segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Como cuidar das toalhas de banho no dia-a-dia

Todas as pessoas gostam de toalhas macias e a cheirar bem (eu adoro!), para que estas assim fiquem e pareçam toalhas de hotel, não basta lavá-las na máquina como lava o resto da roupa. Há cuidados especiais a ter, por isso veja as dicas abaixo.


Regra importante, sempre que usar as toalhas de banho, ponha-as a arejar para não ficarem com o cheiro desagradável a mofo.

Evite usar o detergente em excesso, as fibras ficam mais duras.

Use muito pouco amaciador ou nenhum de preferência. Muito amaciador pode provocar mofo e ficam menos absorventes. Use o vinagre de álcool branco, que faz com que as fibras fiquem mais absorventes e macias, acredite que é verdade, com a utilização contínua do vinagre como amaciador as toalhas vão ficar mais macias (é o que eu uso cá em casa e noto que as toalhas cada vez ficam mais fofas). Caso fique renitente em usar só vinagre, use metade amaciador e metade vinagre. O vinagre também faz com que os restos de detergente desapareçam.

Para desencardir as toalhas, use na lavagem 1 colher bem cheia de sopa de bicarbonato de sódio (eu uso sempre bicarbonato nas toalhas brancas para as desinfectar e desencardir).

Nunca use o bicarbonato de sódio e vinagre juntos, uma vez que juntos anulam-se. Use o bicarbonato na lavagem e no ao enxaguar use o vinagre.

Nunca deixe as toalhas de molho muito tempo, ficam com um cheiro desagradável, se alguma toalha tiver nódoas trate só a nódoa.

Seque as toalhas ao ar livre, mas na sombra, ao sol as fibras ficam ressequidas e ficam ásperas. Sacuda bem antes de as pendurar para soltar as fibras e pendure-as pelo meio para não ficarem com marcas.

Se tiver máquina de secar use-a para secar as toalhas ficam macias e cheirosas.

Nunca passe a ferro as toalhas, o calor do ferro endurece as fibras e as toalhas perdem a sua maciez.

Nunca as guarde sem estarem completamente secas ou corre o risco de ficarem com bolor e aquele cheiro horrível.

Para ficarem mais cheirosas, depois de secas borrife-as com água de passar a ferro com cheiro (compre em supermercados), mas não exagere e se sentir que a toalha ficou húmida, aguarde que seque só depois pode guardá-la, pode também optar por pôr no armário sacos de cheiro que podem ser comprados em supermercados.

Troque as toalhas pelo menos uma vez por semana (duas é o ideal, principalmente se as toalhas forem brancas, assim não ficam encardidas).

Quando comprar toalhas novas ponha-as de molho (pouco tempo) em água e 3 colheres de bicarbonato de sódio, bem diluído. A toalha deverá ficar completamente coberta pela água. Depois lave-a na maquina como normalmente, mas sem amaciador.

Evite guardar toalhas na casa de banho por causa da humidade e vá alternando as toalhas para serem todas usadas.

Espero que tenha ajudado com as dicas.

Se gostou não se esqueça de fazer gosto.

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário