segunda-feira, 9 de março de 2015

Como organizar maquiagem

Este post é um pouco diferente do que eu tenho escrito no blog, mas não deixa de ser organização (a minha paixão).

Maquilhagem! Assunto que a maioria das mulheres gosta, por isso é tão importante a organização da mesma, de uma maneira prática e agrupada, para então, ter a noção exacta do que se tem.

Ter um cantinho da maquilhagem é importante na hora de se arranjar. O sítio ideal para guardar a sua maquilhagem é no quarto, de preferência em um móvel próprio para maquilhagem, caso não o tenha, deixe-as arrumadas em gavetas, em prateleiras ou em cima de uma cómoda, mas nunca perto da luz solar.



Existem no mercado mil e uma soluções para guardar as suas maquilhagens, umas mais caras e outras mais baratas e outras que podem ser improvisadas por si, por isso é só perder algum tempo a procurar ou a improvisar, mas acredite que vai valer a pena, quando olhar e ver que estão lindas e organizadas.


Organizador de maquilhagem giratório, muito prático e é mais fácil procurar as maquilhagens.



Em gavetas ou carrinhos de acrílico, vejam só a arrumação!



Organizadores de acrílico com divisórias, torna mais fácil a sua visualização é bastante prático e fica lindo.



 Em necessaires, fica organizado e pronto a viajar!




Para batons, prático, lindo e ficam super organizados.





Se decidir improvisar, aqui vão algumas ideias!







Para lápis e pincéis, super fácil de fazer em casa.





Para vernizes, simples de improvisar!



Evite pôr a maquilhagem na casa de banho, a humidade e as mudanças de temperatura podem alterar a sua composição e estragá-las. Pode contudo, ter um organizador pequeno na casa de banho só com as maquilhagens que usa diariamente (se usar a casa de banho para se maquilhar).

Importante ir verificando os prazos de validade, se deitar fora a caixa do produto com a validade, cole debaixo uma etiqueta com a mesma.

Lave os pincéis e esponjas com regularidade. Brevemente darei dicas, como lavar os seus pincéis e esponjas.

Espero que tenha gostado.

Obrigada,

Marlene Borges

sábado, 7 de março de 2015

Como organizar o frigorífico

Uma boa organização do frigorífico é fundamental para uma correcta conservação dos alimentos e sua higiene. Prefira um frigorífico de classe energética mais eficiente, porque consomem menos energia e são mais amigos do ambiente.




A temperatura do frigorífico, de uma maneira geral, deve variar entre o 0º e os 5º C, variando de acordo com as diferentes zonas do frigorífico. O frio ajuda a conservação dos alimentos e retarda o aparecimento de bactérias, tão prejudiciais à nossa saúde, evitando assim, problemas alimentares.

Não encha demasiado o frigorífico, de modo a deixar o ar circular e não afectar a distribuição da temperatura.

Evite abrir a porta do frigorífico várias vezes, já que isso irá provocar um aumento de temperatura, e por sua vez, um agravamento do consumo eléctrico.
Nunca coloque alimentos ou bebidas quentes dentro do frigorífico, já que isso, também fará agravar o consumo eléctrico.

Nunca coloque latas abertas no frigorífico, podem enferrujar, ponha o que sobrou em recipientes de vidro ou de plástico.

Use e abuse de produtos organizadores transparentes, o seu frigorífico ficará super organizado e visualmente mais bonito.



Retire as embalagens tanto de cartão como de plástico e coloque os alimentos em recipientes de plástico ou vidro, já que estas podem ser um foco de contaminação.

Uma boa dica, que para mim funciona, é retirar os alimentos dos recipientes do supermercado e colocá-los em recipientes de plástico ou vidro com o fundo forrado a papel da cozinha, absorve a humidade.

Não encoste os alimentos ou recipientes às paredes do frigorífico.

Não coloque na mesma prateleira alimentos cozinhados e alimentos crus, os alimentos cozinhados são propícios ao desenvolvimento de bactérias, e tenha-os sempre bem acondicionados.

Nunca coloque tachos e panelas com restos no frigorífico.Os restos dos alimentos cozinhados devem ser guardados fechados (para os cheiros não se misturarem) em recipientes de preferência transparentes para os alimentos ficarem visíveis e quadrados para melhor aproveitamento dos espaços.



Os legumes e frutas devem ser lavados antes de serem colocados no frigorífico e devem ser postos na gaveta do fundo.




As bebidas e condimentos podem ser acondicionadas na porta do frigorífico.




Na prateleira de cima devem ser colocados os lacticínios e derivados (leite, queijos, iogurtes, etc.), é uma das zonas frias do frigorífico.



Nas prateleiras do meio devem ser colocados os ovos, sobras de comidas (devidamente acondicionadas em recipientes fechados), presunto, patês, entre outros.

O peixe o a carne crus, devem ser colocados na prateleira logo a seguir à gaveta dos legumes e frutas, é o sítio mais frio do frigorífico.

É importante lavar o frigorífico pelo menos uma vez de 15 em 15 dias, assim evitará o acumular de alimentos estragados, que como já referi acima, são um foco de contaminação para os outros alimentos.

Espero que tenha gostado, volte sempre.

Obrigada,

Marlene Borges

sexta-feira, 6 de março de 2015

Como gerir e organizar o orçamento familiar

Gerir o orçamento familiar em tempo de crise e com o desemprego que existe, é um verdadeiro malabarismo. As pessoas mesmo que queiram poupar, o orçamento já é tão curto que se torna realmente difícil, senão impossível.

De qualquer forma é importante saber gerir o orçamento que temos, para que as finanças não entrem em ruptura e aí sim, estamos em mãos lençóis!


O primeiro passo a fazer, é elaborar o orçamento mensal, seja no computador numa folha de excel ou em papel e usar uma calculadora (dá mais trabalho mas vale a pena o esforço), colocar numa coluna, os montantes que recebe mensalmente e noutra coluna, as despesas fixas mensais, assim fazendo o cálculo (retirando ao que recebe mensalmente todas as despesas fixas) saberá exactamente com quanto dinheiro ficará no final do mês para as despesas não fixas, comida, roupa, cafés, etc.

Não se esqueça de adicionar nos meses respectivos as despesas, do seguro do carro, IMI, imposto automóvel, etc.

Deverá também anotar os gastos com as despesas não fixas, claro que é uma chatice e trabalhoso, mas só assim consegue ver no que é que pode cortar (caso tenha que o fazer) e onde fazer as mudanças necessárias.

Este orçamento familiar escrito irá ajudá-lo a controlar os gastos e a fazer uma gestão financeira correcta do seu orçamento mensal.

Nunca gaste mais do que recebe, para se chegar ao final do mês é preciso disciplina financeira e saber fazer as melhores opções.

Se usar cartão de crédito pague-o na totalidade no final de cada mês, os juros são altíssimos e quando der por ela, o débito no cartão de crédito será enorme e será mais difícil controla-lo, é como uma bola de neve a descer uma montanha, cada vez será maior.

Controle sempre os cheques que passa, anotando-os de seguida no orçamento mensal escrito, é dinheiro que já não existe, apesar de ainda estar na conta.

Pense sempre duas vezes antes de comprar certas coisas, não compre por comprar. É preciso ter consciência e consumir menos, o dinheiro infelizmente não estica.

Pague sempre as contas no dia do vencimento, os juros por não as pagar são altos e só dão chatices.

Tente poupar (claro se puder) nem que seja pouquinho “grão a grão enche a galinha o papo”, vai ficar mais motivada ao ver a poupança crescer e dar-lhe-à ânimo para poupar ainda mais. Tenha objectivos em mente que lhe dêem força, para conseguir atingir esses mesmos objectivos.

Espero que tenha gostado, se gostou não se esqueça de fazer gosto!

Obrigada,

Marlene Borges

quinta-feira, 5 de março de 2015

Como organizar a rotina de limpeza da casa de banho

A casa de banho é sem dúvidas o compartimento da casa (assim como a cozinha) onde imperam mais germes e necessita de limpeza mais profunda e com mais frequência.

Se fizer uma limpeza rápida todos os dias, a limpeza semanal é muito mais rápida e menos desgastante. Eu como não gosto nada de a limpar, acho que o método da limpeza rápida todos os dias simplifica bastante a limpeza semanal.


O que deverá fazer todos os dias:
  • Limpe o lavatório rapidamente, nem que seja depois de lavar os dentes passar a mão com um pouco de sabonete liquido (caso não tenha tempo para mais).
  • Ponha desinfectante na sanita e passe uma toalhita (próprias para casa de banho) na tampa.
  • Passe o chuveiro na banheira ou no duche para tirar os cabelos e pêlos.
  • Dê uma limpadela rápida ao espelho
  • Ponha as toalhas depois do banho para secarem, senão corre o risco de ficarem a cheirar a mofo.
  • Tire o lixo
  • Aspirar ou varrer o chão


O que deverá fazer semanalmente
  • Limpar a fundo o lavatório, sanita, banheira ou duche com detergente. Descobri recentemente um detergente em spray da Marca Ultra do Pingo doce – Spray com lixívia (também dá para a cozinha), óptimo, super fácil de aplicar, deixar actuar alguns minutos e depois é só passar o esfregão, recomendo. Se a sua bancada do lavatório for de mármore, não utilize nesta o spray com lixívia, pode manchar.
  • Mudar as toalhas, tapetes e saídas de banho.
  • Limpar os azulejos junto à banheira ou duche
  • Limpar espelhos e vidro do duche.
  • Aspirar ou varrer o chão e lavá-lo com a esfregona.
  • Seja minimalista na casa de banho e terá menos coisas para limpar, deixe só o necessário em cima da bancada, prateleiras ou armários.
  • Se tiver espaço na casa de banho, deixe um cesto com alguns panos e produtos de limpeza.
  • Não guarde remédios na casa de banho, podem ficar alterados por causa da humidade.
Pode certamente, para não deixar acumular a limpeza num só dia, ir fazendo um pouco todos os dias “devagar se vai ao longe”.

