segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Organizar o regresso dos seus filhos à escola

Com a chegada do regresso à escola, é muito importante reorganizar a rotina diária para que a criança se integre sem nenhum problema e é aqui que os horários são essenciais. A criança deve descansar as horas necessárias para ter um bom desempenho escolar. 

A mudança das férias para as aulas deve ser feita de maneira gradual e atempadamente, para que a criança não se sinta pressionada e ache o regresso à escola uma “seca”. Estabeleça rotinas e regras e converse com a criança sobre a importância das mesmas para que tudo corra bem durante o ano lectivo.


Claro que, quer queiramos quer não, há sempre uma certa ansiedade e stress tanto por parte das crianças, como dos pais neste dia de regresso à escola, portanto há que gerir da melhor maneira este problema mostrando confiança e entusiasmo para que a criança possa sentir segurança e menos stress, principalmente se é a primeira vez que a criança vai à escola.

Primeiro, faça uma lista dos livros e material escolar necessário com antecedência, para que não tenha que andar a correr no início das aulas. Se não for o primeiro ano, veja o que pode ser reutilizado dos anos anteriores, assim poupará dinheiro. Hoje em dia existem já vários bancos de livros escolares onde pode obter livros usados gratuitamente e onde também poderá levar os livros usados dos seus filhos, eu já usei este sistema e acho-o fantástico.
Veja os locais dos bancos de livros escolares em : http://www.reutilizar.org
Reutilize o planeta agradece.

Vá com a criança comprar a mochila (eles adoram escolher a mochila), os livros de estudo, cadernos e todo o material escolar para que nada falte durante o ano. Na hora de encapar faça com que a criança interaja e peça-lhe ajuda para o fazer, assim como organizar todo o material escolar (normalmente as crianças adoram fazer isso). Não se esqueça de etiquetar os livros, cadernos e todo o material escolar com o nome e ano da criança.

Crie um cantinho de estudos aprazível, com uma secretária, uma cadeira confortável e boa iluminação, com todo o material necessário para estudar, longe do barulho para melhor se concentrarem, onde a criança estude quando chegar a casa. Quando a criança acabar de fazer os trabalhos de casa incentive-a a arrumar tudo e fazer a pasta para o dia seguinte, explicando-lhe o quão importante de manhã, ter tudo já arranjado e pronto (começam aprender a organizar-se, tão importante para a vida futura).

Use um caderno com micas para organizar os trabalhos e fichas da escola, por matéria, assim fica mais fácil encontrar o que procura sempre que seja necessário algo para estudar.

Planeie os lanches com antecedência, comprando no fim-de-semana tudo o que é necessário para eles comerem ao lanche e para não ter a paranóia porque o pão ou os iogurtes acabaram e necessita deles para o dia seguinte.

Se os seus filhos usarem uniforme ou bata, faça a sua lavagem no fim-de-semana para que estes tenham sempre o uniforme/bata lavado.

Deixe-os brincar antes ou depois do estudo, depende da criança. Na hora do banho e enquanto são pequenos, deixe-os brincar na banheira, eles normalmente adoram brincar no banho, aproveite também esse tempo e converse com eles sobre o dia na escola. É muito importante na minha opinião estarmos atentos e conversarmos sobre este assunto para conseguirmos perceber se vai tudo bem na escola, ou se algo os aflige.

Temos que transmitir à criança de uma maneira positiva a importância de voltar à escola, estudar e ver de novo os amigos. Claro que tudo isto terá que ser adaptado à idade da criança.

Espero que este post a/o ajude, principalmente se o seu filho vai pela primeira vez à escola.

Obrigada,

Marlene Borges 

Sem comentários:

Enviar um comentário