segunda-feira, 11 de julho de 2016

Comece hoje mesmo a organizar-se!

O que eu pretendo ao dizer “comece hoje mesmo a organizar-se” é incentivar todas as pessoas que acham que organização é importante, mas que ainda não conseguiram por várias razões, ter uma vida mais organizada.

Imagem retirada da Internet
Eu como já mencionei em vários artigos, adoro organização e adoro escrever sobre este assunto. Penso que muitas vezes o que precisamos é de um pequeno empurrão para decidirmos mudar o rumo à nossa vida, para termos uma vida mais calma, coerente e sermos mais felizes.

Para termos uma vida mais organizada são necessárias algumas mudanças. Estas mudanças passam por uma mudança de mentalidade e atitude, de hábitos e determinação que no início podem ser uma grande seca, mas que com o tempo chegamos à conclusão de que vale a pena mudar. Querer é poder!

Não fique à espera que a sua vida mude, se nada fizer para a mudar, o que precisa é de força de vontade, disciplina e claro, começar!

Organização leva-nos a uma vida mais simples e descomplicada, por isso não sejamos renitentes e o mínimo que podemos fazer é tentar, se não tentarmos nunca vamos saber os efeitos de uma vida organizada.

Aqui vão algumas dicas essenciais para que se comece a organizar hoje mesmo:

1 – Crie hábitos de organização, hábitos que criam rotinas e que nos facilitam e muito o dia-a-dia.

2 – Não precisa de organizar tudo de uma vez, vá organizando de acordo com a sua disponibilidade. O que é preciso é não esmorecer e ir fazendo, hoje uma gaveta, amanhã uma prateleira e por aí adiante.

3 – Não seja perfeccionista, quanto mais perfeccionista for, mais tempo vai levar a fazer determinada tarefa e mais facilmente pode desanimar. Nada é perfeito, porque o que é perfeito para um, pode não ser para outro!

4 – Tenha rotinas, deixe de pensar que rotinas são uma seca, rotinas ajudam-nos muito no nosso dia-a-dia, porque fazemos determinadas tarefas automaticamente sem perdermos tempo a pensar no que fazer a seguir.

5 – Delegue tarefas, se as tarefas são demais para si, aprenda a delegar e a distribuí-las pelos restantes membros da família, mas de uma forma inteligente e subtil para que não se sintam pressionados e se crie mau ambiente familiar. Não pode é arcar com todas as tarefas e sentir-se cansada e desanimada.

6 – Não compre por impulso, sempre que fizer uma compra não programada, pense se esse objeto ou roupa são mesmo necessários e se tem um sítio para guardar esse objeto / roupa, caso não tenha, não compre, assim poupa dinheiro e não fica com a casa atafulhada de coisas desnecessárias.

7 – Destralhe tudo aquilo que não usa, não gosta ou que já não tem qualquer utilidade. A acumulação cria desordem.

8 – Planeie o seu dia e a sua semana anotando, com planeamento tem a certeza de que nada ficará por fazer.

9 – Tenha objetivos na vida e siga-os para os concretizar. É muito importante atingirmos os nossos objetivos e metas para sermos felizes. Não fique à espera de algo pela qual pouco ou nada fez!

10 – Resolva logo pequenos problemas que surjam, podem transformar-se em grandes problemas se os protelar.

11 – Faça pequenas tarefas de imediato se estas demorarem poucos minutos a serem feitas. Muitas coisas pequenas podem levar à desordem. Este exemplo pode parecer ridículo mas não é, se tirar algo da despensa, guarde-o logo que o usar, este simples gesto evita a acumulação de pequenas coisas por fazer.

12 – Aprenda a gerir o seu tempo de uma forma sustentável, não queira que o tempo passe sem que consiga atingir as metas a que se propôs. Saiba distinguir o que é urgente (tem que ser feito já) do que é importante (tem que ser feito, mas pode ser amanhã ou depois) e do que é para ir fazendo (as rotinas). O tempo não volta para trás, por isso aprenda a aproveitá-lo a seu favor.

13 - Aprenda com os outros, ao observarmos aprendemos. A aprendizagem é um processo para toda a vida.

14 – Viva bem, quanto melhor se sentir, melhor a sua vida correrá. Para que isso aconteça é essencial viver uma vida saudável e sem excessos.

Estas são algumas dicas para inspirá-lo/a a organizar-se e assim ter uma maior qualidade de vida.

Se gostou não se esqueça de partilhar ou comentar!

Obrigada,


Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário