sexta-feira, 12 de junho de 2015

Os Inimigos mais relevantes da organização


O tempo é inimigo da organização, dizemos todos. Por outro lado pense, ao organizar a sua vida e a sua casa, ganha tempo, porque ao organizar vai poupar tempo futuro, necessário para fazer outras coisas de que mais gosta. Frases como, “não tenho tempo”, são ouvidas e ditas diariamente pelo mais comum dos mortais, é a resposta mais fácil para quem não quer ou se está borrifando em ser organizado e desta maneira ninguém exige mais. 

O tempo é comum a todos, não existe diferença entre você e outras pessoas que conseguem atingir as mesmas metas. A diferença está na organização. Organização não é só organizar as gavetas e armários muito bonitos (também é importante) é uma atitude que exige determinação e disciplina. 

Sempre ouvi dizer que tempo é dinheiro por isso, pare de dizer “não tenho tempo” e tome a tal atitude que a vai fazer ganhar tempo.

A desmotivação, o cansaço físico e mental, são também inimigos da organização. Quer que a sua vida continue um caos? Pense bem, as vantagens da organização são tantas que é impossível cedermos ao desânimo e cansaço. Por isso pouco a pouco prepare-se psicologicamente, liberte a mente e vá em frente, comece, a sua vida vai mudar para melhor. Já viu a quantidade de energias positivas e ânimo que a organização trás para a sua vida?

O adiamento, “amanhã eu faço” o adiamento constante é um grande inimigo da organização. Se não consegue arranjar um motivo plausível para o adiamento, tome medidas porque alguma coisa está errada. Se não consegue cumprir os objectivos que traça diariamente é porque estes objectivos não existem na realidade, são objectivos que só existem na mente mas que não saem disso. É necessário efectivá-los para não nos sentirmos decepcionados nem decepcionarmos os outros, trazendo problemas pessoais, familiares e profissionais, por isso, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje (ditado popular muito certo!)

Tralha, não me vou adiantar sobre este assunto, porque este foi objecto de um post muito recente, ver post:  As Vantagens de Acabar com a Tralha

O perfeccionismo, o perfeccionismo levado ao exagero, será também um inimigo da organização, porque leva a perda de tempo. Para um perfecionista, nada está bem, achando sempre que poderia fazer melhor e melhor. É completamente impossível alguém fazer tudo na perfeição, por isso aprenda com os seus erros, errar é humano e não use a organização para atingir a perfeição.

O descalabro financeiro, se não for organizado financeiramente, este é um problema sério. Comprar compulsivamente sem olhar para o amanhã. E o que provoca a falta de espaço e excessos para tudo o que compramos? Desordem total, tanto na casa como monetariamente. É importante fazer um planeamento mensal do dinheiro que entra e do que sai porque só dessa maneira conseguimos controlar as nossas despesas, ver post: Como Gerir e Organizar o Orçamento Familiar

Estes são só alguns inimigos da organização e existem muitos mais, partilhe connosco algum que ache importante realçar, nos comentários abaixo.

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário