terça-feira, 2 de junho de 2015

A eficácia da organização no dia-a-dia

Estamos no início do mês, uma boa altura para criar novas regras e começar a organizar-se. Se conseguirmos organizar a nossa vida, pode apostar que vai ter uma melhor qualidade de vida, ganhando por isso tempo para outras coisas que gosta de fazer. Hábitos criam rotinas e rotinas criam organização.

Eu, anos atrás, costumava dizer que rotinas eram chatas, fazer sempre, sempre as mesmas coisas, mas com o tempo aprendi que rotinas não são chatas se estas, forem encaradas de uma forma positiva, construtiva e produtiva, se conseguirmos entender que isso nos vai dar bons "frutos", trazendo funcionalidade e descomplicação à nossa vida, então valeu a pena!


Aqui vão algumas dicas para a ajudar a organizar e descomplicar a sua vida:

Não queira ser perfeito, encontre soluções para o dia-a-dia de maneira a optimizar o seu tempo e priorizar tarefas.

Não dê as desculpas do costume, não tenho tempo, eu não sou assim, eu não consigo ser organizada, etc., simplesmente comece a fazer.

Prepare a manhã no dia anterior, para ter uma manhã sem stress.

Quando receber correspondência, abra-a logo e deite fora aquilo que não tem interesse. Ponha numa caixa o que precisa de guardar (contas, extractos bancários, etc.) para mais tarde arquivar.

Tenha as contas sempre em dia, criando o hábito de ou no computador numa folha de excel ou escrito no papel, de fazer a contabilidade doméstica ver post Como gerir e organizar o orçamento familiar , prioridade máxima.

Tenha uma capa e ponha todos os documentos para o IRS, conforme os vai tendo (receitas médicas, recibos médicos, despesas com educação, recibos do hospital e centro de saúde, etc.), assim quando for submeter o IRS não terá que andar numa correria à procura dos documentos.

Faça sempre uma lista dos afazeres do dia seguinte, vá-a fazendo na véspera conforme se vai lembrando do que tem a fazer, assim terá a certeza que não se esquecerá de nada.

Tudo em sua casa deve ter um lugar próprio, desfaça-se do que não tem uma “casa própria”, isso é considerado tralha e tralha não se organiza.

Acabe com a tralha. Eu bato sempre na mesma tecla, mas tralha é um dos inimigos nº 1 da organização. Porquê guardar senão usa ou senão tem utilidade.

Use e abuse de organizadores nas gavetas, prateleiras, armários. Organize e agrupe tudo por categorias e tipo, fica mais fácil de achar quando precisar de alguma coisa.

Assim que usar algum item, coloque-o no seu lugar ou poderá ficar facilmente perdido.

Os itens mais usados devem ficar num sítio acessível, para ficarem mais próximos da vista.

Tudo aquilo que já não usa, deite fora ou doe se estiver em boas condições, desfaça-se disso sem olhar para trás.

Como a casa não ficou desorganizada de um dia para o outro, também dificilmente ficará organizada de um dia para o outro, portanto vá com calma e não desespere, faça um pouco todos os dias.

Nunca adie as tarefas do dia-a-dia para não acumular trabalho.

Quando se sentir motivado para organizar seja o que fôr, não perca tempo faça-o de imediato.

Tenha objectivos na vida e seja determinada, só assim vai conseguir atingir o fim a que se propôs.

A nossa vida já é tão complicada porquê complicá-la mais, por isso tente simplificá-la o mais possível.

Bem, estas são algumas dicas a seguir. Partilhe connosco as suas!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário