positiva na nossa vida. Portanto pensamentos positivos sempre!

Durma bem – Dormir bem é essencial para que acorde bem-disposto para enfrentar um novo dia que aí vem, de uma forma calma e serena. Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer.

Beba água – beber água purifica e hidrata o corpo, elimina as toxinas, previne problemas de saúde e faz bem à pele, por isso beba muita água!

Coma bem – Comer bem e de uma forma saudável, traz benefícios ao nosso corpo e ajuda na prevenção de doenças. Comer bem é um meio para se adquirir o bem-estar de que todos precisamos.


Conviva mais com a família e amigos – cultive a amizade. Quando estamos com amigos sentimo-nos mais alegres e felizes, este estado de espírito é fundamental para o equilíbrio tanto físico como emocional. Rir liberta a mente, rejuvenesce, alivia o stress e a ansiedade, por isso sempre que puder ria, uma boa gargalhada é sinónimo de libertação e felicidade!

Faça exercício - O exercício físico melhora a postura, regula o sono e reduz a possibilidade de ter doenças relacionadas com sedentarismo. Se não tem tempo para exercício físico pelo menos ande a pé, a sua saúde agradece!

Espero que tenha gostado do post, se sim não se esqueça de partilhar ou comentar!

Obrigada,
Marlene Borges

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, Marlene!
    Simplificar é o caminho.
    Cada vez mais procuro pôr cada uma destas coisas em prática e os resultados são incríveis.
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafalda,
      Obrigada pelo comentário. Sem duvida que simplificar é o caminho certo para uma vida mais feliz.
      Bjs
      Marlene Borges

      Eliminar