sexta-feira, 28 de abril de 2017

Ganhe mais tempo no seu dia-a-dia!

Com a correria nos dias de hoje, saber ganhar tempo é uma mais-valia - "tempo é dinheiro". Existem mil e uma razões que nos roubam o nosso precioso tempo, desde a acumulação de tarefas por adiamento, a falta de planeamento, o multitasking, a falta de hábitos corretos, entre outros, e que mostram a nossa incapacidade em gerir o tempo.

Imagem retirada da Internet
Como o tempo é igual para todas as pessoas, podemos assim chegar à conclusão, que sem organização e método, a nossa vida pode ficar um caos. Assim sendo, e para que a nossa vida seja menos sobrecarregada e mais eficiente controlar o tempo é essencial.

Mas nem tudo está perdido, porque podemos sempre tomar as “rédeas” ao tempo e remediar o que está errado na nossa vida. Temos que ser nós a controlar o tempo, e não o contrário.

Veja abaixo algumas dicas fundamentais, para ganhar tempo e ter assim uma vida menos stressada e agitada:

Anote sempre o que tem a fazer no seu dia-a-dia. Desta forma além de garantir que nada fica por fazer, consegue gerir melhor o que tem a fazer. O ideal é (no meu entender) na noite anterior, verificar tudo o que tem que ser feito no dia seguinte, dar continuidade ao que não terminou, e dar baixa no que já está feito.

Prepare a manhã no dia anterior. Arranje a roupa e a dos seus filhos, prepare carteira e mochilas, prepare o que puder relativamente ao pequeno-almoço.

Evite o multitasking. Muitas vezes queremos fazer tudo ao mesmo tempo, que nos perdemos, e pior ainda, nenhuma tarefa fica completa.

Use a regra dos dois minutos. Faça tarefas fáceis e rápidas (cuja duração não seja mais que dois minutos) no momento em que estas acontecem, por exemplo, se usou alguma coisa, guarde-a logo; se sujou algo, limpe logo, e por aí adiante. Como estas tarefas são rápidas, ficam logo feitas e assim não deixamos acumular estas pequenas tarefas que se podem transformar em muitas tarefas e assim perder imenso tempo quando as for fazer.

Limpe um pouco todos os dias. Se conseguir limpar todos os dias um pouco, evita passar o fim-de-semana a limpar em vez de descansar.

Planeie o menu semanal. Fazer um menu semanal ajuda tanto no dia-a-dia, que não faz ideia. Desta forma, além de saber exatamente o que vai cozinhar cada dia, tem a lista de compras simplificada. Anote sempre também quando acabar algum produto, na lista de compras do supermercado.

Saiba as suas prioridades. Quando anotar na agenda / caderno, defina o que é importante e que não pode ser adiado.

Foque-se na tarefa que está a fazer. Nada pior do que não conseguir concentrar-se no que está a fazer. Interrupções fazem-nos perder tempo e concentração.

Use tudo ao seu alcance para facilitar o seu dia-a-dia, tanto a nível profissional como doméstico. Hoje em dia com a tecnologia que temos, com novos produtos mais eficazes e funcionais, que quem não aproveita, fica para trás.

Concentre a correspondência e papéis num só sítio. Assim, não perde tempo à procura de algum documento que precise, e sabe sempre onde procurar. Eu tenho uma caixa junto à entrada, onde guardo todos os documentos, antes de os arquivar.

Tenha o sono em dia. A falta de descanso faz com que o nosso relógio biológico fique desregulado, fazendo com que fiquemos mais “lentos” e desconcentrados, o que leva a uma maior perda de tempo.

Crie hábitos, que ajudem no dia-a-dia. Como por exemplo: depois do banho, passe o chuveiro para tirar os pelos e cabelos; vá arrumando enquanto cozinha; faça a cama pela manhã; não deixe roupa espalhada; coloque logo a roupa suja no cesto; organize a casa de uma forma prática e funcional; o que é mais usado deve ficar acessível; não acumule e descarte o que não usa; levante-se logo que o despertador toque, etc. Ao criar hábitos que joguem a seu favor, está a ganhar tempo valiosíssimo.

Estas são algumas dicas, que podem ajudar e muito a organizar e controlar o tempo, que dispomos no nosso dia-a-dia.

Partilhe connosco outras dicas que ache importante nos comentários abaixo.

Obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário