terça-feira, 18 de abril de 2017

Limpe a casa de uma forma eficiente e rápida

Limpar é daquelas tarefas que quase toda a gente detesta. Para facilitar a mesma, existem certas dicas gerais imprescindíveis, para que limpar demore menos tempo e seja feito duma forma eficiente.

Imagem retirada da Internet
Estas dicas gerais são muito importantes, para quem não gosta de limpar e perder tempo, mas que gosta de ter a casa limpa.

Portanto, se é como eu e detesta limpar, veja as dicas abaixo:

Planear - Para que a limpeza funcione é necessário fazer um planeamento diário e semanal, para que nada fique esquecido. Criar rotinas e hábitos de limpeza fazem-nos andar com o piloto automático ligado, sendo assim, muito mais rápido limpar, porque já sabemos o que temos que limpar. Por isso não se esqueça e faça guias de limpeza que ajudem nas limpezas.

Ponha a casa em ordem – Antes de limpar seja o que for, retire tudo o que está espalhado pela casa (use um cesto ou caixa para facilitar esta operação) e coloque nos devidos lugares. O ideal mesmo é criar o hábito de usar, guardar logo de seguida! Desta forma não há acumulação de objetos espalhados pela casa e torna-se mais rápido limpar.

Faça um pouco todos os dias – Para que os fins-de-semana não sejam um pesadelo (em vez de momentos de lazer!), faça um pouco todos os dias, nem que dedique só alguns minutos do seu dia a limpar. O importante é focarmo-nos no que estamos a limpar, para que seja mais rápido. A acumulação de lixo e objetos fora do lugar é um mau hábito, que nos faz perder um tempo precioso, que poderia ser gasto a limpar.

Prepare a limpeza – Preparar todos os produtos de limpeza que vai usar é uma mais-valia no tempo e esforço, porque desta forma temos a certeza que não vamos andar de trás para a frente, para ir buscar algum produto esquecido. Outra coisa importante é munir-se com produtos eficazes. 

Seja minimalista na decoração – Quantos mais adornos decorativos e móveis tiver, mais tem que limpar, por isso siga o lema menos é mais. Não imagina o tempo que ganha ao seguir este lema, além que a casa com muitos móveis e adornos fica visualmente confusa e atafulha o ambiente.

Limpe da esquerda para a direita e de cima para baixo – Desta forma, tudo fica devidamente limpo.

Diminua o tempo da limpeza – Pequenos hábitos fazem grandes diferenças. Por exemplo, enquanto cozinha vá arrumando o que suja, no fim arrumar a cozinha é “canja”, passe sempre o chuveiro depois do duche para evitar aqueles pelos e cabelos que ficam no chão e que dão um péssimo aspeto, etc. São pequenas coisas que facilitam e muito a limpeza.

Se sujou, limpe logo – Limpar logo o que suja é uma regra de ouro, para manter a casa limpa e desta forma evitar dores de cabeça mais tarde para retirar uma nódoa ressequida e impregnada.

Claro que estas dicas, têm que ser adaptadas a cada casa e às suas necessidades.

Obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário