quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Destralhe o seu armário!

Destralhar o armário, pode ser um processo muito chato, até porque isso implica limpá-lo, verificar peça a peça, escolher o que quer ficar, doar ou deitar fora, mas as vantagens depois de destralhado são enormes.
Imagem retirada da Internet

Temos por hábito acumular no nosso armário, tudo e mais alguma coisa: calças que achamos que um dia podemos voltar a usar, sapatos que nos apertam os pés e que não usamos, camisolas cheias de borboto ou estragadas (que teimamos em dizer, é para usar em casa, mas que depois não usamos), enfim uma data de roupa que fica a entulhar o nosso armário sem nenhum fim.

Há quatro desvantagens que se destacam em ter um armário cheio, sem qualquer critério:
  • Falta de espaço de armazenamento.
  • Perdemos a visualização das peças que temos (quantas vezes não encontramos no fundo do armário aquela blusa que já nem nos lembrávamos que existia).
  • Perda de dinheiro, uma vez que muitas das vezes compramos peças repetidas, porque lhes tínhamos perdido o rasto.
  • É difícil encontrar o que queremos usar, no meio de tanta confusão.
Por isso destralhar o armário é uma prioridade e deve ser feito pelo menos duas vezes ao ano. Podemos inclusive, aproveitar a mudança de estação para o fazer. 

Há duas soluções, que pode optar para o fazer:
  • Retirar as roupas do armário por categoria: saias, calças, casacos, etc. Desta forma evita a confusão de ter que tirar tudo do armário de uma só vez, e dá-lhe a possibilidade de ir fazendo aos poucos.
  • Retirar toda a roupa do armário e destralhar a partir daí.
A solução deixo ao seu critério e ambas funcionam, desde que destralhe, claro!

Faça quatro pilhas de roupa: roupa que quer ficar, roupa estragada, roupa para arranjar e a roupa de que está indecisa.

A roupa que quer ficar e que usa muito, não tem nada que saber, é só guardá-la de volta no armário.

Roupa estragada irrecuperável, esta também é fácil, é só deitá-la no lixo (ou reutilizá-la para outros fins), sem pensar duas vezes.

Roupa para arranjar: Sem botões, bainhas descosidas, fechos para mudar, etc. Neste caso é muito importante que a mande efetivamente arranjar, ou corre o risco de ficar com pendentes até à próxima estação!!!

O problema maior, reside nas roupas de que está indecisa, porque acha que um dia (não sabe qual e se este virá!) a pode usar ou que lhe vai fazer falta, apesar de esta estar apertada (porque engordou) ou detestar ver-se com ela, estar completamente fora de moda, ou não gosta da cor, ou pura e simplesmente porque já não usa. O meu conselho para esta categoria é livrar-se dela, sem remorsos ou pena. Acredite nunca mais as vai usar! 

Estas peças podem ser doadas para instituições de caridade, a um familiar ou amigo que goste da(s) peça(s), e que lhes dê uso.

As peças que só usa em certas ocasiões, e muito de vez em quando, tais como, casamentos ou baptizados, guarde-as numa caixa na parte de cima do armário, para não ocuparem espaço, espaço esse que necessita para as roupas do dia-a-dia.

Agora é só meter mãos à obra e começar! Quando acabar vai ter um armário organizado, unicamente com as peças de que gosta e usa, e de fácil de visualização. Vai sentir uma satisfação incrível de libertação, e claro muito mais espaço.

Espero que siga os meus conselhos e destralhe o seu armário!

Caso pretendam posso fazer um post sobre, destralhar a roupa por categoria. Basta para isso deixarem um comentário abaixo.

Obrigada e volte sempre!

Marlene Borges

6 comentários:

  1. Os seus conselhos são muito úteis, mas gostava de saber mais informações sobre o destralhar por categorias. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima,
      Para a semana posso fazer o post. Esteja atenta! Obrigada pelos comentários :)

      Marlene Borges

      Eliminar
  2. Gostei e acredite que retirei daqui 2 "lições": destralhar por categorias e "arrumar" as peças tipo casamento/ eventos especiais. Bem haja!!!! e aguardo esse post :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Margarida,
    Ainda bem que o post foi útil. Para a semana farei o post sobre destralhar por categorias, não o perca! :)

    Obrigada
    Marlene Borges

    ResponderEliminar
  4. Adoro os seus conselhos. Aqui em casa as roupas que já não se usa, vamos vender na feira das velharia. Por muito pouco que se venda, sempre é alguma coisa.
    Obg
    Ana Fernandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Desculpe só agora responder, mas não sei o que se passou mas só agora é que vi o seu comentário (costumo ser avisada no e.mail e desta vez não o fui).
      Obrigada por seguir o blog e fico muito contente que goste dos conselhos que partilho. A ideia de vender as roupas que já não se usem na feira das velharias é muito boa e tudo o que venha dá jeito!
      Marlene Borges

      Eliminar