segunda-feira, 10 de abril de 2017

10 regras fundamentais da organização

Para se conseguir organizar, existem certas regras fundamentais para que a organização funcione. Os benefícios duma casa e vida organizadas são tantos, que vale mesmo a pena o esforço para conseguirmos chegar lá.

Imagem retirada da Internet
Com organização, diminui o desperdício, economiza dinheiro, tem mais tempo livre, consome menos energia e agiliza a vida. Desta forma tem um dia-a-dia mais simples e descomplicado.

Veja abaixo, 10 regras fundamentais da organização:

Destralhe – como não podia deixar de ser, sem destralhar é impossível organizar. Tudo aquilo que já não usa, que está estragado ou que não gosta, desfaça-se já! Ao destralhar, vai criar um equilíbrio e uma harmonia na casa tão importante para que possamos nos sentir “em casa”.

Pare de acumular – a acumulação de objetos numa casa é sinónimo mais cedo ou mais tarde, de caos. Quantas mais coisas tivermos, mais espaço precisamos para as organizar e guardar (o que nem sempre temos!). Além de que, acumulação também não ajuda nada, na hora de limpar a casa.

Crie um lugar para cada objeto da casa – um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar. Se tudo o que existir numa casa tiver um lugar específico, sabemos sempre onde está tudo e nada fica perdido, o que nos ajuda a ganhar tempo e paciência, caso precisemos de procurar determinado objeto.

Não procrastine – há certos momentos em que nos dá uma preguiça enorme e então adiar é a solução! O problema é que ao adiar estamos a agravar a situação e rapidamente a casa entra numa profunda desordem, o que cria stress e desânimo.

Tenha rotinas – As rotinas ajudam-nos a andar com o piloto automático ligado, logo, ajudam-nos a focar-nos somente no que é importante e no que tem que ser feito. A previsibilidade é muito importante no dia-a-dia, para que saibamos exatamente o que precisa ser feito sem perdermos tempo.

Planeie o dia seguinte – Planear o dia seguinte é garantir que nada fica por fazer. Pode delinear o dia seguinte na noite anterior, e não se esqueça de verificar a agenda (para verificar reuniões, idas ao médico, um medicamento a comprar, etc.). Desta forma terá sempre um controlo do que tem a fazer.
Faça guias de tarefas. Com guias de tarefas terá uma visão global do que fazer em cada dia. Assim como os dias serão mais produtivos porque sabe “a quantas anda”.

Mantenha a organização – Organizar para algumas pessoas não é tão difícil, o problema está em manter essa organização. Pequenos passos que precisam de ser feitos diariamente e que não podem ser esquecido, tais como: fazer a cama de manhã, arrumar a cozinha à noite, não espalhar os pertences quando chegar a casa, usar um cesto para recolher de uma só vez os objetos fora do lugar, organize na vertical para que tudo fique visível, anote tudo para que nada fique esquecido, etc.

Seja persistente – Se hoje algo não está a funcionar é porque não organizou, como devia ter organizado. Altere a organização de acordo com as suas necessidades e o seu dia-a-dia, isto é, seja funcional, prático, pense em novas soluções, harmonize, agilize e não desista!

Faça uma tarefa de cada vez – começar uma tarefa e acabá-la é fulcral para que esta fique bem-feita. Use toda a sua concentração no que está a fazer, e assim conseguir que essa tarefa seja concluída dentro do tempo previsto e com sucesso, em vez de pular de tarefa em tarefa. Cada vez mais o multitasking está a cair em desuso, porque se chegou à conclusão, que é mais importante fazer uma só tarefa e bem, do que muitas e mal!

Insira a família na organização - a casa é de todos os que lá vivem, por isso a participação de toda a família na organização é indispensável, para que ninguém fique sobrecarregado.

Espero ter ajudado a dar “aquele empurrão” que lhe faltava, para começar a organizar-se!

Obrigada por seguir o Blog!


Marlene Borges

4 comentários:

  1. Estou MESMO a precisar de organizar a minha casa e o que me tem acontecido é que simplesmente nem sei por onde começar. Dou por mim a ir de divisão em divisão para ver o que devo fazer primeiro, e... nada. Desisto, à espera que a inspiração chegue, e lá fica tudo por fazer :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Inicialmente isso pode acontecer, mas não desespere porque todos os problemas têm soluções. O conselho que lhe dou é ir devagar, primeiro organize uma gaveta, depois o armário e por aí fora, não pode é desistir. Antes de organizar deve destralhar o que não usa, está estragado ou que não gosta. Depois pensar na funcionalidade do que quer organizar e começar a organizar!

      Se precisar de mais alguma coisa é só mandar e.mail.

      Obrigada
      Marlene Borges

      Eliminar
    2. Obrigada Marlene, vou seguir o seu conselho e vou começar agora mesmo!! Depois digo como correu :)
      Ana

      Eliminar
    3. Olá Ana,
      Desculpe só agora responder, mas estive fora na Páscoa. É isso mesmo! Não se esqueça de contar como correu :)

      Marlene Borges

      Eliminar