quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Dicas para não se atrasar de manhã, se trabalha fora!

As manhãs são sinónimos de correria e stress principalmente para quem tem filhos pequenos, mas ser pontual é fundamental para que a nossa vida profissional, familiar e até social, corra da melhor forma e com o mínimo de percalços possíveis. A vida já é tão complicada, porquê complicá-la mais. Tudo é muito mais fácil quando nos organizamos.



Eu sempre fui muito pontual e detesto atrasar-me, não sei se foi por ter vivido em Inglaterra quando era nova, e os ingleses primam pela pontualidade, ou por feitio natural. A verdade é que se tudo depender de mim chego sempre a horas (às vezes antes uns minutos) a todos os compromissos, mesmo que para isso tenha que me levantar mais cedo. Eu quando trabalhava chegava sempre mais cedo ao meu emprego, e em nove anos que trabalhei na empresa, nunca cheguei atrasada.

Quando chegamos atrasados damos uma péssima imagem de nós próprios, e por isso é importantíssimo revertermos essa situação com algumas dicas, fáceis de por em prática:

Planeie o dia seguinte na noite anterior, isto é:

Prepare na noite anterior uma lista com os afazeres do dia seguinte.

Verifique a sua agenda, e o que precisa de fazer no dia seguinte, para que nada fique esquecido. Isto só demora 2 minutos, e assim fica com uma ideia geral do que precisa de fazer no dia seguinte. 

Prepare e deixe à mão a roupa que vai vestir, calçado e acessórios (caso tenha filhos pequenos faça o mesmo).

Verifique se tem tudo o que precisa na carteira para o dia seguinte.

Prepare tudo o que precisa para o pequeno-almoço: cereais, taças, canecas, pratos, pão, em suma tudo o que não precisa de frigorífico.

Caso leve o almoço para o emprego, deixe-o preparado na lancheira no frigorífico, (faça a mais e aproveite as sobras do jantar). Faça o mesmo com o seu lanche e o das crianças.

Deixe tudo pronto o mais perto da porta de saída possível, mochilas, carteira, casacos, chaves do carro, etc., para não perder tempo.

Deixe a casa de banho em ordem, para que não perca tempo de manhã, uma vez que é a casa de banho o primeiro sítio para onde vamos quando nos levantamos.

Deixe a sala arrumada à noite, para quando chegar a casa do trabalho ter pelo menos a sala direita (a sala é o cartão de visitas da casa e nunca sabemos quando podemos ter uma visita inesperada).

Tomar banho à noite também simplifica muito as nossas manhãs, por isso, é importante pelo menos as crianças tomarem-no à noite. Se também gostar de tomar banho à noite, melhor ainda, ganha pelo menos 15 minutos.

Durma as horas necessárias para que se sinta descansado quando acordar (as horas de sono são imprescindíveis para um dia com energia).

De manhã:

Estabeleça uma rotina matinal e cumpra-a!

Ponha o despertador uns minutos da hora de levantar, principalmente se gosta de ficar uns minutos na cama antes de se levantar.

Saia mais cedo uns minutos, minutos esses, que podem ser a salvação de todo o dia (como perder o autocarro que veio uns minutos antes do tempo previsto, engarrafamentos imprevisíveis, imprevistos, etc.).

Volte a verificar a agenda do dia, para relembrar o que tem a fazer.

E agora só me falta desejar bom trabalho sem stress mas não se esqueça que imprevistos acontecem!

Obrigada por seguir o blog, a sua visita e comentários são muito importantes!

Marlene Borges

6 comentários:

  1. Excelentes dicas!
    Aproveito para lhe desejar um Santo e Feliz Natal!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina,
    Obrigada! Desejo-lhe também um Bom Natal (cheio de prendinhas!)
    Beijinhos
    Marlene Borges

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Olá,
      Eu sou super pontual, mas parece que não consegui passar esta mensagem aos meus filhos!! Quem sabe quando forem mais velhos possam seguir o meu caminho! Oxalá!
      Muito obrigada pelo seu comentário e espero que tenha um bom Natal e um excelente ano 2017.
      Marlene Borges

      Eliminar
  4. Realmente, planear de véspera faz toda a diferença.
    Sem esse cuidado, nunca sairia de casa (+/-) a horas e, acima de tudo, sairia com os nervos perfeitamente em fanicos!
    É sempre bom lembrar estas dicas, Marlene.
    Beijos e votos de umas excelente festas para ti e para os teus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafalda,
      Mais uma vez obrigada pelo teu comentário certeiro!
      Desejo-te também um bom Natal!
      Beijinhos
      Marlene Borges

      Eliminar