Espero ter ajudado a agilizar a limpeza da casa de banho.

Se gostou faça gosto!

Obrigada,

Marlene Borges

terça-feira, 3 de março de 2015

Como acabar com a desordem

Para acabar com a desordem é necessário perder tempo, tempo esse, que depois será recuperado com o resultado final. A organização trás satisfação, paz interior e dá-nos força para continuar com a nossa vida. Dá-nos o espaço onde achamos que já não haveria!


A desordem traz-nos várias consequências negativas:
  • O desânimo, uma vez que temos a noção da desordem e sentimos a necessidade de nos organizarmos (não acredito que haja pessoas que gostem de ser desorganizadas).
  • O mau aproveitamento do espaço que temos (que hoje em dia cada vez é menor).
  • A perda de tempo á procura do objecto deixado sabe-se lá onde! (tempo é dinheiro).
Para acabar ou pelos menos ajudar a minorar as consequências negativas da desordem, aqui vão algumas dicas importantes para acabar com a mesma.  

Não tenha coisas que não usa mas que acha que vai usar um dia, só vai ocupar lugar e ganhar pó. Quem já não comprou uma peça de roupa que praticamente nunca usou!

Nunca guarde diferentes artigos num lugar só, cria desordem. É muito importante agrupar por categorias, assim saberá exactamente onde as coisas estão.

Não tenha coisas que não tenham um lugar específico para serem guardadas. Aquela coisa com que estamos sempre a embarrar mas não sabemos onde guardar e que vamos deixando, deixando para mais tarde arrumar, isso quer dizer que temos coisas a mais. É importante priorizar as coisas.

Faça um pouco todos os dias, assim não se sentirá cansado e desanimado, pequenos passos fazem a diferença.

Não tenha muitas coisas num compartimento pequeno. Vai sentir a sensação de claustrofobia e atafulhamento. É importante diminuir a quantidade de coisas de acordo com o ambiente e gerar um equilíbrio entre eles. Seja minimalista, viva com menos.

Não compre coisas por impulso, compre só o que é realmente necessário.

Recicle, doe ou deite fora o que não lhe é útil.

Espero ter ajudado a manter a desordem fora da sua vida.

Obrigada,

Marlene Borges

segunda-feira, 2 de março de 2015

Como organizar a despensa

Quem não adora ter uma despensa prática, organizada e linda. Penso que todas as pessoas, apesar da despensa ser um lugar onde muitas vezes a desordem perdura, por ser “visitada” por todos os membros da família (e nem sempre todos são organizados). As despensas tendem com o tempo a serem cada vez mais pequenas, mas isso não pode ser sinónimo de desarrumação e desordem.

Selecionei algumas despensas que considero perfeitas e que a ajudarão a organizar a sua, deixá-la mais bonita e fundamentalmente mais prática. Inspirem-se!

É importante agrupar os mantimentos e não dispersá-los, fica mais fácil de encontrar o que procura.

Os produtos mais usados devem ficar na frente, ao nível dos olhos.

Os produtos mais pesados devem ficar nas prateleiras de baixo.

Coloque os produtos em fileiras, fica super bem e muito organizado.



Tem falta de espaço, opte por colocar ganchos e acessórios organizadores na porta da despensa, assim como pendurar na porta uma caneta e um bloco para escrever os mantimentos em falta.






Se optar por guardar os mantimentos em caixas, tente usar as herméticas, estes ficam frescos por mais tempo e não se esqueça de colocar uma etiqueta com a validade. Pode também etiquetá-las com o nome do mantimento.




As prateleiras são uma boa solução, para deixar a sua despensa super organizada e com os produtos sempre à mão, seja num móvel fora da cozinha, na cozinha ou numa despensa compartimento.


 





Forrar as paredes da despensa ou mesmo as prateleiras, fica sempre bonito e mais fácil de limpar.



Tem pouco espaço, use um móvel com gavetas ou um móvel fininho.







Os acessórios organizadores são um elemento fundamental para organizar a sua despensa.













Pequena, contudo organizada.



Use e abuse de organizadores de meter nas prateleiras, ganha espaço.



Dica Importante: os produtos com validade mais longa devem ficar atrás.

Espero que tenha ficado inspirado.

Obrigada,

Marlene Borges