segunda-feira, 2 de maio de 2016

Mantenha as gavetas organizadas

As gavetas podem albergar mil e um objectos, pequenos e grandes, portanto é essencial aproveitar ao máximo os espaços, e estarem devidamente organizadas com organizadores separadores para que logo, logo não esteja tudo desordenado novamente. É aqui que está a raiz do problema! A falta de espaço é inimiga da organização e se não conseguirmos otimizar os espaços, então as coisas pioram.

Aqui vão algumas dicas para que este problema seja resolvido e possa ter as suas gavetas “super organizadas”.

Claro que é fundamental, antes de qualquer processo de organização, destralhar, destralhar……..

Destralhar, ponto que batalho, sempre que o assunto é organização e é um mal de que eu não sofro, porque para mim é muito fácil destralhar. A resistência que encontro cá em casa é da parte do meu marido e filhos. Acham sempre que determinado objeto ainda vai dar jeito um dia, e aí há a acumulação de objetos que leva à desordem, é um círculo vicioso difícil de combater. Portanto a única forma que eu encontrei para combater este problema é manter tudo o que está sobre a minha alçada, organizado. O resto deixo para eles organizarem quando quiserem, mas com uma condição, que eu não veja! (fecho a porta dos quartos!)

Destralhar, isto é acabar com todos os objetos que estão a mais, que estão estragados ou que já não tenham utilidade, mas que estão a ocupar espaços preciosos (hoje em dia a falta de espaço é um grande problema) de outros objetos em uso.

Portanto, faça uma revisão profunda a cada gaveta, e vá retirando tudo o que é tralha, não precisa de o fazer de uma só vez, vá fazendo conforme tem disponibilidade, mas faça!

Separe por categorias, principalmente se as gavetas ou gavetões forem grandes, separando cada categoria com organizadores. Nunca junte vários tipos de objetos na mesma gaveta a não ser que estejam devidamente organizados. Além de facilitar a organização, sabemos sempre onde procurar determinado objeto.
Sempre que possível guarde nas gavetas, roupas ou até mesmo objetos verticalmente, para que tudo seja visível e ganhe mais espaço. Evite fazer pilhas, porque para além das peças do fundo quase não serem usadas, porque não se vêm, ao tirar uma peça do fundo da pilha, corre o risco de desarrumar as outras.
Separe por cor, o armário fica mais harmonioso e é mais fácil encontrar o que procura.


Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Use e abuse de produtos organizadores, os produtos organizadores são os melhores amigos da organização e sem estes as gavetas tornar-se-iam um verdadeiro caos e a visualização do seu conteúdo seria impossível. Não precisa de comprar organizadores caros, seja criativa e use o que tem em casa. Caixas de bombons transparentes, cestas, caixas de sapatos, frascos, caixas de cereais recortadas, caixas de gelados, caixinhas de papelão, organizadores de talheres ou fazer divisórias em papelão de acordo com as suas necessidades. A necessidade aguça o engenho! Estas divisórias são versáteis e muito práticas porque as faz conforme os objetos a guardar. Aqui vão alguns bons exemplos da reciclagem na organização.


Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet
Dos objetos maiores para os mais pequenos, de forma que consiga visualizar todos os objetos e estes estejam de fácil acesso.

Dobre as peças do mesmo tamanho, use uma revista ou uma folha A4 dura como molde, para que ficam todas padronizadas.
Imagem retirada da Internet
Nunca se esqueça que quando usar determinado objeto, deverá devolve-lo ao seu sítio de origem, assim terá a certeza que não ficará perdido.

Manter tudo em ordem é muito mais fácil do que organizar. Ao fazer da organização um hábito, consegue manter sempre as gavetas organizadas e arrumadas.

Com estas dicas, fecho o post. Espero ter-lhe dado algumas boas ideias, para organizar as suas gavetas!

Se gostou não se esqueça de partilhar, obrigada e volte sempre!


Marlene Borges

7 comentários:

  1. Mais uma vez excelente e muito útil! Obrigada Marlene! Eu uso as caixas de bombons transparentes para colocar bijuterias e acho excelente! ! Fica super organizado! Obrigada! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Marlene! Mais uma vez excelente dica! Uso as caixas de bombons transparentes para colocar as Bijoux e ficam organizadas. Obrigada. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Paula,
      Ainda bem que foram dicas úteis. Eu uso as caixas de bombons transparentes no gaveteiro da casa de banho, com cotonetes, discos de algodão, artigos das unhas, etc. reciclar é ter criatividade e a baixo preço! Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Marlene.
    Descobri o seu blogue recentemente.
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Este post tem ideias fabulosas. Efetivamente, organizar gavetas é sempre um grande desafio.
    Vou por algumas destas dicas em prática, sobretudo nas gavetas da miudagem.
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafalda,
      Obrigada pelo seu comentário tão simpático, e ainda bem que as dicas foram úteis. Continue atenta ao Blog porque há sempre dicas novas, seja bem-vinda!
      Marlene Borges

      Eliminar
  4. Muito bom ! Obrigada pelas dicas. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Aurenice!
      Ainda bem que gostou das dicas!
      Obrigada.
      Marlene Borges

      Eliminar