terça-feira, 15 de março de 2016

Os sacos de compras reutilizáveis da Color Bags

Este post vai ser direccionado às minhas leitoras do Brasil, até porque vou falar de um produto brasileiro, que eu acho fantástico e ideal para quem gosta de fazer compras de forma organizada, prática e ecológica.





Fui contactada pela Sandra Ramos Queiroz da Color Bags, que me apresentou um produto totalmente inovador e revolucionário, os sacos Color Bags. Podem ver o produto no site ColorBags e no facebook.  

Depois de pesquisar sobre os mesmos e de os achar extremamente úteis, super práticos e amigos do ambiente porque são reutilizáveis, são fantásticos porque podem ser colocados dentro do carrinho das compras de uma maneira fácil e ao mesmo tempo organizarmos por cor os produtos que compramos.




Estes sacos são muito fáceis de transportar quando estão vazios, porque se podem enrolar, têm dimensões diferentes, o que é ideal para os produtos de maior ou menor porte, têm cores fortes, alegres e giríssimas, é sem dúvida um produto “must have”.

Adorei o produto e tenho realmente pena que só seja vendido no Brasil, porque estes sacos são excelentes produtos organizadores nas compras do supermercado.

Organização está presente em todos os momentos da nossa vida para a simplificar e facilitar, até no momento das nossas compras, por isso os sacos Color bags são um elemento fundamental para manter as suas compras organizadas, do supermercado até a sua casa!

Espero que tenha gostado, se sim não se esqueça de partilhar e comentar abaixo! Ou no meu facebook.

Obrigada,



Marlene Borges

segunda-feira, 14 de março de 2016

Organizar a casa para depois descansar!

Passados vários anos na arte de organizar, chego à conclusão que estamos sempre a aprender e o que funciona para uma pessoa poderá não funcionar para outra. Como somos todos diferentes, no tipo de vida que levamos, tudo é muito relativo.




Organizar leva o seu tempo, e apesar de poder ser uma tarefa para muitos, difícil e morosa, para outros é uma lufada de ar fresco e uma oportunidade para aprenderem organização e a praticarem há sua maneira, desde que funcione é o que interessa!

Contudo, tenho aprendido muito com as minhas leitoras, e espero que as minhas leitoras também tenham aprendido comigo, as etapas base para uma boa organização.

Na minha opinião, organizar a casa, não é nada mais, nada menos do que dar um lugar definitivo a cada objeto que temos. Sem isso não é possível organizar, lugares provisórios funcionam só a curto prazo nunca a longo prazo.

Para darmos um lugar definitivo a cada objecto que temos em casa, temos todo um processo a percorrer, que passa por várias etapas antes deste encontrar o lugar ideal para “morar”.

1º Etapa, olhar em redor e conseguir determinar o que está a mais na nossa casa. Abrir cada gaveta, cada armário e decidir o que deixar ir e o que fica, para podermos ter uma vida mais facilitada, prática e por sua vez mais feliz.

2º Etapa, destralhar cada foco de desorganização de uma forma inteligente, deixando unicamente o que é necessário e o que nos faz realmente falta. Neste processo, esta etapa pode ser a mais penosa, porque é aqui, que é decidido o que fica e o que vai. Destralhar, ou a pessoa é muito organizada, ou é um processo que pode levar a vida inteira, porque tralha está sempre constantemente a aparecer na nossa casa e se não for logo processada pode virar acumulação.

3º Etapa, organizar, isto é estudar e projetar como vai ficar determinado ambiente, armário e gaveta, ou mentalmente, ou fazendo um desenho de como pretendemos que fique o seu resultado com os itens que temos para lá por. Esta etapa vai ser o pilar dum resultado que pode ou não funcionar, por isso é tão importante estudá-lo e projetá-lo.

4º Etapa, arrumar é colocar os objetos nos lugares projetados, para que tudo fique prático e no sítio certo. Nesta etapa não há lugar para objetos com lugares provisórios, tudo tem que ter o seu devido lugar, ou então lixo com ele!

5º Etapa, manter tudo nos seus devidos lugares e não os dispersando, para isso precisamos de alterar alguns dos nossos hábitos de organização. “Usou, guardou!”

Muito importante no meu entender, é organizar por categorias e agrupá-las todas juntas, para que não haja dispersão de objetos, e as coisas poderem-se perder.

Com a casa organizada e arrumada temos um acréscimo de tempo, e aprendemos que afinal o “tempo é igual para todos”, e que com uma vida equilibrada e funcional conseguimos aprender a viver melhor.

Estas etapas provam que com um caminho lógico, todos nós temos a capacidade de encontrar a nossa organização e assim viver bem.

Já pensou bem neste assunto? Pense bem e ponha em prova estas etapas e depois diga-me alguma coisa, entendido?

Se gostou não se esqueça de partilhar e comentar, a sua opinião é muito importante!

Obrigada,

Marlene Borges

quarta-feira, 9 de março de 2016

Pequenas mudanças fazem toda a diferença!

Ser organizado exige um esforço contínuo e um empenhamento diário que nos trás imensos, mas imensos benefícios no dia-a-dia, desde ser mais produtivo, poupar tempo e administrá-lo de uma maneira mais eficaz, entre outros....


Muitas das vezes desorganização reflecte a insatisfação da vida que temos, com problemas monetários, emocionais, profissionais, etc.

Há realmente pequenas mudanças que fazem toda a diferença! Para isso só temos que fazer, as tais pequenas mudanças no nosso dia-a-dia, e transformá-las em hábitos que com o tempo viram rotinas, facilitando muito a nossa vida.

Aqui vão alguns conselhos de encorajamento, para que pequenas mudanças possam fazer em si toda a diferença!
  1. Se não é radical como Marie Kondo, destralhe todos os dias um pouco, hoje uma gaveta, amanhã um armário, em pouco tempo vai ter a casa destralhada, e assim mais fácil de organizar.
  2. Durma bem, o sono na dose certa é essencial para que esteja focado, bem-disposto, descansado e motivado logo pela manhã. O dia até correrá melhor!
  3. Faça a cama todos os dias, depois de se levantar. Deixe-a arejar durante pelo menos 30 minutos antes de a fazer.
  4. Tenha uma rotina matinal, definindo a hora para se levantar e a partir daí, com automatização das tarefas tudo fluirá muito melhor. Não se esqueça que este bocadinho da manhã pode ditar como irá correr o resto do dia.
  5. Tenha uma rotina nocturna, e não se esqueça de planear o dia seguinte, assim como verificar a agenda para que não se esqueça de nada.
  6. Escreva sempre na agenda as tarefas e compromissos do dia-a-dia e vá dando vistos nas tarefas e compromissos executados.
  7. Caso fique em casa, evite ficar de pijama o dia todo, eu sei que às vezes é tentador, mas depois de se arranjar vai ficar mais bem-disposta e pronta para o dia que vem aí.
  8. Quando for fazer uma tarefa, concentre-se só na tarefa que está a fazer e a produtividade será maior. Muitas tarefas ao mesmo tempo dão mau resultado, porque dificilmente acabamos alguma no prazo estipulado.
  9. Antes de fazer qualquer compra pense se terá sitio onde guardá-la, e se realmente essa compra é necessária. Muitas das vezes compramos por impulso, e só mais tarde é que lamentamos a compra que fizemos, ou porque não temos sitio onde guardá-la, ou pior, quando verificamos que já temos uma quase igual (tenho a certeza que isto já aconteceu a milhentas pessoas, a mim já!).
  10. Não organize por organizar, mais vale perdermos mais tempo a organizar e as coisas ficarem direitas de uma só vez, do que ficarem remediadas! Nunca o meu lema foi de fazer por fazer, a fazer tem que ser bem feito!
  11. Sempre que sair de um compartimento, veja se está em ordem e leve consigo o que de lá não pertence. Tenha o hábito de melhorar a arrumação de cada compartimento por onde passa, em pouco tempo a casa estará arrumada.
  12. Tenha sempre a papelada em dia, e nunca se esqueça das contas a pagar deixando-as num sítio visível.
  13. Nunca adie o que pode ser feito nesse momento, esta simples atitude vai fazer com que não acumule objetos num determinado lugar. Resumindo, tudo aquilo que possa ser feito em dois minutos faça-o imediatamente (esta atitude vai fazer toda a diferença na arrumação).
  14. Arrume sempre a cozinha depois do jantar, não há nada pior do que chegar à cozinha de manhã e ver aquela confusão! Caso não possa por alguma razão especial, deixe tudo organizado (sem restos de comida) na banca, para depois lavar ou meter na máquina.
  15. Caso opte por arrumar e organizar em caixas opacas, nunca se esqueça de escrever por fora o seu conteúdo (por isso eu prefiro as transparentes!), para quando necessitar de alguma coisa das caixas não ter que as abrir todas. Este detalhe parece insignificante, mas acredite que não é!
  16. Priorize as tarefas conforme a exigência, de uma maneira racional e realista, para que consiga executá-las e não comprometer a seu cumprimento.
  17. Faça um menu escrito semanal, muito importante para comprar só o que necessita para esse menu semanal e também, porque assim todos os dias saberá o que cozinhar.
  18. Tenha listas de trabalhos domésticos para a/o ajudar com as tarefas de casa, com um guia é muito mais fácil não se perder no que tem a fazer. Desta forma conseguirá controlar de uma forma eficaz a limpeza e arrumação da casa.
  19. Organize os produtos de limpeza para que estejam sempre à mão, colocando-os ou nos compartimentos onde são usados (se tiver espaço) ou em cestas com todos os produtos necessários para limpar determinado compartimento.
  20. Veja quais são os focos de desarrumação da casa, (a entrada da casa, a mesa onde colocamos as coisas quando chegamos a casa, etc.) e faça um esforço por arrumá-los sempre que tiver tempo. O ideal, seria acabar com estes focos, não conseguindo suprimi-los, o melhor é minimizar o impacto que têm na nossa casa.
  21. Ponha toda a família a trabalhar para que organizar e arrumar não seja tarefa de uma só pessoa, com todos a ajudar, manter a organização e arrumação é muito mais fácil e muito mais rápido.

Como vê pequenas mudanças nos nossos hábitos do dia-a-dia, fazem definitivamente uma grande diferença!

Se gostou não se esqueça de partilhar e comentar!

Obrigada,


Marlene Borges

segunda-feira, 7 de março de 2016

Destralhar as roupas segundo Marie Kondo

Eu já aqui falei no blog no método de Marie Kondo. Eu na altura não tinha lido o livro por isso, tudo o que escrevi foi baseado em bastantes pesquisas feitas, tanto no site da Marie Kondo como em criticas, umas positivas e outras negativas, encontradas em outros Blogs.



Depois de ler o livro, que adorei, e de continuar a pesquisar sobre este método, hoje vou falar sobre as “maravilhas do destralhar” e organizar as nossas roupas do dia-a-dia, para que fiquem práticas, visíveis e claro lindas!


Para muitas pessoas, destralhar pode ser bastante doloroso e complicado, porque essas pessoas fazem do apego, uma bandeira, um marco entre o presente e o passado, uma lembrança contínua! Já para não falar quando é distúrbio e doença, os “acumuladores compulsivos”.

Agora falando dos benefícios do método de Marie Kondo, que na minha opinião são muitos, vejam abaixo algumas dicas para tornar o armário da roupa, mais prático e clean.

Nunca se esqueça que antes de organizar seja o que for, primeiro tem que destralhar, sem este passo o melhor é deixar tudo como está e continuar a empurrar a roupa para conseguir fechar uma gaveta ou a porta de armário!

Quando se decidir a organizar o seu armário, comece por destralhar as peças de que gosta menos, são mais fáceis de desapegar e não perde tempo a pensar, deito ou não deito fora!

Tenha somente peças de que gosta e que usa, o resto ou doe (se estiver em boas condições) ou deite para o lixo, só vai atafulhar o seu armário. Antes de as deitar fora agradeça a cada peça a sua função e alegria que já deu! 

Arranje dentro do armário uma “casa” para cada peça, e não saia desta ordem para assim saber sempre, onde estão guardadas as peças.

Padronize os cabides, e pendure as roupas por tipo e cor como se estivesse a sectorizar o armário, casacos, blazers, blusões, vestidos, saias, calças etc., ficará mais fácil a visualização das peças e no meu entender primeiro as peças mais grossas e ir seguindo uma ordem até às peças mais finas.

Nunca, mas nunca faça pilhas com a roupa, é guardá-la sem um critério organizativo e muito mais difícil de visualizar. Assim, para que todas as peças fiquem visíveis e se poupe espaço, a organização vertical é a melhor solução.



Organize todas as peças da mesma categoria juntas, para assim conseguir visualizá-las a todas, por exemplo echárpes todas juntas, casacos todos juntos, t-shirts todas juntas, e por aí adiante…..




Marie Kondo aconselha a não se gastar muito dinheiro com produtos organizadores, até para estes não se tornarem mais tarde foco de desarrumação, e para ela, os melhores produtos organizadores são caixas de sapatos. Gostos não se discutem, mas eu sou mais apologista dos produtos organizadores transparentes, para que a visualização seja perfeita!

Se já leu o livro, dê-nos a sua opinião sobre este método de arrumação que já revolucionou o mundo! Para mim destralhar é facílimo, não sou por natureza apegada aos bens materiais. 

Se gostou não se esqueça de partilhar!

Obrigada,


Marlene Borges

sexta-feira, 4 de março de 2016

Economize dinheiro nas compras

Todas as dicas para economizar dinheiro nas compras, e até mesmo na casa são poucas, principalmente hoje em dia que a maioria das pessoas tenta “esticar” o dinheiro até ao final do mês.

Em tempos de crise, o mais seguro é racionalizar nas compras e fazer alguns ajustes para assim conseguir poupar dinheiro.




Poupar nas compras, não quer dizer comprar menos, quer dizer comprar de uma maneira mais disciplinada e menos consumista!

Veja algumas dicas importantes, para conseguir uma poupança razoável na despesa com compras:
  1. Quando comprar medicamentos opte por comprar genéricos sempre que puder, são muito mais baratos e fazem o mesmo efeito (salvo algumas excepções).
  2. Fala sempre uma lista quando for às compras ao supermercado e siga-a à risca, imprima a minha lista: Lista de Compras Super Organizada
  3. Consulte sempre as promoções online ou em folhetos, para aproveitar em algumas compras descontos vantajosos.
  4. Opte por produtos de marca branca, muitos têm qualidade igual ou até superior e são muito mais baratos (poupam na publicidade!).
  5. Nunca vá com fome ao supermercado, está mais que provado que isso estimula a compra por impulso.
  6. Vá com tempo e em alturas de menor afluência às compras, para poder comparar preços e produtos e assim fazer a escolha acertada.
  7. Evite levar crianças às compras, elas pedem tudo o que lhes é visivelmente apelativo.
  8. Vá uma só vez por semana ao supermercado, além de poupar no combustível, poupa dinheiro, sendo que, quantas mais vezes for ao supermercado mais tentador é fazer compras desnecessárias.
  9. Compre produtos da época, são bem mais baratos e assim tem a certeza que são frescos.
  10. Faça um menu semanal das refeições, assim não comprará nada que não seja necessário, veja o meu guia: Menu Semanal
  11. As embalagens familiares, por norma são mais baratas, por isso se a família for numerosa, certamente irá compensar comprá-las.
  12. Compre só grandes quantidades de produtos nas promoções, se tiver a certeza que os vai consumir ou usar até ao fim da validade.
  13. Faça refeições a dobrar e congele-as, poupa tempo e no gás/eletricidade, porque só a cozinha uma vez.
  14. Esteja atento às promoções porque hoje em dia pois, consegue comprar bons produtos a metade do preço.
  15. Deixe de comprar produtos de limpeza caros e use os famosos, ecológicos e baratos: vinagre, bicarbonato de sódio, álcool e limão, para a limpeza eficaz das superfícies da casa. Veja os meus posts: Limpeza da Casa com Bicarbonato de Sódio; O Super Poder do Vinagre; 5 Dicas de Limpeza com Bicarbonato de Sódio; 10 Dicas de Como Usar Vinagre na Limpeza da Casa.
  16. Evite comprar comidas pré confeccionadas, são muito mais caras e a maior parte das vezes menos saudáveis.
  17. Leve sacos reutilizáveis para o supermercado, são mais ecológicos e poupa nos sacos de plástico, além de ser mais ecológico.
  18. Tenha sempre o frigorífico organizado de maneira a que nada fique “perdido” e se estrague, assim como a despensa.
  19. Quando comprar roupa, sapatos, carteiras, etc. estipule um plafond e controle-o, para não ter surpresas ao pagar.
  20. Compre roupa de uma maneira racional, comprando só o que precisa, e não porque está barata ou por impulso. O armazenamento da roupa tem ser organizado por isso quanto mais roupa tiver, mais espaço tem que ter.
  21. Aproveite os saldos para comprar a preços mais em conta, mas não compre por comprar.
  22. Quando pagar confirme sempre os talões, e verifique se as promoções foram incluídas.

Se conhece mais dicas de como economizar dinheiro nas compras, partilhe-as connosco nos comentários abaixo.

Se gostou não se esqueça de partilhar!

Obrigada,

Marlene Borges

quarta-feira, 2 de março de 2016

Blog novo!

O Blog tem cara nova, inclusive novo logo, graças à preciosa ajuda da minha filha e eu estou “super feliz”. Inovar, mudar, aprender coisas novas, dar seguimento ao que nós queremos para a nossa vida, dá uma sensação fantástica de dever cumprido e de um sonho realizado! 

Não, não estou a ser piegas, estou simplesmente a dar asas à minha alegria!




Ano Novo, Blog novo! O layout do novo blog ficou fantástico e mais personalizado, não concordam?

Ainda estou a ultimar pequenos pormenores e a fazer pequenos ajustes mas logo, logo o blog fica "Super Organizado".

Gostava de ter o vosso feedback no que se refere ao novo Blog (é muito importante para mim a vossa opinião!). Não se esqueçam de comentar, porque é a única maneira de eu saber a vossa opinião.

Muito obrigada e voltem sempre!

Marlene Borges

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O novo Pano ACTIFIBRE da Vileda

A Vileda lançou agora em Fevereiro uma super campanha, de um fantástico e inovador pano de microfibras, diferente de todos os que existem no mercado, chamado ACTIFIBRE.


Este produto, para além de fazer uma limpeza perfeita e eficaz sem deixar rasto de sujidade à primeira passagem, não deixa aqueles pelos horríveis e tem uma capacidade de absorção única, devido ao seu revestimento em PVA, conseguindo à primeira passagem que as superfícies fiquem imediatamente secas, ainda é amigo do ambiente, que por si só limpa de uma maneira tão eficaz, que não precisa de detergentes.

Claro que eu, como não podia deixar de ser, fui logo experimentar em todas as superfícies cá de casa, até porque adoro testar produtos novos que agilizem e tornem mais fácil a limpeza da casa. Acreditem, funcionou na perfeição, está aprovadíssimo por mim e recomendo-o vivamente! Comparado com os panos normais de microfibra este produto é bastante mais prático porque consegui numa só passagem muito melhores resultados e assim poupei imenso tempo para outras tarefas!


Para uma limpeza eficiente não basta só bons produtos de limpeza estes requerem bons acessórios de limpeza e este novo pano de microfibra é definitivamente o acessório de limpeza imprescindível na sua casa, porque junta várias características inovadoras num só produto. Veja mais aqui.

Quando a Vileda me contactou com a sugestão deste passatempo, achei perfeito para os meus leitores, que assim como eu tentam sempre descomplicar as tarefas de limpeza.



Para concorrer a este passatempo terá que fazer uma frase criativa que dê relevo a este produto e com a palavra Vileda. Deverá também fazer like na página do Facebook da Vileda.

As vinte melhores frases e com mais likes no post da minha página do facebook, receberão da Vileda, uma embalagem com dois panos deste produto único no mercado, o Pano ACTIFIBRE. Portanto toca a partilhar, quantos mais likes tiver, mais hipóteses terá de receber esta oferta da Vileda.

Força, o prazo termina a 3 de Março!

Informo ainda que este passatempo infelizmente é só para o território nacional!
Espero que tenham gostado, e não se esqueçam de participar!

Obrigada,

Marlene Borges