quinta-feira, 16 de abril de 2015

Facilite a sua vida planeando a sua semana

Para facilitar a sua semana, planeá-la, ajudará com toda a certeza a ter a sua vida mais simplificada e organizada. Há pessoas que também gostam de planear o dia-a-dia (eu sou uma delas), o que é muito benéfico (obriga-o a todos os dias fazer a lista do dia seguinte, seja mentalmente ou escrevendo, o que para algumas pessoas, é muito complicado) mas se não for o seu caso, tente planear pelo menos a semana. 



O Domingo (dia da preguiça e onde nada se passa) durante uma hora escreva num papel ou no computador, uma lista ou guia do que deverá ser feito nessa semana, priorizando as tarefas mais importantes. Ao planear a lista, por si só já o obriga a rever tudo o que terá que fazer e assim não se esquece de nada. Planear é também organizar.



Veja a sua agenda e anote na lista todos os compromissos, idas ao médico, saídas, almoços, compras, etc.

Ponha na lista as tarefas domésticas a fazer, não importa o dia.

Reveja o que deveria ter sido feito e foi adiado e veja se consegue encaixar essa tarefa nessa semana, tente não protelar muito, aquilo que vai adiando (alguma vez terá que ser feito).

Na lista, opte por colocar o que tem a fazer por prioridades, flexibilizando o que não tem dia certo para fazer. Há coisas que pensamos fazer no dia tal, mas não conseguimos, ou por falta de tempo ou de disposição, mas que é importante fazer nessa semana, por isso as prioridades são importantes.

Faça a lista de compras semanalmente. Ir ao supermercado várias vezes na semana fará com que gaste mais dinheiro (compramos sempre mais do queríamos) e tempo.

Planeie as refeições, não terá dor de cabeça a pensar todos os dias o que vai cozinhar.

Imprevistos existem, portanto conte com isso.

Este planeamento semanal mais genérico não invalida o planeamento diário em que organizamos o dia seguinte, que para mim é muito importante, pois facilita e agiliza o dia-a-dia. Veja também o post Como Organizar a Rotina Doméstica no Dia-a-dia.

Espero tê-lo ajudado de alguma forma, mas lembre-se se conseguir planear a sua semana e o dia-a-dia (de preferência) começará a conhecer melhor as suas rotinas e criará novos hábitos de organização.

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário