segunda-feira, 8 de junho de 2015

As vantagens de acabar com a tralha

Quando usamos a palavra tralha é para referenciar algo que não tem interesse, que só atrapalha, lixo, então porque é que guardamos tralha? É uma boa pergunta, mas que para a maioria das pessoas não tem resposta. Ou por valor sentimental, ou por preguiça de acabar com ela, ou por mania de guardar tudo (que pode chegar a doença), o que é certo, é que quase todos nós convivemos com ela no dia-a-dia.


Para a maioria das pessoas é difícil reunir forças para a combater, uma vez que esta está em todo o lado, no quarto, na cozinha, na casa de banho, na sala, em suma em todas as divisões da casa e pior muitas vezes na nossa própria vida. Uma das armas para a combater é ganhar disciplina organizacional, a mudança de hábitos muda as nossas necessidade e sem darmos por isso começamos a sentir que há objectos que perdem utilidade ou que nunca foram sequer úteis.

O que eu sugiro é começar devagar, ir de compartimento em compartimento, com desprendimento e motivação (ou não vai conseguir livrar-se de nada) e não se sentir desanimada logo na primeira dificuldade que encontrar.

Abra cada gaveta, cada armário e analise com tempo o que realmente gosta e o que gostaria de guardar, os itens que são realmente necessários no dia-a-dia, acredite todo o resto será tralha. Depois desta análise bem ponderada, para não deitar fora alguma coisa de que se poderia arrepender mais tarde, desfaça-se do que não gosta e não necessita, só está a ocupar espaço, espaço esse precioso para outras coisas que gostaria de comprar e que não pode porque não tem espaço. A vida é feita de escolhas, só temos é que escolher as que achamos que podem facilitar a nossa vida.

Depois de acabarmos com a tralha e percebermos que tralha não se organiza, só dificulta, organizar fica bem mais fácil. Ao organizar a nossa casa e a nossa vida ganhamos tempo e tempo é das coisas mais importantes que temos. Além de nos dar a sensação de dever cumprido, traz-nos paz interior e energias positivas, pelo menos isso acontece comigo.

Eu sou completamente a favor do estilo minimalismo que valoriza ambientes desposados de bens desnecessários, contendo unicamente o é importante e necessário, associando a estética à funcionalidade. É uma maneira de viver a vida, em que o lema organização é essencial, tudo tem que ter um lugar próprio e onde não existe lugar para tralha, menos é mais.

Já pensou bem que ao termos menos coisas, temos menos trabalho a arrumar e a limpar a casa, acredite, é um ponto que joga a nosso favor. Será que é importante guardar todas aquelas coisas e coisinhas, pensando que mais tarde pode precisar delas? Desengane-se pois se não precisou até o momento também não precisará no futuro.

Os primeiros passos para acabar com a tralha é fazer uma reflexão sobre a sua vida e a sua casa, porque uma está interligada com a outra, se a nossa vida for um caos dificilmente a sua casa será organizada.

Então, já se sente motivado para começar com o processo de “destralhamento”?

Bem, se quiser partilhar connosco mais vantagens sobre acabar com a tralha, não hesite e partilhe-as nos comentários abaixo.

Se gostou não se esqueça de fazer gosto!

Obrigada,

Marlene Borges 

Sem comentários:

Enviar um comentário