quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Como fazer a mudança da roupa de Verão

Com a chegada do Outono e com as temperaturas a arrefecer, é tempo de fazer a mudança da roupa de verão pela roupa de outono/inverno.
Imagem retirada da Internet
Esta é a altura ideal para retirar tudo do armário e fazer a limpeza sazonal. Para facilitar a limpeza e desinfetá-lo, use um borrifador com álcool e borrife o armário, depois passe um pano seco. A vantagem de usar álcool é que o armário fica praticamente seco e pode quase de imediato guardar a roupa.

Esta é também a altura certa para destralhar a roupa de verão e com isto há duas vantagens:
  • Fica com mais espaço no armário
  • Não precisará de o destralhar na próxima estação de primavera/verão e ficará com o processo muito mais simplificado.

Outra tarefa que não pode ser descurada é a lavagem e secagem da roupa de verão antes de ser guardada, para que não ganhe odores, cheiro a mofo ou bolor. Nunca deve guardar roupa que não esteja devidamente lavada e sem nódoas.

Como a roupa de inverno ocupa muito mais espaço do que a roupa de verão, por causa do volume dos casacos, camisolas grossas e acessórios que ocupam muito espaço, cachecóis, gorros, luvas, etc. é muito importante organizar os espaços de uma forma inteligente e acessível.

Se não destralhou a roupa de inverno quando a guardou na primavera/verão, não se esqueça de o fazer agora por forma a conseguir mais espaço. Tudo o que já não usa, que está estragado, que não lhe serve, descarte e fique só com as peças de que gosta e que lhe ficam bem.

Na minha opinião, e mesmo que tenha espaço no armário, guardar a roupa de verão longe da de inverno, fará com que tenha uma visão generalizada de toda a roupa que pode usar nesse inverno.

Como guardar
Depois de as lavar, o ideal é guardá-las num sítio que não seja húmido (daqui a pouco tempo darei dicas para manter o armário livre de mofo) e de preferência na parte de cima do armário.

Em caixas de tecido para que as roupas possam respirar, o IKEA tem umas caixas que recomendo vivamente. Pode etiquetá-las para melhor identificação.
Imagem site IKEA
Guardando-as em caixas pode dividir em categorias, calças, calções, saias, vestidos, etc. Desta forma caso precise de alguma peça fica mais fácil encontrá-la. Nunca deve guardar roupa e sapatos na mesma caixa.

Os sapatos, chinelos e sandálias precisam de uma boa limpadela antes de serem guardados. As solas e o interior devem ser limpos com um pano húmido e postos ao ar livre para secarem antes de serem guardados.

Os sacos a vácuo são também uma boa opção, porque além de se ganhar espaço, as peças ficam bem organizadas.

Imagem retirada da Internet
Uma ideia que pode aproveitar mas que eu pessoalmente não acho nada prático, é guardar a roupa dentro de malas de viagem, porque se entretanto tivermos que viajar, temos que tirar tudo da mala e depois voltar a guardá-la (este tipo de soluções não funcionam para mim porque simplificar é o meu lema!).

Espero que tenha gostado, se sim não se esqueça de partilhar!

Obrigada,

Marlene Borges

2 comentários:

  1. É verdade, destralhar é a chave.
    Também estou em fase se mudança de estação cá por casa.
    Boas dicas, Marlene.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Olá Mafalda,
    Boa sorte com as mudanças, mas se não fossem estas mudanças sazonais, nunca destralhavamos!
    Beijinhos
    Marlene Borges

    ResponderEliminar